Postado originalmente por
ekalil

Fonteles

ekalil

Fonteles

ekalil
Deixa o governo alocar os recursos pra pesquisa. Com certeza vai ser mais eficiente.
Isso se chama crise da democracia. Idealmente o governo democrático deveria pensar no povo, no público. Mas o que efetivamente ocorre com essa democracia é o assalto do poder por facções políticas unicamente interessadas em seus interesses privados.
No capitalismo é improvável que uma empresa patrocine uma pesquise científica unicamente em prol do conhecimento, mas sim em prol de um conhecimento específico: aquele que proporciona lucro.
Vc fala como se o interesse do setor privado e o interesse do povo fossem completamente diferentes, sendo que nao sao. Um dos principais fatores pra se avaliar se havera lucro (e consequentemente investir em pesquisas) eh o tamanho do mercado potencial para aquele produto.
Ou seja, eh preciso existir interesse do povo para que a pesquisa se torne viavel.
Eu considero que na forma como a sociedade está estruturada o interesse privado é, não só diferente, mas antagônico ao interesse público.
Uma das críticas feitas à esquerda é justamente de que pensamos excessivamente na questão social, até por conta de uma consequência do perverso individualismo burguês. Mas isso não quer dizer que criticamos o individualismo. Nós criticamos
esse individualismo.
Diante disso, quando vc diz que o interesse do povo deve existir para que haja uma pesquisa de caráter individual (privado, em nome do interesse privado da empresa, interesse voltado para o lucro) eu não posso concordar. Pelo menos não se eu levar em consideração uma certa questão de fundo. Para que alguém enriqueça é preciso que outra pessoa empobreça, visto que os recursos não são infinitos. Perceba, portanto, aonde está esse interesse pelo povo que vc cita, um interesse perverso, individualista e egoístico por claro.
Nao entendi mto bem o que vc quis dizer. Pq esse interesse eh perverso?
Digamos que o povo queira parar de brochar. A industria farmaceutica cria um remedinho que te deixa de pau duro. Em troca disso, ela tem algum lucro, eh claro. O povo fica de pau duro e feliz. O cara que criou o remedinho fica rico.
O que tem de errado nessa historia?