Postado originalmente por
Alvinho

Postado originalmente por
DiegoSestito
Eu concordo que o problema seja a eficiência, essa tinha sido minha conclusão, principalmente por causa da burocracia.
Eu só não acho que o Brasil gaste muito, pelo menos nos dados que eu postei, o Brasil (24.8%) ta no grupo dos países que tem um gasto "médio". Bem longe de elefantes estatais como Dinamarca 43%, França 47% e Israel 39%.
Outro ponto é que a iniciativa privada também parece que sofre com essa falta de eficiência, porque também existem países que não gastam muito e mesmo assim são uma bosta.
E LOL, wtf Lituânia gastando 109% do PIB.
Mas você tá tentando separar duas coisas que estão totalmente ligadas. Ninguém reclama que o Estado brasileiro é ruim só porque gasta muito, as pessoas reclamam porque o Estado gasta muito e entrega pouco. As pessoas reclamam quando pagam uma porrada de imposto e mesmo assim tem que colocar o filho em escola particular, tem que ir em hospital particular, as cidades são um lixo, etc.
Não adianta analisar num vácuo, quando o povo fala que o Estado deveria gastar menos, na verdade tá falando "Pra entregar essa merda que eles entregam, eu preferia pagar menos imposto e pagar as coisas do meu próprio bolso, como já venho fazendo".