Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 1849

Lista de Usuários Marcados

Página 1849 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 84913491749179918391847184818491850185118591899194923492849 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 18.481 a 18.490 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #18481
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    É claro que é uma generalização. Me desculpe se ofendi os concurseiros empreendedores.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #18482
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Picinin, eu tb concordo que hoje os sindicatos são instrumentos arcaicos para proteção do trabalhador (foi muito bom no passado, mas hoje é pura máfia, quem já entrou em contato com sindicato sabe).

    Hoje, todo mundo é a favor da flexibilização das leis trabalhistas, mas ngm sabe como mexer nesse vespeiro. Cada doutrinador e estudioso tem uma posição uma mais diferente da outra. Afim de tentarmos elevar um pouquinho o debate e não ficar nesse blá blá que todo mundo conhece do ekalil, o que você propõe a ser feito com a nossa justiça do trabalho? o que vc tem lido sobre o assunto? Quais estudiosos e teses vc tem entrado em contato?Fale um pouquinho mais sobre suas ideias sobre flexibilização.

    O tópico agradece.
    Minha crítica ao sindicalismo é mais direcionada ao nosso modelo sindical. A unicidade sindical e a contribuição compulsória tiram muito da autonomia dos sindicatos, e geram esse peleguismo que nós conhecemos. Esse modelo de entidades paraestatais (não só os sindicatos, mas também o sistema S), além de onerar desnecessariamente o trabalho, é um paraíso para a corrupção. O primeiro passo, IMO, é instituir liberdade sindical de verdade. Deixar que os trabalhadores se organizem como bem entenderem e contribuam apenas se quiserem.

    Isso facilitaria também a criação de um órgão de mediação administrativa de conflitos laborais. Pra mim é muito mais lógico que a conciliação aconteça numa fase pré-judicial, com a participação dos órgãos de representação patronal, dos trabalhadores e do governo. Não vejo sentido movimentar toda a estrutura judicial, que é cara, pra juiz ficar forçando conciliação. Também não vejo a menor necessidade de ter uma justiça especializada. Varas especializadas seriam mais do que suficientes, IMO. Além disso, eu acho que juízes que trabalham com todas as áreas do direito, e não só com trabalhista, dariam uma bela arejada na visão dos tribunais sobre o tema. É aquela velha história de que quem só convive com quem pensa igual tende a radicalizar suas posições.

    Como a JT é pior pro ambiente de negócio do que as leis trabalhistas em si, eu acho que essas mudanças já teriam um efeito muito benéfico.

    De resto, eu acho que precisa de alguns ajustes pontuais. Eu não vejo muito sentido em algumas proteções redundantes como FGTS e seguro desemprego. Especialmente quando os recursos do FGTS são extremamente malversados. Se tirar contribuição pro sistema S e FGTS, já dá uma boa desonerada na folha de trabalho. Não vejo sentido nesse pânico antiterceirização (os argumentos da galera de esquerda me parecem completamente deslocados no tempo), na rigidez no controle de jornadas de trabalho, e outros anacronismos ainda presentes na CLT.
    RRiccio, Alvinho, Cão and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #18483
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    É claro que é uma generalização. Me desculpe se ofendi os concurseiros empreendedores.
    Quem se ofendeu não entendeu o teor do que você falou. Nosso estado incentiva de fato que quem é bom vá pra burocracia.

    O empreendedor brasileiro em geral é um herdeiro que tem a situação financeira garantida mesmo se tudo der errado, ou o cara fodido que não tem outra opção.

    Você dificilmente acha um cara de classe média baixa inteligente e capaz que decide virar empreendedor.

    Isso acontece porque a gente vive num país que não dá pra fazer nada sem capital próprio. As pouquíssimas exceções estão na internet, que é onde o custo de entrada é baixíssimo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #18484
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    E outra que em muitos concurso e o cara escolhe aquilo porque realmente ama a função, não porque não quer correr risco e nem tampouco por falta de capacidade/criatividade de desenvolver algo novo.
    Mas esse é um ponto de crítica plausível.

    Em primeiro lugar te afirmo: 90% dos concurseiros quer estabilidade com bom salário. Vocação é minoria. Suas duas exceções à regra são exceções.

    Em segundo, mesmo que não fossem exceções, o fato do cara mesmo gostando de ser empreendedor ir pra burocracia só mostra o incentivo errado vindo do Estado. Empreender é tão difícil que é mais fácil garantir um cargo e deixar o empreendedorismo como algo subsidiário.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #18485
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Picinin, eu tb concordo que hoje os sindicatos são instrumentos arcaicos para proteção do trabalhador (foi muito bom no passado, mas hoje é pura máfia, quem já entrou em contato com sindicato sabe).

    Hoje, todo mundo é a favor da flexibilização das leis trabalhistas, mas ngm sabe como mexer nesse vespeiro. Cada doutrinador e estudioso tem uma posição uma mais diferente da outra. Afim de tentarmos elevar um pouquinho o debate e não ficar nesse blá blá que todo mundo conhece do ekalil, o que você propõe a ser feito com a nossa justiça do trabalho? o que vc tem lido sobre o assunto? Quais estudiosos e teses vc tem entrado em contato?Fale um pouquinho mais sobre suas ideias sobre flexibilização.

    O tópico agradece.
    Existem dois lados aí. Os liberais que querem acabar com a CLT e deixar o mercado se regular (me incluo aqui) e os “defensores dos trabalhadores” que são contra, pois acreditam que o resultado será prejudicial aos trabalhadores, mas existe um meio termo aí que só elimina o governo e os sindicatos do processo trazendo o benefício diretamente para os trabalhadores. Vou fazer uma conta de padeiro abaixo, só para demonstrar:

    Salário mensal do trabalhador: R$ 1.500,00
    Trabalha 11 meses, fica um de férias, recebe 11 meses + 1 de férias + 1/3 + 13º Terceiro.
    13,33 x R$ 1.500,00 = R$ 20.000,00
    INSS descontado do empregado 9% -> R$ 1.800,00
    INSS pago pela empresa 20% -> R$ 4.000,00
    FGTS 8% -> R$ 1.600,00
    40% de multa sobre o FGTS -> R$ 640,00
    Total = R$ 28.040,00

    Você pode dividir esse valor por 12 meses (R$ 2.336,67) e pagar quando o trabalhador estiver de férias, ou dividir por 11 (R$ 2.549,09) e não pagar o mês de férias. Eu prefiro essa segunda opção, por ser mais transparente e permitir a opção do funcionário trabalhar ao invés de tirar férias, caso seja de sua escolha.

    A conta está bem por cima, até pq existem mais impostos como a contribuição sindical (que é um absurdo) entre diversos outros que devemos considerar caso a caso.

    Todo esse imposto citado tem como objetivo voltar para o trabalhador, então pq já não repassar diretamente? Pq o governo não acaba com a CLT e reajusta todos os salários (incluindo os índices como o mínimo e os pisos das categorias) com base em um cálculo como esse? A resposta é muito simples, o modelo atual é benéfico exclusivamente para o governo, ele recebe um percentual absurdo de INSS pago pelo empreendedor e pelo empregado e usa esse dinheiro para pagar a geração anterior pois ele não soube administrar o dinheiro arrecadado no passado, assim como essa geração está pagando valores absurdos e provavelmente não irá receber nada próximo do justo. Assim como ele guarda o FGTS para o trabalhador, mas reajusta com uma taxa ridiculamente baixa de 3% a.a.

    Essa é uma mudança boa para o trabalhador pois vai receber o valor do seu trabalho em tempo real sem intermediários e sem ficar com o dinheiro parado. Será bom para o empregador que já paga todos esses impostos e vai conseguir reduzir muito em burocracia, em departamentos de controladoria de custos, em contabilidade que não precisará ficar calculando diversas guias mensalmente, no financeiro que não terá que fazer diversos pagamentos, em software, etc.
    RRiccio, lagostinha, Cão and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #18486
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Picinin, eu tb concordo que hoje os sindicatos são instrumentos arcaicos para proteção do trabalhador (foi muito bom no passado, mas hoje é pura máfia, quem já entrou em contato com sindicato sabe).

    Hoje, todo mundo é a favor da flexibilização das leis trabalhistas, mas ngm sabe como mexer nesse vespeiro. Cada doutrinador e estudioso tem uma posição uma mais diferente da outra. Afim de tentarmos elevar um pouquinho o debate e não ficar nesse blá blá que todo mundo conhece do ekalil, o que você propõe a ser feito com a nossa justiça do trabalho? o que vc tem lido sobre o assunto? Quais estudiosos e teses vc tem entrado em contato?Fale um pouquinho mais sobre suas ideias sobre flexibilização.

    O tópico agradece.
    Existem dois lados aí. Os liberais que querem acabar com a CLT e deixar o mercado se regular (me incluo aqui) e os “defensores dos trabalhadores” que são contra, pois acreditam que o resultado será prejudicial aos trabalhadores, mas existe um meio termo aí que só elimina o governo e os sindicatos do processo trazendo o benefício diretamente para os trabalhadores. Vou fazer uma conta de padeiro abaixo, só para demonstrar:

    Salário mensal do trabalhador: R$ 1.500,00
    Trabalha 11 meses, fica um de férias, recebe 11 meses + 1 de férias + 1/3 + 13º Terceiro.
    13,33 x R$ 1.500,00 = R$ 20.000,00
    INSS descontado do empregado 9% -> R$ 1.800,00
    INSS pago pela empresa 20% -> R$ 4.000,00
    FGTS 8% -> R$ 1.600,00
    40% de multa sobre o FGTS -> R$ 640,00
    Total = R$ 28.040,00

    Você pode dividir esse valor por 12 meses (R$ 2.336,67) e pagar quando o trabalhador estiver de férias, ou dividir por 11 (R$ 2.549,09) e não pagar o mês de férias. Eu prefiro essa segunda opção, por ser mais transparente e permitir a opção do funcionário trabalhar ao invés de tirar férias, caso seja de sua escolha.

    A conta está bem por cima, até pq existem mais impostos como a contribuição sindical (que é um absurdo) entre diversos outros que devemos considerar caso a caso.

    Todo esse imposto citado tem como objetivo voltar para o trabalhador, então pq já não repassar diretamente? Pq o governo não acaba com a CLT e reajusta todos os salários (incluindo os índices como o mínimo e os pisos das categorias) com base em um cálculo como esse? A resposta é muito simples, o modelo atual é benéfico exclusivamente para o governo, ele recebe um percentual absurdo de INSS pago pelo empreendedor e pelo empregado e usa esse dinheiro para pagar a geração anterior pois ele não soube administrar o dinheiro arrecadado no passado, assim como essa geração está pagando valores absurdos e provavelmente não irá receber nada próximo do justo. Assim como ele guarda o FGTS para o trabalhador, mas reajusta com uma taxa ridiculamente baixa de 3% a.a.

    Essa é uma mudança boa para o trabalhador pois vai receber o valor do seu trabalho em tempo real sem intermediários e sem ficar com o dinheiro parado. Será bom para o empregador que já paga todos esses impostos e vai conseguir reduzir muito em burocracia, em departamentos de controladoria de custos, em contabilidade que não precisará ficar calculando diversas guias mensalmente, no financeiro que não terá que fazer diversos pagamentos, em software, etc.
    Colocar todos os encargos trabalhistas como pagamento direto pro trabalhador (mas ainda com a regulamentação estatal para garantir que aconteça) é a melhor solução AINEC.

    Mas a chance de isso acontecer é 0.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #18487
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Realmente faz bastante sentido isso ai @Cezar Teixeira, mas e como ficaria o custeio ?

    No caso vc mesmo especificou que a falta de administração faz com que a renda seja usada em peso pra pagar os benefícios da geração passada. Então a base de financiamento da seguridade social em geral iria despencar com tendência ao colapso, não ? Seria como pagar os benefícios diretamente mas depois na hora de requerer uma aposentadoria por tempo de contribuição por exemplo, como ficaria a situação para os trabalhadores se a antiga fonte de custeio diminuiu drasticamente ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18488
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    @DiegoSestito,

    Eu, por exemplo, não faço questão de 30 dias de férias. Nem mesmo de 20. Pra mim uns 10 dias úteis (quebrados em 5 e 5)já estaria de bom tamanho.

    Vc não acha justo que eu pudesse negociar isso diretamente com meu empregador?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #18489
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Eu não sei se o valor retido como contribuição previdenciária seria suficiente pra garantir aposentadorias/pensões, mesmo que bem administrado.

    E, se acabar com contribuição previdenciária, pode ter certeza que a maioria vai torrar o dinheiro todo na juventude e pedir esmola pro governo na velhice.
    caioct likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #18490
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @DiegoSestito,

    Eu, por exemplo, não faço questão de 30 dias de férias. Nem mesmo de 20. Pra mim uns 10 dias úteis (quebrados em 5 e 5)já estaria de bom tamanho.

    Vc não acha justo que eu pudesse negociar isso diretamente com meu empregador?
    Eu que sou autônomo acho que eu nunca tive 30 dias de férias na vida.
    caioct and Urbach like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados