Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 7

Lista de Usuários Marcados

Página 7 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #61
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por João Grandão Ver Post
    No que vc acha que ele ta deturpando o nich?
    cite exemplos, vamos aprofundar
    Nao to podendo falar muito agora, mas é a parte que eu vi no video mesmo (vontade de potencia) ... aliás, vontade de potencia é um conceito do nietzsche que tem uma forte influencia do spinoza, daí o equivoco todo ... ele erra quando diz que o conceito de spinoza sobre conatus só fala em preservacao do ser para fazer um contraponto justamente em relacao ao conceito de vontade de potencia que tem como influencia spinoza ... e vontade de potencia como dominacao que ele diz no videos tb acho exagerado ... enfim, ele nao domina tanto os autores e logicamente os deturpa
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #62
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    eu revi a parte que vc citou , preservar a pontecia faz parte, está incluido na expansão da potencia ne?eu expando e preservo e porque eu preservo então eu posso expandir mais?ou o erro foi apenas de conceito, spinoza diz um fator e nich diz outro?qual a diferença dessa linha da expansão do ego,do controle, do poder, entre nich e spinoza?a impressão que tenho por cima, não sou filosofo, é que são linhas iguais
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #63
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Eu lembrei agora do clovis falando sobre o spinoza
    -quando a potencia de vida aumenta vc se sente alegre, quando a potencia de vida diminui vc se sente triste.

    Nesse caso então, pra spinoza a potencia de vida é o efeito e pra nich a potencia de vida é a causa?
    e isso é bem interessante ne, porque no caso de spinoza o aumento da potencia de vida é algo relativo, individual, porque uma camisa x por exemplo pode alegrar uns e entristecer outros, enquanto que pra nich não teria jeito, a unica forma de aumentar a potencia de vida é se apoderar de todas as camisas

    avoei?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #64
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Só pra constar: Lí 2 livrinhos sobre Espinoza. Filosofia da liberdade, da chauí e a coleção os pensadores.
    A+

    Curti bastante mesmo, Espinosa certamente foi um dos maiores filósofos da história. Muito sick ele não ser amplamente reconhecido como tal.
    O que tirei de mais valioso foi essa parada que o Sam farha citou em uns posts atrás: identificar as paixões negativas e com consciência sobre elas, diminuí-las ou enfraquecê-las; identificar as paixões positivas e com consciência sobre elas, aumentá-las ou potencializá-las.
    Eu meio que já tinha isso em mente mas nunca tinha visto ninguém conceituar dessa forma.

    Fora diversos outros insights muito bons.
    E eu só li esses livros pq da sua existência nesse fórum, Espinosa. Então, obrigado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #65
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Falando sobre as paixões, os afetos, nessa parte eu acho que no campo pratico essa linha de spinoza está desatualizada:
    porque com toda certeza uma paixão que é positiva pra mim vai ser negativa para alguém!
    e se potencializarmos esse afeto positivo também estaremos potencializando o afeto negativo para o outro alguém e quando esse alguém for uma pessoa importante pra gente, filho, pais, parentes ou etc?

    eu acho que até certo essa linha de potencializar o que é positivo é muito valido, principalmente para pessoas que não são bem aventuradas e não tem muito amor propio, mas existe uma especie de barreira intransponivel porque as situações nas relações modernas são complexas com multi valores e multi afetos.

    e tem uma video aula do clovis onde ele cita os pontos negativos das principais linhas filosoficas, se não me engano é a video aula do pragmatismo, utilitarismo e materialismo, ele explica o que são e ao mesmo mostra o lado demeritorioso destas
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #66
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Eu não tenho mais os livros então não consigo consultá-los aqui. Mas Espinosa é metódico, tenho quase certeza que ele mesmo define quais são os afetos positivos e negativos, que vão ser invariáveis de pessoa pra pessoa.

    Acho que resumidamente e sendo bem prático, as paixões positivas são as que despertam alegrias, que fortalecem o nosso conatus, e as paixões negativas são as que despertam tristezas ou afastam alegrias, que enfraquecem o nosso conatus
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #67
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Só pra constar: Lí 2 livrinhos sobre Espinoza. Filosofia da liberdade, da chauí e a coleção os pensadores.
    A+

    Curti bastante mesmo, Espinosa certamente foi um dos maiores filósofos da história. Muito sick ele não ser amplamente reconhecido como tal.
    O que tirei de mais valioso foi essa parada que o Sam farha citou em uns posts atrás: identificar as paixões negativas e com consciência sobre elas, diminuí-las ou enfraquecê-las; identificar as paixões positivas e com consciência sobre elas, aumentá-las ou potencializá-las.
    Eu meio que já tinha isso em mente mas nunca tinha visto ninguém conceituar dessa forma.

    Fora diversos outros insights muito bons.
    E eu só li esses livros pq da sua existência nesse fórum, Espinosa. Então, obrigado.
    falou o cara que fica tacando mesa de pebolim no mar. pffff querendo se passar por intelectual
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #68
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Só pra constar: Lí 2 livrinhos sobre Espinoza. Filosofia da liberdade, da chauí e a coleção os pensadores.
    A+

    Curti bastante mesmo, Espinosa certamente foi um dos maiores filósofos da história. Muito sick ele não ser amplamente reconhecido como tal.
    O que tirei de mais valioso foi essa parada que o Sam farha citou em uns posts atrás: identificar as paixões negativas e com consciência sobre elas, diminuí-las ou enfraquecê-las; identificar as paixões positivas e com consciência sobre elas, aumentá-las ou potencializá-las.
    Eu meio que já tinha isso em mente mas nunca tinha visto ninguém conceituar dessa forma.

    Fora diversos outros insights muito bons.
    E eu só li esses livros pq da sua existência nesse fórum, Espinosa. Então, obrigado.
    falou o cara que fica tacando mesa de pebolim no mar. pffff querendo se passar por intelectual

    kkkkk, vsf cara, dá prox vez vai ser vc que vai pro mar!
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #69
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Só pra constar: Lí 2 livrinhos sobre Espinoza. Filosofia da liberdade, da chauí e a coleção os pensadores.A+Curti bastante mesmo, Espinosa certamente foi um dos maiores filósofos da história. Muito sick ele não ser amplamente reconhecido como tal.O que tirei de mais valioso foi essa parada que o Sam farha citou em uns posts atrás: identificar as paixões negativas e com consciência sobre elas, diminuí-las ou enfraquecê-las; identificar as paixões positivas e com consciência sobre elas, aumentá-las ou potencializá-las.Eu meio que já tinha isso em mente mas nunca tinha visto ninguém conceituar dessa forma.Fora diversos outros insights muito bons. E eu só li esses livros pq da sua existência nesse fórum, Espinosa. Então, obrigado.
    Massa Caofa.

    Queria só dizer de novo que Spinoza nada tem a ver com auto-ajuda.
    Ele só vai dizer pra gente buscar a alegria, pq ela é que faz a gente se realizar melhor ... quando a gente ta alegre tudo é mais fácil, inclusive pensar ...
    E a alegria é o aumento da potência do seu ser ... que sempre é singular e combina diferente com o mundo.
    Spinoza tem uma sacada fudida que é a de conectar o Homem, a Natureza e a sua NECESSIDADE.
    A maioria da filosofia pensa o Homem como algo que pode se destacar da Natureza e fugir da sua necessidade.
    Spinoza pensa o contrário: nós somos tão determinados como um leão atrás da sua caça ou uma árvore em busca de luz para sua fotossintese.
    O livre-arbítrio é uma tolice (impossível) que blasfema o corpo.
    É o corpo que pensa!
    O pensamento e os sentidos se misturam de uma forma que a gente não percebe.
    O futuro de cada um aqui está sim um pouco determinado.
    Ninguém aqui é capaz de mudar completamente, independente de tudo.
    Quanta coisa a gente faz, perdendo o nosso tempo, que se a gente fosse racionalizar veria que é fútil ou estúpido.
    Mas é assim mesmo, e vai ser assim até o fim da vida de todos nós.

    Pow, eu fico feliz que vc curtiu Spinoza e tenho descoberto por mim Caofa .
    Eu digo isso pq vc está certo, Spinoza nao é conhecido como um Kant ou até mesmo o Nietzsche.
    Até na filosofia ele é negligenciado.
    Agora poucos sabem que Spinoza influenciou Nietzsche, Freud, Einstein, Karl Marx ...

    Caofa tem uma coisa que é foda sobre Spinoza e depoe a favor da filosofia dele.
    Como vc sabe, Spinoza diz que o que toma as pessoas a ponto de cegá-las são: as riquezas, a honra e a concupiscencia.
    Todas elas não valem nada se não forem buscadas para um fim real e necessário que aumente a sua potencia.
    Spinoza na época dele nunca buscou riqueza alguma que ele não achasse necessária.
    Ele viveu a vida dele toda hospedado em quartos de casas de não familiares, pagando um aluguel modesto, mesmo sendo muito reconhecido por intelectuais e grandes governantes.
    Todo mundo oferecia uma grana preta pra ele e ele sempre recusava, dizendo que não precisava.
    O rei Luis XIV fez isso e ele negou a oferta agradecendo ao rei.
    Ele negou uma cátedra de filosofia na universidade de Heidelberg que honraria demais qualquer um.
    A irmã do Spinoza quis deserdar ele.
    Ele entrou na justica, ganhou a causa contra a irma, e mesmo assim só quis ficar com uma cama, um armario e a sua biblioteca ... ele tinha direito a uma heranca muito maior.
    Ele ganhava um dinheiro para polir lentes e isso o satisfazia sem dar a ele nenhuma insegurança.
    Tem até uma história que ele andava com roupas um pouco mal cuidadas huahuahua ...
    Ele polia lentes e respirava o pó dessas lentes.
    Daí contraiu uma doenca pulmonar cronica por um bom tempo até sua morte.
    É uma pena ele não ter sacado que aquilo o fazia mal.
    Ele acabou realizando a sua eutanasia com a ajuda de seu amigo médico Lodewirj Meijer.

    Resumindo, Spinoza viveu o que escreveu na sua filosofia.
    Não é verdade que ele era uma espécie de asceta, romanciado por muitos autores.
    Ele viajava, tinha muitas relacoes com cientistas e diplomatas ...
    Ele só viveu com o que ele achava que precisava para ser feliz, sem querer dar exemplo a ser seguido ...
    Cada um tem as suas necessidades.
    O que a gente precisa saber é quais são realmente as nossas necessidades.

    "Nada estimo mais entre todas as coisas que não estão em meu poder, do que contrair uma aliança de amizade com homens que amem sinceramente a verdade."

    Baruch Spinoza
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 17-08-2014 às 15:16.
    santiago, caofa and tails_player like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #70
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por João Grandão Ver Post
    Falando sobre as paixões, os afetos, nessa parte eu acho que no campo pratico essa linha de spinoza está desatualizada:
    porque com toda certeza uma paixão que é positiva pra mim vai ser negativa para alguém!
    e se potencializarmos esse afeto positivo também estaremos potencializando o afeto negativo para o outro alguém e quando esse alguém for uma pessoa importante pra gente, filho, pais, parentes ou etc?

    eu acho que até certo essa linha de potencializar o que é positivo é muito valido, principalmente para pessoas que não são bem aventuradas e não tem muito amor propio, mas existe uma especie de barreira intransponivel porque as situações nas relações modernas são complexas com multi valores e multi afetos.

    e tem uma video aula do clovis onde ele cita os pontos negativos das principais linhas filosoficas, se não me engano é a video aula do pragmatismo, utilitarismo e materialismo, ele explica o que são e ao mesmo mostra o lado demeritorioso destas
    As paixões alegres, ou tristes, são universais.
    O que produz as paixões alegres, ou tristes, é que é singular.
    Vai depender de cada um e como cada um combina com as relações do mundo.
    Você está misturando as relações singulares que cada um tem com o mundo com essas paixões, identificando com elas.
    Spinoza é o filósofo mor da singularidade, acredite!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 7 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados