Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 6

Lista de Usuários Marcados

Página 6 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 45678 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 60 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #51
    Chip Leader Avatar de nikleonel
    Data de Ingresso
    25/09/10
    Localização
    Salvador
    Posts
    1.627
    Muito obrigado por ter compartilhado esses videos Sam Farha, assisti o primeiro um tempao atras e fui pra outra dimensao hahaha, ai com o passar do tempo eu comecei a entender e enxergar os fatos no meu dia-a-dia, e ai hoje de madrugada acordei e "me mandei" voltar a assistir os videos. Muito bom o professor Amauri, reassisti o primeiro hoje de manha e acredito que acompanhei o raciocinio em 95% do tempo, comecei a chegar no 3o conhecimento me perdi um pouco, dei uma pausa pra almocar aqui e mais tarde vou voltar o segundo video do inicio. mas ja to imaginando o final da historia D decente eh a relacao de Spinoza com a mecanica quantica. Um cara chegar nesse nivel na epoca dele eh muita divindade
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #52
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por nikleonel Ver Post
    Muito obrigado por ter compartilhado esses videos Sam Farha, assisti o primeiro um tempao atras e fui pra outra dimensao hahaha, ai com o passar do tempo eu comecei a entender e enxergar os fatos no meu dia-a-dia, e ai hoje de madrugada acordei e "me mandei" voltar a assistir os videos. Muito bom o professor Amauri, reassisti o primeiro hoje de manha e acredito que acompanhei o raciocinio em 95% do tempo, comecei a chegar no 3o conhecimento me perdi um pouco, dei uma pausa pra almocar aqui e mais tarde vou voltar o segundo video do inicio. mas ja to imaginando o final da historia D decente eh a relacao de Spinoza com a mecanica quantica. Um cara chegar nesse nivel na epoca dele eh muita divindade
    Massa velho!
    Só vi agora o seu post.
    É foda pq é denso, trata-se de metafísica, aí você precisa manter atenção no significado dos conceitos e as suas relações.
    Via de regra, dá pra resumir assim: Spinoza está tentando explicar radicalmente o que somos e o que podemos fazer para melhor nos realizarmos.
    Atenção: nada a ver com auto-ajuda.
    Não existe uma regra para todos , senão se conhecer melhor e buscar aquilo que lhe faz bem e tentar se afastar do que lhe faz mal.

    Na nossa vida cotidiana o que te faz bem ou mal você só conhece parcialmente (você sente ou imagina, mas dificilmente vai racionalizar ou buscar a causa real e verdadeira).
    Na vida cotidiana as paixões são mais fortes que a razão.
    É assim que é a vida.
    Essa foi a grande sacada do Spinoza!

    A maioria das pessoas acham que a vida delas é governada quase 100% pela sua razão, e não é.
    Basta você tentar refletir um pouco em você e no seu redor.
    Basta ler um livro de história ou o jornal de hoje.

    Spinoza não prega uma vida 100% racional, pq isso é impossível.
    Spinoza quer tentar ser o mais livre possível.
    Pra ser o mais livre possível você pode, racionalizando a sua realidade, descobrir pq realmente alguma coisa de faz bem ou mal e aí ser menos escravo das paixões.
    Mas nunca é possível se libertar delas.
    As paixões são dinâmicas demais e compões tanto a nossa realidadade como a nossa natureza.
    Por isso Spinoza vai dizer que devemos tentar ir em buscar das boas paixões: aquelas que nos fazem aumentar a nossa potência de existir e agir.

    O sábio não é aquele que foge das paixões.
    Quem diz ser indiferente as paixões é um tolo.
    O sábio é aquele que consciente do turbilhão de paixões que estamos reféns, busca sempre as paixões alegres e tenta saber a causa das paixões tristes que sempre vão aparecendo até a nossa morte.

    Esse vídeo é novo.



    Edit:

    Ah!
    E Spinoza não tem nada a ver com mecanica quantica.
    Ele ta mais para física relativística do Einstein.
    A mecanica quantica pressupoe o caos.
    Para Spinoza, caos é apenas a ignorancia da ordem do Real!
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 16-08-2014 às 03:22.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #53
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    To empolgado haha.

    Vou dar mais um exemplo simples da nossa vida cotidiana.
    O desejo por vingança, por exemplo.
    É o sentimento mais burro e o mais comum que existe nos homens.
    Ou seja: é natural, é difícil fugir dele, está aí no nosso cotidiano, a gente não racionaliza esse sentimento e é tomado por ele se sentindo livre, mas não é .

    Vingança é burrice e pode te matar.
    Quando alguém te faz mal, você só precisa saber realmente pq aquilo te fez mal, tentar evitar ou tentar acabar com esse mal se ele estiver próximo e inevitável.
    O vingativo não pensa assim e a maioria de nós é vingativa.
    Você muito provavelmente vai querer vingar algo e isso é natural.
    O que Spinoza diz é que a gente pode refletir mais nesses spots, mas nunca vai fugir deles.
    Tente refletir quando puder perceber e seja feliz!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #54
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Tem um canal que é mais ou menos novo onde um professor fez umas videos aulas interessantes sobre obras importantes da historia da filosofia.
    Vi a maioria deles e o principal ponto positivo da didatica dele é que ele dá bons exemplos atuais e práticos.

    As duas video aulas sobre nich, o crepusculo e a genealogia, é o melhor conteudo explicativo sobre o autor que vi ate hoje!
    a visão que é mostrada na genealogia é ao mesmo tempo macabra, coerente com a realidade e triste- só veja se vc tiver um coração de ferro.

    Outra aula interessante é sobre a obra o principe de maquiavel, apesar de mostrar apenas alguns axiomas, o professor ai coloca exemplos comparativos com a politica brasileira.

    Escola de Filosofia - YouTube
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #55
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Esse cara aí é muito fraco @João Grandão .

    Esse outro aqui é ótimo:

    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #56
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Vc pelo menos viu os videos do canal que postei?
    os videos do clovis eu também estou vendo e to gostando mas por exemplo, analisando de forma comparativa, o clovis não coloca muitos detalhes praticos comparativos, ele fala mas por cima, mais sobre os conceitos, e do canal que eu postei o professor lá vai mais a fundo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #57
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Por exemplo, nuns videos sobre nich o clovis fala sobre a sociedade dos bundões que ficam secando os acionarios e cita alguns exemplos por cima, e do canal que eu postei ele vai mais a fundo e cita mais exemplos, ele fala no caso o que é um ressentimento e como ele surge segundo nich, e porque esse tal ressentimento que é um afeto cristalizado pelo consiente acaba se voltando contra a propia pessoa
    e ai soma se os individuos com os ressentimentos cristalizados que se unem e usam a maioria de cabeças para atacar de forma coletiva o acionario
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #58
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por João Grandão Ver Post
    Vc pelo menos viu os videos do canal que postei?
    os videos do clovis eu também estou vendo e to gostando mas por exemplo, analisando de forma comparativa, o clovis não coloca muitos detalhes praticos comparativos, ele fala mas por cima, mais sobre os conceitos, e do canal que eu postei o professor lá vai mais a fundo
    Nem precisei assistir todo.

    Em 37:50 do vídeo sobre o Crepúsculo dos ídolos (parte 1) ele já vacila sobre Spinoza ... pode existir muitos outros vacilos dele, já que ele se propõe a falar de muitos autores difíceis e bem diferentes ...

    Em termos de didática e capacidade, eu acho que o prof. Clóvis é melhor.

    Edit:

    E sobre o Nietzsche mesmo nao ta legal ... ele ta deturpando o Nietszche e exagerando muito.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 17-08-2014 às 02:23.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #59
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Eu também acho que a capacidade do clovis é melhor mas na parte da didatica isso pode ser relativo.
    Eu acho que se o clovis for falar sobres as obras de forma mais profunda a aula será melhor mas infelizmente não tem muita aula onde o clovis tenta falar de forma mais profunda sobre os temas.

    Do erro que vc menciona, as vezes o cara se confundiu e eu acho que não podemos negativar todo um trabalho por causa de alguns errinhos ne.

    Citando mais exemplos, quando o carinha fala sobre maquiavel por exemplo, ele relaciona de forma coerente alguns axiomas da obra com algumas ações dos politicos brasileiros, como a lei da neutralidade e da proposta que o governo apresentou apos as manifestações e na minha visão o axioma da obra encaixou perfeitamente com o ato exemplificado , ao ponto de eu achar que o governo e os politicos brasileiros sempre olham o principe antes de tomar alguma decisão.

    continuando sobre a genealogia, numa parte da video aula o cara usa como exemplo de ressentimento coletivo cristalizado também a tal justiça coletiva pelas propias mãos, e ele vai falando passo a passo, colocando os fatores todos da linha do autor ate chegar ao resultado


    sacas o que quero dizer ne?!
    esse tipo de analise comparativa entre as obras e os acontecimentos da realidade atual, é um tipo de analise dificil de se achar por ai

    e tem umas aulas que eu também achei ruins, as que tem assuntos relacionados a alguma coisa sobre a biblia, eu achei irrelevantes
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #60
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    No que vc acha que ele ta deturpando o nich?
    cite exemplos, vamos aprofundar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 6 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 45678 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados