Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 295

Lista de Usuários Marcados

Página 295 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 1952452852932942952962973053453957951295 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.941 a 2.950 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #2941
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16

    Re: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

    Citação Postado originalmente por Cão Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    @<a href="http://www.maisev.com/forum/member.php?u=1068" target="_blank">JoseIrineu</a> a direita não escreve mais bonitinho, ela escreve basicamente aquilo que o sujeito com pouco conhecimento da área quer ouvir, aquilo que é "natural"... é criada uma naturalidade em algumas coisas que estão longe de serem "naturais"... (sempre tendo em mente que a manutenção do status quo é fundamental para eles)
    <br>
    <br>
    Eu sinceramente nao entendo isso. O povo nao teria uma tendencia de ouvir mais a esquerda que "se preocupa mais" com ele?
    <br>
    o discurso do individualismo é muito mais forte né ekalil, o individualismo é muito mais disseminado do que o coletivismo, mesmo em temas "coletivos" como o meio ambiente o sujeito é incentivado a fazer a diferença/a parte dele... A ideologia liberal esta muita mais no dia a dia da sociedade capitalista do que no "discurso político", como eu disse o discurso político é naturalizado nesse dia a dia... Por isso que quando a coisa aperta o sujeito põe a culpa no vizinho africano dele (como vem acontecendo na Europa), o alvo aparenta ser mais palpável prq é até onde ele consegue ver com o pouco conhecimento que ele tem a culpa é do imigrante e ponto...
    <br>
    <br>
    E vc acha que eh assim pq o ser humano eh assim ou pq a maioria das pessoas esta na "matrix"?
    <br>
    <br>
    É óbvio que o individualismo é incutido nas pessoas pelo modo de produção capitalista, né ekalil. O homem não é naturalmente individualista nem naturalmente coletivista, ele é influenciado pelo modo de produção da sociedade em que está inserido.<br>

    Já existiram e ainda existem sociedades humanas que não são pautadas pelo individualismo e sim pela solidariedade e a colaboração. O modo de produção é uma escolha política de cada sociedade.
    até que um belo dia aqueles que se esforçavam mais e eram mais solidários começaram a ficar putos com os mais vagabundos que nao ajudavam. Nasce assim a meritocracia.
    Parabens capitalismo por fazer parte da evolução na sociedade, hahaha
    Mito
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2942
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Pra ser sincero eu to pra ver uma FAMILIA que eh pautada pela solidariedade e a colaboração.
    um marxista diria que uma familia é pautada pelo DINHEIRO, tal qual todas as relações sociais,

    já era minha seriedade hoje hahahaha
    Entao, mas ai fica bem dificil analisar. Com esse pensamento, nao adianta observar nada que temos ai, ja que tudo esta contaminado pelo capitalismo, dinheiro, whatever.

    Dessa forma, pensar num eventual novo sistema economico, contando com caracteristicas humanas que nao sao as que observamos por ai, passa a ser mais uma questao de fe do que de qualquer outra coisa.
    Po mas se você mesmo usou o termo contaminado, em um sistema sem contaminação essas características não seriam um problema.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2943
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post


    Eu disse que em âmbito social o individualismo não é natural, ele é incentivado pelo modo de produção.

    Sobre a família monogâmica ser decorrência da propriedade privada eu "tirei" de "A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" de Engels. Até onde sei, a tese dele sobre essa questão é bastante aceita.
    E em qual âmbito ele é natural? Só no das ideias? Se ele é instintivo, é bem óbvio que ele vai ser externalizar no âmbito social.
    Cara, quando eu falo sobre o âmbito social eu me refiro à predominância do individualismo ou do coletivismo. Na sociedade capitalista existe grande predominância do individualismo, justamente pela proteção que se confere à propriedade privada.

    Já se você for pra uma tribo indígena verá existe grande predomínio do coletivismo, por faltar o que existe na sociedade capitalista (a propriedade privada). O fato de um indiozinho "roubar" o brinquedo do outro e levá-lo para sua oca não é capaz de invalidar a cultura predominante de coletivismo que existe naquela sociedade, da mesma forma como seria estupidez dizer que a sociedade capitalista é pautada pela solidariedade porque existem programas sociais dirigidos às classes mais pobres. Reduzir a discussão a esse tipo de miudeza é infantil.

    Historicamente, a predominância do individualismo sobre as sociedades humanas é posterior ao surgimento da propriedade privada, o que já prova que essa predominância não é natural, ela é resultado de uma escolha política.

    Nos Estados Unidos mesmo existem comunidades agrícolas que decidiram abolir a propriedade privada nas suas relações internas e vivem em regime de solidariedade. Nelas, por uma decisão política de seus membros, predomina o coletivismo. E esse coletivismo, para as gerações vindouras da comunidade, certamente será o natural e o individualismo a exceção.
    Eu não discordo que existem modelos de sociedade mais coletivistas e mais individualistas. Só que eu não estou discutindo sobre modelos, eu tô discutindo sobre o ser humano.
    Mas pra você o ser humano é fucked up selfish arrogant bastard?

    Mesmo em uma situação onde não há escassez?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2944
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2945
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post


    Eu disse que em âmbito social o individualismo não é natural, ele é incentivado pelo modo de produção.

    Sobre a família monogâmica ser decorrência da propriedade privada eu "tirei" de "A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" de Engels. Até onde sei, a tese dele sobre essa questão é bastante aceita.
    E em qual âmbito ele é natural? Só no das ideias? Se ele é instintivo, é bem óbvio que ele vai ser externalizar no âmbito social.
    Cara, quando eu falo sobre o âmbito social eu me refiro à predominância do individualismo ou do coletivismo. Na sociedade capitalista existe grande predominância do individualismo, justamente pela proteção que se confere à propriedade privada.

    Já se você for pra uma tribo indígena verá existe grande predomínio do coletivismo, por faltar o que existe na sociedade capitalista (a propriedade privada). O fato de um indiozinho "roubar" o brinquedo do outro e levá-lo para sua oca não é capaz de invalidar a cultura predominante de coletivismo que existe naquela sociedade, da mesma forma como seria estupidez dizer que a sociedade capitalista é pautada pela solidariedade porque existem programas sociais dirigidos às classes mais pobres. Reduzir a discussão a esse tipo de miudeza é infantil.

    Historicamente, a predominância do individualismo sobre as sociedades humanas é posterior ao surgimento da propriedade privada, o que já prova que essa predominância não é natural, ela é resultado de uma escolha política.

    Nos Estados Unidos mesmo existem comunidades agrícolas que decidiram abolir a propriedade privada nas suas relações internas e vivem em regime de solidariedade. Nelas, por uma decisão política de seus membros, predomina o coletivismo. E esse coletivismo, para as gerações vindouras da comunidade, certamente será o natural e o individualismo a exceção.
    Eu não discordo que existem modelos de sociedade mais coletivistas e mais individualistas. Só que eu não estou discutindo sobre modelos, eu tô discutindo sobre o ser humano.
    Mas pra você o ser humano é fucked up selfish arrogant bastard?

    Mesmo em uma situação onde não há escassez?
    O mundo é cruel. Considerando que somos animais e, portanto, parte da natureza, nós somos até bem bonzinhos. Mas continuamos a ser animais, programados pra competir e sobreviver antes de tudo. Mesmo que muita gente se recuse a ver que a realidade não é tão bonitinha

    Edit: escassez é relativa, nunca houve tanta abundância de bens, mas nós continuamos achando pouco
    Última edição por Picinin; 07-08-2013 às 10:51.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2946
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    As duas empresas que trabalhei no top12....hahaha
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2947
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    Edit: escassez é relativa, nunca houve tanta abundância de bens, mas nós continuamos achando pouco
    This. A economia parte do pressuposto que os recursos sao escassos. Ate pq, por recursos, nao estamos falando apenas de alimentos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2948
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Pra ser sincero eu to pra ver uma FAMILIA que eh pautada pela solidariedade e a colaboração.
    um marxista diria que uma familia é pautada pelo DINHEIRO, tal qual todas as relações sociais,

    já era minha seriedade hoje hahahaha
    Entao, mas ai fica bem dificil analisar. Com esse pensamento, nao adianta observar nada que temos ai, ja que tudo esta contaminado pelo capitalismo, dinheiro, whatever.

    Dessa forma, pensar num eventual novo sistema economico, contando com caracteristicas humanas que nao sao as que observamos por ai, passa a ser mais uma questao de fe do que de qualquer outra coisa.
    Po mas se você mesmo usou o termo contaminado, em um sistema sem contaminação essas características não seriam um problema.
    Sim, mas o que to falando eh que se assumir de cara que estamos contaminados, nada mais vale. Ai a discussao fica bem improdutiva. Vc fala que X seria possivel, eu acho que nao, ai vc diz que nao eh possivel atualmente, pq o mundo esta contaminado, mas seria possivel num mundo diferente, nao contaminado.

    So que ai pra mim fica abstracao demais e vai mais pro campo da fe do que da logica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2949
    Expert Avatar de Fion
    Data de Ingresso
    19/05/11
    Posts
    2.922
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post

    Edit: escassez é relativa, nunca houve tanta abundância de bens, mas nós continuamos achando pouco
    This. A economia parte do pressuposto que os recursos sao escassos. Ate pq, por recursos, nao estamos falando apenas de alimentos.
    O direito também parte. Toda a "lógica-explicativa" da existência do contecioso judicial civil encontra fundamento na falta de abundância de bens, em direito muitas vezes referenciado como "bem da vida".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2950
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    vcs tão passando por um ponto bom (vou fugir do assunto natureza humana)...

    hoje não existe escassez (como o picinin msm disse), nunca tivemos esse nível de produção e a preços tão baixos, o capitalismo e a tecnologia mataram a escassez (fato), porém ao mesmo tempo rola uma "escassez criada" em que parte do mundo não tem acesso a esses recursos

    é sempre dialético, capitalismo maravilhoso x capitalismo horroroso
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados