Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 294

Lista de Usuários Marcados

Página 294 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 1942442842922932942952963043443947941294 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.931 a 2.940 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #2931
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    picinin não é pq alguns animais serem monogâmicos q nós somos.
    tem muito animal q faz sexo só pra se reproduzir e nem por isso nós só fazemos sexo só pra reproduzir.
    Claro que não, eu só achei engraçado nego querer atribuir definitivamente uma causa social à monogamia, sendo que ela pode ser observada também em animais não sociais, o que indica a existência de causas biológico-evolutivas pro fenÔmeno. Aliás, na própria biologia há discussão sobre as causas da monogamia (escassez de fêmeas, prevenção do infanticídio),,mas o Peba cravou que a razão é econômica/social.
    Floyd and Andre Castro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2932
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    mas o Peba cravou que a razão é econômica/social.
    LOL@o peba cravou.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2933
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post


    Eu disse que em âmbito social o individualismo não é natural, ele é incentivado pelo modo de produção.

    Sobre a família monogâmica ser decorrência da propriedade privada eu "tirei" de "A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" de Engels. Até onde sei, a tese dele sobre essa questão é bastante aceita.
    E em qual âmbito ele é natural? Só no das ideias? Se ele é instintivo, é bem óbvio que ele vai ser externalizar no âmbito social.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2934
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    mas o Peba cravou que a razão é econômica/social.
    LOL@o peba cravou.
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    A título de exemplo, a família monogâmica surgiu como consequência da propriedade privada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2935
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post


    Eu disse que em âmbito social o individualismo não é natural, ele é incentivado pelo modo de produção.

    Sobre a família monogâmica ser decorrência da propriedade privada eu "tirei" de "A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" de Engels. Até onde sei, a tese dele sobre essa questão é bastante aceita.
    E em qual âmbito ele é natural? Só no das ideias? Se ele é instintivo, é bem óbvio que ele vai ser externalizar no âmbito social.
    Cara, quando eu falo sobre o âmbito social eu me refiro à predominância do individualismo ou do coletivismo. Na sociedade capitalista existe grande predominância do individualismo, justamente pela proteção que se confere à propriedade privada.

    Já se você for pra uma tribo indígena verá existe grande predomínio do coletivismo, por faltar o que existe na sociedade capitalista (a propriedade privada). O fato de um indiozinho "roubar" o brinquedo do outro e levá-lo para sua oca não é capaz de invalidar a cultura predominante de coletivismo que existe naquela sociedade, da mesma forma como seria estupidez dizer que a sociedade capitalista é pautada pela solidariedade porque existem programas sociais dirigidos às classes mais pobres. Reduzir a discussão a esse tipo de miudeza é infantil.

    Historicamente, a predominância do individualismo sobre as sociedades humanas é posterior ao surgimento da propriedade privada, o que já prova que essa predominância não é natural, ela é resultado de uma escolha política.

    Nos Estados Unidos mesmo existem comunidades agrícolas que decidiram abolir a propriedade privada nas suas relações internas e vivem em regime de solidariedade. Nelas, por uma decisão política de seus membros, predomina o coletivismo. E esse coletivismo, para as gerações vindouras da comunidade, certamente será o natural e o individualismo a exceção.
    Última edição por PebaVermelho; 06-08-2013 às 18:03.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2936
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    mas o Peba cravou que a razão é econômica/social.
    LOL@o peba cravou.
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    A título de exemplo, a família monogâmica surgiu como consequência da propriedade privada.
    Não fui eu que cravei, foi um tio meu: Friedrich Engels.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2937
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post


    Eu disse que em âmbito social o individualismo não é natural, ele é incentivado pelo modo de produção.

    Sobre a família monogâmica ser decorrência da propriedade privada eu "tirei" de "A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" de Engels. Até onde sei, a tese dele sobre essa questão é bastante aceita.
    E em qual âmbito ele é natural? Só no das ideias? Se ele é instintivo, é bem óbvio que ele vai ser externalizar no âmbito social.
    Cara, quando eu falo sobre o âmbito social eu me refiro à predominância do individualismo ou do coletivismo. Na sociedade capitalista existe grande predominância do individualismo, justamente pela proteção que se confere à propriedade privada.

    Já se você for pra uma tribo indígena verá existe grande predomínio do coletivismo, por faltar o que existe na sociedade capitalista (a propriedade privada). O fato de um indiozinho "roubar" o brinquedo do outro e levá-lo para sua oca não é capaz de invalidar a cultura predominante de coletivismo que existe naquela sociedade, da mesma forma como seria estupidez dizer que a sociedade capitalista é pautada pela solidariedade porque existem programas sociais dirigidos às classes mais pobres. Reduzir a discussão a esse tipo de miudeza é infantil.

    Historicamente, a predominância do individualismo sobre as sociedades humanas é posterior ao surgimento da propriedade privada, o que já prova que essa predominância não é natural, ela é resultado de uma escolha política.

    Nos Estados Unidos mesmo existem comunidades agrícolas que decidiram abolir a propriedade privada nas suas relações internas e vivem em regime de solidariedade. Nelas, por uma decisão política de seus membros, predomina o coletivismo. E esse coletivismo, para as gerações vindouras da comunidade, certamente será o natural e o individualismo a exceção.
    Eu não discordo que existem modelos de sociedade mais coletivistas e mais individualistas. Só que eu não estou discutindo sobre modelos, eu tô discutindo sobre o ser humano.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2938
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Mas eu tratei do ser humano mesmo e citei como exemplo as sociedades que não conheceram a propriedade privada. Nessas sociedades o natural era o coletivismo e o individualismo a exceção.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2939
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Mas eu tratei do ser humano mesmo e citei como exemplo as sociedades que não conheceram a propriedade privada. Nessas sociedades o natural era o coletivismo e o individualismo a exceção.
    Ate descobrirem o individualismo ou serem extintas por outra sociedade que adotou o individualismo.
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2940
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16

    Re: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    O sectarismo tá em toda a academia, que é dominada pela esquerda...

    E se você acha as comparações impossíveis, a discussão não tem muito sentido. Pra mim, não só é possível como as diferenças são evidentes. BTW, eu não tô falando especificamente de economia, ou de jornalismo. Tô falando de qualquer área.
    pera lá, tenho que discordar que a academia é dominada pela esquerda, isso é papo de jornalista que nunca pisou dentro de uma universidade, movimento estudantil é uma coisa e a academia é outra... não é porque os diretórios acadêmicos são de esquerda que a academia (consequentemente produção científica - o que importa) é de esquerda...

    onde entra as FEAs, PUCs, FGVs da vida?
    Lembrando que essas faculdades produzem com maior relevância no cenário nacional que as faculdades de "esquerda"... E esses intelectuais são tão sectaristas quanto um intelectual da FFLECH,

    Ai vc ta caindo no senso comum midiático que eu citei lá pra trás, qual é a representatividade da FFLECH dentro da USP? tu vai dizer que a USP é de esquerda? E do IFCH na UNICAMP? Meia dúzia de comuna (que mal produz academicamente) faz barulho e a academia é dominada pela esquerda, essa é a "grande e complexa" análise que fazem por ai.

    Também é preciso lembrar que as áreas "dominadas" pelo "pensamento de esquerda" no país são massacradas pelas exatas, pela economia, administração, (talvez direito) e etc. Setores da academia em que o pensamento de "direita" tem maior representatividade... E pouco importa se você teve um, dois ou três professores marxistas durante sua graduação.

    Essas áreas como filosofia, ciências sociais, historia e geográfica são motivo de chacota nas universidades e são bem pouco consideradas pela academia mais tradicional, muita gente dentro da academia usa frases como: "filosofia não serve pra nada, eu que sou doutor em engenharia construo robôs, pontes"; pra citar o marx mais uma vez lembro que pra ortodoxia economica o materialismo (metodologia) não é considerado ciência e assim por diante, quer sectarismo maior que esse?
    Quantos likes esse drake merece?

    Esse desprezo por humanas já foi várias vezes reforçado aqui pelo picinin.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados