Postado originalmente por
Fonteles
Cara, então não defenda um modelo que vc não conhece.
Porra, Fonteles, vai se fuder, ne? Vai dar uma de Peba agora? Eu falei que nao sou profundo conhecedor e vc manda eu nao defender algo que nao conheco? Eu quis dizer que nunca escrevi um paper sobre isso, nunca perquisei a respeito. Meu conhecimento limita-se ao que aprendi na faculdade e ao que leio solto aqui e ali
Eu gostaria de ler as fontes que concluem que o neoliberalismo é bom para a maioria, e não para o 1%. Pq na boa, vc apenas tergiversou as conclusões da ONU, alegando a existência de fontes que ngm sabem quais são, exemplificando com um caso dos seus conhecidos.
Nao existe estudo conclusivo em economia. Vc precisa entender isso, em primeiro lugar. Esse estudo que vc postou mostra problemas do neoliberalismo. Se vc usar o google, vai achar dezenas de artigos falando sobre pros e contras, como qualquer outra forma de politica economica. Eu nao sou comunista, mas concordo que o comunismo tem beneficios. O que ha de errado nisso?
O que nao rola eh ficar rotulando determinada politica economica como "do mal", como normalmente eh feito com o neoliberalismo. Ele tem coisas boas e ruins, como qq outra.
E eu nem queria entrar no mérito da desigualdade americana. Vai ramificar demais o debate. Mas não sou eu que concluí que a economia neoliberal promove a desigualdade. Existem 53 MILHÕES de pobres no EUA. A classe média está ficando mais pobre.E os muito ricos cada vez mais ricos. Esse será o debate principal da próxima eleição presidencial norte americana.
Eh como o Dellbono falou no outro post. O pobre americano vive uma vida otima quando comparado a "classe media" de paises mais pobres. Eh claro que eh um problema pra eles, mas eles tem diversos outros problemas, como os gastos excessivos do governo, por exemplo, que nao tem nada a ver com neoliberalismo, pelo contrario.
Ou seja, o problema eh real, nao estou negando isso, mas isso nao quer dizer que da pra pegar a cartilha do neoliberalismo e jogar no lixo.