Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2071

Lista de Usuários Marcados

Página 2071 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 107115711971202120612069207020712072207320812121217125713071 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 20.701 a 20.710 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #20701
    Chip Leader Avatar de flessak
    Data de Ingresso
    14/03/08
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    1.163
    A impressão que tenho é que o objetivo da redução da maioridade é simplesmente legalizar a sede por vingança decorrente de crimes pontuais que ocorreram e que tiveram repercussão.

    Não foi apresentado um estudo sequer sobre como a redução da maioridade refletiria uma redução da criminalidade, ou mesmo aumentaria a segurança da população. Nenhuma pesquisa de que esse seria um ponto inicial para uma melhora na política pública de segurança.

    Por outro lado, também não está em análise a capacidade de compreensão do jovem entre 16 e 18 anos. É completamente ilógico (e, na minha opinião, é este o maior argumento para a inconstitucionalidade da PEC por ferir o princípio da igualdade) considerar o jovem capaz de compreender a gravidade dos crimes estabelecidos pela PEC (e, portanto, ser punido por ele), e não ser punido por crimes cuja ofensividade seja menor! O que se institui com essa redução específica para alguns crimes é a punição pelo delito, e não pela capacidade de compreensão do ato da pessoa que o pratica. E aí, não faz sentido estabelecer limite de idade - se, para punir, o que importa é a gravidade do crime, não se deve estabelecer limite de idade para a sanção.

    O que quero dizer é que, tomando-se em conta o significado jurídico de capacidade penal, não há sentido lógico em se punir alguém por cometer um crime grave e não punir essa mesma pessoa por um crime leve.

    Além disso, não se leva em consideração as implicações que a diminuição da maioridade, ainda mais da forma incongruente em que colocada, terão no ordenamento jurídico como um todo. A licença para dirigir, por exemplo, teria que ser concedida ao jovem de 16 anos, já que o Código de Trânsito estabelece como condição para o condutor ser "penalmente imputável". Discute-se também se tipos penais previstos pelo ECA continuariam protegendo vítimas entre 16 e 18 anos, pois se esses mesmo jovens terão capacidade penal de praticar tais crimes, não poderiam mais ser objeto deles. Também deverá entrar em discussão a redução da capacidade civil, que hoje é de 18 anos.

    A forma como o tema (não) foi discutido na Câmara demonstra claramente o que a bancada conservadora (bancada da bala + bancada evangélica + rebanho do baixo clero comandado pelo pastor Eduardo Cunha) pretende vender aos seus eleitores: a aparente eficiência de um Estado de Lei e Ordem, mas que somente representa um casuísmo na legislação penal para atender ao anseio vingativo de parte da população.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #20702
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eh, infelizmente não dá pra concluir nada, que pena. Ficamos na mesma.

    Não sei pq perco tempo viu.
    Pode ter certeza que quem discute com você já pensou isso muitas vezes, hahahahaha

    Ueh cara, você acha que esses dados são pertinentes pra discussão? Você acabou de falar que não sabe direito como funciona aqui no Brasil, depois mandou dados dos EUA onde não dá pra ver as idades relevantes.
    Na vida real a gente nem sempre tem dados precisos mostrando exatamente o que a gente precisa. Essa tabela, embora use dados americanos e embora não tenha a quebra de idade exata, serve perfeitamente pra provar o que eu falei antes. Que a incidência de crimes desse tipo vai reduzindo de acordo com a idade entre os jovens.

    Aliás, nem precisava de dados oficiais, de tão óbvio.

    Vc sabe disso, mas se faz de bobo na discussão.
    Mas a discussão era "onde traçar a linha?". Você falou como se 16 tivesse muito próximo de 18, e abaixo disso já caia muito. Esses dados não servem pra mostrar isso e não acho que seja uma coisa óbvia.

    Você fica usando esses exemplos de 17 anos e 10 meses, mas isso sempre vai existir. Se diminuir pra 16 anos, vai ter o caso da pessoa com 15 anos e 10 meses.
    Tem que traçar uma linha pq facilita, mas em caso de crimes mto graves não ter que ter linha nenhuma.

    Os dados servem pra mostrar que os casos ocorrem quase que 100% das vezes perto dos 18, então não tem pq ficar debatendo crimes de nego de 13/14 anos de idade.
    Mas você acabou de apoiar a definição da linha em 16 anos!
    Onde?

    O que eu falei é que é necessário criar uma linha. Eu não sei se o mais justo seria 14, 16, 18 ou 21. Qualquer idade que vc pegue vai ser subjetiva e trazer algumas injustiças.

    Isso não significa que não possam ser criadas exceções pra crimes mto graves, onde essa.linha deixaria de existir.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #20703
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por flessak Ver Post
    A impressão que tenho é que o objetivo da redução da maioridade é simplesmente legalizar a sede por vingança decorrente de crimes pontuais que ocorreram e que tiveram repercussão.

    Não foi apresentado um estudo sequer sobre como a redução da maioridade refletiria uma redução da criminalidade, ou mesmo aumentaria a segurança da população. Nenhuma pesquisa de que esse seria um ponto inicial para uma melhora na política pública de segurança.

    Por outro lado, também não está em análise a capacidade de compreensão do jovem entre 16 e 18 anos. É completamente ilógico (e, na minha opinião, é este o maior argumento para a inconstitucionalidade da PEC por ferir o princípio da igualdade) considerar o jovem capaz de compreender a gravidade dos crimes estabelecidos pela PEC (e, portanto, ser punido por ele), e não ser punido por crimes cuja ofensividade seja menor! O que se institui com essa redução específica para alguns crimes é a punição pelo delito, e não pela capacidade de compreensão do ato da pessoa que o pratica. E aí, não faz sentido estabelecer limite de idade - se, para punir, o que importa é a gravidade do crime, não se deve estabelecer limite de idade para a sanção.

    O que quero dizer é que, tomando-se em conta o significado jurídico de capacidade penal, não há sentido lógico em se punir alguém por cometer um crime grave e não punir essa mesma pessoa por um crime leve.

    Além disso, não se leva em consideração as implicações que a diminuição da maioridade, ainda mais da forma incongruente em que colocada, terão no ordenamento jurídico como um todo. A licença para dirigir, por exemplo, teria que ser concedida ao jovem de 16 anos, já que o Código de Trânsito estabelece como condição para o condutor ser "penalmente imputável". Discute-se também se tipos penais previstos pelo ECA continuariam protegendo vítimas entre 16 e 18 anos, pois se esses mesmo jovens terão capacidade penal de praticar tais crimes, não poderiam mais ser objeto deles. Também deverá entrar em discussão a redução da capacidade civil, que hoje é de 18 anos.

    A forma como o tema (não) foi discutido na Câmara demonstra claramente o que a bancada conservadora (bancada da bala + bancada evangélica + rebanho do baixo clero comandado pelo pastor Eduardo Cunha) pretende vender aos seus eleitores: a aparente eficiência de um Estado de Lei e Ordem, mas que somente representa um casuísmo na legislação penal para atender ao anseio vingativo de parte da população.
    Pq não usar a palavra justiça ou redução de impunidade no lugar de vingança?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #20704
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por flessak Ver Post
    A impressão que tenho é que o objetivo da redução da maioridade é simplesmente legalizar a sede por vingança decorrente de crimes pontuais que ocorreram e que tiveram repercussão.

    Não foi apresentado um estudo sequer sobre como a redução da maioridade refletiria uma redução da criminalidade, ou mesmo aumentaria a segurança da população. Nenhuma pesquisa de que esse seria um ponto inicial para uma melhora na política pública de segurança.

    Por outro lado, também não está em análise a capacidade de compreensão do jovem entre 16 e 18 anos. É completamente ilógico (e, na minha opinião, é este o maior argumento para a inconstitucionalidade da PEC por ferir o princípio da igualdade) considerar o jovem capaz de compreender a gravidade dos crimes estabelecidos pela PEC (e, portanto, ser punido por ele), e não ser punido por crimes cuja ofensividade seja menor! O que se institui com essa redução específica para alguns crimes é a punição pelo delito, e não pela capacidade de compreensão do ato da pessoa que o pratica. E aí, não faz sentido estabelecer limite de idade - se, para punir, o que importa é a gravidade do crime, não se deve estabelecer limite de idade para a sanção.

    O que quero dizer é que, tomando-se em conta o significado jurídico de capacidade penal, não há sentido lógico em se punir alguém por cometer um crime grave e não punir essa mesma pessoa por um crime leve.

    Além disso, não se leva em consideração as implicações que a diminuição da maioridade, ainda mais da forma incongruente em que colocada, terão no ordenamento jurídico como um todo. A licença para dirigir, por exemplo, teria que ser concedida ao jovem de 16 anos, já que o Código de Trânsito estabelece como condição para o condutor ser "penalmente imputável". Discute-se também se tipos penais previstos pelo ECA continuariam protegendo vítimas entre 16 e 18 anos, pois se esses mesmo jovens terão capacidade penal de praticar tais crimes, não poderiam mais ser objeto deles. Também deverá entrar em discussão a redução da capacidade civil, que hoje é de 18 anos.

    A forma como o tema (não) foi discutido na Câmara demonstra claramente o que a bancada conservadora (bancada da bala + bancada evangélica + rebanho do baixo clero comandado pelo pastor Eduardo Cunha) pretende vender aos seus eleitores: a aparente eficiência de um Estado de Lei e Ordem, mas que somente representa um casuísmo na legislação penal para atender ao anseio vingativo de parte da população.
    Pq não usar a palavra justiça ou redução de impunidade no lugar de vingança?
    Porque são palavras diferentes, com significados diferentes. É bem claro que uma grande parte das pessoas que apoiam a redução são do pensamento "bandido bom é bandido morto".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #20705
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Porque a única preocupação é com o caráter retributivo da pena. E retribuição e vingança são meio que sinônimos
    flessak, kako, rafaelmb and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #20706
    Chip Leader Avatar de flessak
    Data de Ingresso
    14/03/08
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    1.163
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cão Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post


    Essas afirmações... Da uma olhada nos dados do mundo inteiro cara, não existe qualquer ligação entre o grau de punição e o nível de criminalidade.
    noa sei se eh verdade isso que voce ta falando, mas logo me vem à cabeça o mundo arabe com suas puniçoes bizarras e o baixo indice de criminalidade...
    this, ou até mesmo em menor medida o Brasil na época da ditadura militar. E só desenhando pra quem tem dificuldade de interpretação, isso não significa que os árabes ou a ditadura no Brasil são exemplos bons de construções de sociedades, pelo contrário. Mas que a punição dos comportamentos é necessária em algum grau pra vida em uma sociedade civilizada é evidente imo, e todos os países civilizados e desenvolvidos do mundo tem sistemas legais de punição.
    Pô, é meio bizarro querer usar esses exemplos para comparar com nossa atual sociedade. Não é questão de serem ou não "exemplos bons de construções de sociedade", mas a prática maior ou menor de crimes nesses lugares e épocas é indissociável do regime a qual a população está submetida, e não, especificamente, à punição dos comportamentos. Não dá para comparar o número de crimes cometidos em uma sociedade que teve as garantias do habeas corpus e do direito de reunião abolidas (ditadura brasileira) ou de uma sociedade que usa leis religiosas para definição e punição de crimes com algum Estado Democrático de Direito.
    Última edição por flessak; 03-07-2015 às 15:50.
    DiegoSestito and Khalil RG like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #20707
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Porque a única preocupação é com o caráter retributivo da pena. E retribuição e vingança são meio que sinônimos
    Sempre que eh vejo manifestações populares quando rola algum tipo de crime vejo os caras falando em justiça. Vingança seria ir lá e linchar o cara.

    Mas ok tb, não vamos discutir semântica. Só acho interessante como uma simples palavra pode mudar bastante o tom do discurso.

    Eu quero que esse menor aí que matou o ciclistas na lagoa seja preso por um bom tempo pq acho isso justo. Não me sinto um cara vingativo por isso.
    arthurmc13 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #20708
    Chip Leader Avatar de flessak
    Data de Ingresso
    14/03/08
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    1.163
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Porque a única preocupação é com o caráter retributivo da pena. E retribuição e vingança são meio que sinônimos
    Sempre que eh vejo manifestações populares quando rola algum tipo de crime vejo os caras falando em justiça. Vingança seria ir lá e linchar o cara.

    Mas ok tb, não vamos discutir semântica. Só acho interessante como uma simples palavra pode mudar bastante o tom do discurso.

    Eu quero que esse menor aí que matou o ciclistas na lagoa seja preso por um bom tempo pq acho isso justo. Não me sinto um cara vingativo por isso.
    Mas aí tanto faz o menor ter 13, 15 ou 17 anos e 10 meses, certo?
    Khalil RG likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #20709
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Cão, Picinin and flessak like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20710
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Porque a única preocupação é com o caráter retributivo da pena. E retribuição e vingança são meio que sinônimos
    Sempre que eh vejo manifestações populares quando rola algum tipo de crime vejo os caras falando em justiça. Vingança seria ir lá e linchar o cara.

    Mas ok tb, não vamos discutir semântica. Só acho interessante como uma simples palavra pode mudar bastante o tom do discurso.

    Eu quero que esse menor aí que matou o ciclistas na lagoa seja preso por um bom tempo pq acho isso justo. Não me sinto um cara vingativo por isso.
    Porque você quer ele preso por um bom tempo? O único motivo que faz sentido é retribuição/vingança.
    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados