Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 1853

Lista de Usuários Marcados

Página 1853 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 85313531753180318431851185218531854185518631903195323532853 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 18.521 a 18.530 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #18521
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    Citação Postado originalmente por andremcosta Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    E também o fato de que o governo já gastou o dinheiro dessa outra geração e está custeando as aposentadorias/benefícios com a verba retida nos dias de hoje é bem falacioso, não acha ? Como comprovar que o inss concede os benefícios com o dinheiro das contribuições atuais ? Rola picaretagem ? com certeza, mas o fundo não deve ser tão mixuruca assim
    Não é falacioso, existem cálculos atuariais.

    A geração passada contribuiu com muito menos do que ela custa hoje. Ninguém questiona isso do ponto de vista contributivo.

    Quem defende que a previdência é equilibrada é quem defende que dinheiro alheio às contribuições seja contado no cálculo do equilíbrio das contas. Se você hoje pegar todas as contribuições, elas são menores que todos os pagamentos. Mas a CSLL, que nada mais é que Imposto de Renda PJ com outro nome, vai pra previdência. E alguns autores dizem que a previdência é superavitária por causa desses valores.

    Mas claramente o que acontece é que estão pegando recursos alheios às contribuições e colocando no bolo. Então a sociedade está pagando de outra forma que não as contribuições previdenciárias.

    Seria como seu filho ter um restaurante que dá prejuízo de 500 reais por mês e você decidir dar 3000 de presente pro restaurante, todo mês. Aí seu filho vem e diz que é superavitário, tem um lucro de 2500 reais, porque os 3000 que você dá de presente são vinculados ao restaurante.
    Tem um pouco de falácia no seu post também, existem os princípios da diversidade da base de financiamento e também a equidade na forma de participação no custeio justamente pra isso, pra fonte de custeio da seguridade ser superavitária e não abrir margem pra colapso em caso de crise

    Com certeza vai existir spots que o tributo é absurdo, mas não são "recursos alheios" sendo colocados no bolo pra custear, é a própria base é que é muito ampla e liberal pra forma de custeio. Pode se instituir a qualquer momento novas contribuições ou fontes, algumas que me lembro que são até recentes (acho que 2009 ou 2006) é o PIS-importação e o COFINS-importação, que já deu um boom gigantesco e foi um tiro certeiro do governo pra aumentar o fundo

    Eu acho puxado afirmar essas paradas e até defendo sim que a previdência, pelo menos em teoria, tem bastante equilíbrio legislativo, eles prezam MUITO por essa parte do custeio. Tanto que nenhum benefício pode ser criado, majorado e estendido sem a referida fonte de custeio TOTAL e somente por meio de Lei complementar. A responsabilidade da grana mesmo é toda da RFB, arrecadar, fiscalizar todo o fundo previdenciário (parte de custeio) o INSS na verdade é só controle e concessão dos benefícios (parte de benefícios) acho puxado afirmar essas paradas, pelo menos sem uma boa fonte
    O problema maior não é a realocação de recursos de um imposto para outro e sim o esquema ponzi (piramide). Hoje os beneficiários do inss deveriam receber sua aposentadoria de um montante que ele contribuiu e foi investido até os dias atuais para que ele usufruísse. No entanto o que acontece é que o dinheiro arrecadado da geração atual está sendo usado pra pagar o custo da aposentadoria da geração passada pois o dinheiro arrecadado no passado já foi gasto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #18522
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    Citação Postado originalmente por andremcosta Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tupac Ver Post
    E também o fato de que o governo já gastou o dinheiro dessa outra geração e está custeando as aposentadorias/benefícios com a verba retida nos dias de hoje é bem falacioso, não acha ? Como comprovar que o inss concede os benefícios com o dinheiro das contribuições atuais ? Rola picaretagem ? com certeza, mas o fundo não deve ser tão mixuruca assim
    Não é falacioso, existem cálculos atuariais.

    A geração passada contribuiu com muito menos do que ela custa hoje. Ninguém questiona isso do ponto de vista contributivo.

    Quem defende que a previdência é equilibrada é quem defende que dinheiro alheio às contribuições seja contado no cálculo do equilíbrio das contas. Se você hoje pegar todas as contribuições, elas são menores que todos os pagamentos. Mas a CSLL, que nada mais é que Imposto de Renda PJ com outro nome, vai pra previdência. E alguns autores dizem que a previdência é superavitária por causa desses valores.

    Mas claramente o que acontece é que estão pegando recursos alheios às contribuições e colocando no bolo. Então a sociedade está pagando de outra forma que não as contribuições previdenciárias.

    Seria como seu filho ter um restaurante que dá prejuízo de 500 reais por mês e você decidir dar 3000 de presente pro restaurante, todo mês. Aí seu filho vem e diz que é superavitário, tem um lucro de 2500 reais, porque os 3000 que você dá de presente são vinculados ao restaurante.
    Tem um pouco de falácia no seu post também, existem os princípios da diversidade da base de financiamento e também a equidade na forma de participação no custeio justamente pra isso, pra fonte de custeio da seguridade ser superavitária e não abrir margem pra colapso em caso de crise

    Com certeza vai existir spots que o tributo é absurdo, mas não são "recursos alheios" sendo colocados no bolo pra custear, é a própria base é que é muito ampla e liberal pra forma de custeio. Pode se instituir a qualquer momento novas contribuições ou fontes, algumas que me lembro que são até recentes (acho que 2009 ou 2006) é o PIS-importação e o COFINS-importação, que já deu um boom gigantesco e foi um tiro certeiro do governo pra aumentar o fundo

    Eu acho puxado afirmar essas paradas e até defendo sim que a previdência, pelo menos em teoria, tem bastante equilíbrio legislativo, eles prezam MUITO por essa parte do custeio. Tanto que nenhum benefício pode ser criado, majorado e estendido sem a referida fonte de custeio TOTAL e somente por meio de Lei complementar. A responsabilidade da grana mesmo é toda da RFB, arrecadar, fiscalizar todo o fundo previdenciário (parte de custeio) o INSS na verdade é só controle e concessão dos benefícios (parte de benefícios) acho puxado afirmar essas paradas, pelo menos sem uma boa fonte
    Bom, mas aí você cria um superávit jurídico, não econômico.

    Nesse caso você sempre será superavitário, mesmo pagando muito menos que arrecada.

    Vamos supor que você arrecade em contribuições dos trabalhadores e empresas 1% do PIB e gaste 10% do PIB pra pagar contribuições. Você está claramente deficitário do ponto de vista econômico.

    Aí você pega 9% do PIB que arrecadou com CSLL (que nada mais é que um IRPJ adicional) e coloca tudo na previdência.

    Você tem um equilíbrio jurídico, mas está usando 9% do PIB de tributos economicamente alheios à previdência pra cobrir o rombo.

    O ideal é que exista um equilíbrio entre contribuições e repasses, aí sim um equilíbrio econômico.

    Óbvio que é razoável você pagar aposentadoria pra um idoso de 70 anos miserável que nunca trabalhou. Mas isso entra na conta da seguridade, e é assim que deve ser visto, como um custo que a sociedade tem para sustentar os mais pobres por uma questão de solidariedade.
    Floyd likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #18523
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @Cezar Teixeira

    pagando 28% durante 35 você paga o equivalente a pouco menos de 10 anos de salário. Considerando que você comece a contribuir com 23, vai aposentar com 58. O brasileiro vive, na média, 75 anos, o que dá uma média de 17 anos de aposentadoria. Isso sem contar outros tipos de aposentadoria e pensões.

    E não sei como você chegou nesses números aí, 35 anos contribuindo com 28% sobre 1.500,00 vai dar um total de 191k, contando 13º. O resto eu já respondi no meu outro post.
    Picinin, que conta foi essa mano? hahahaha
    Eu é que te pergunto, hahaha. Eu peguei por ano porque aí não tem inflação pra nenhum dos lados.

    Mas fazendo em valores, é simples. 28% de 1500 é 420 por mês. 420x13 meses= 5460 ano. 5460x35 anos= 191.100
    Eu calculei na poupança que é um dos piores rendimentos hoje:

    Segue no spoiler em duas parte pq não coube em uma resposta:

    Mas aí você tá desconsiderando inflação.
    Sim, e estou desconsiderando a inflação na arrecadação também. Se considerarmos a inflação sobre o patrimônio temos que considerar o dissidio sobre a contribuição do INSS.

    Sério Picinin, essa parada nem se discute mais, é MUITO fácil você conseguir um retorno bem maior do que você terá no INSS.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #18524
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157


    O que acontece é que os países hoje a maioria ainda seguem basicamente o modelo de previdência de bismark lá de 1800 e bolinha, só que melhorado e lapidado. Não tem muito o que ser resolvido pois o correto é o sistema previdenciário ir se ajustando e evoluindo sempre

    Discutir previdência no âmbito mundial também é praticamente impossível pois cada país tem uma legislação, forma de custeio, benefícios diferentes, carências diferentes, tipos de segurado diferentes, tudo muda. Então com certeza devem existir vários modelos melhores e mais eficientes que o do Brasil em vigor, o único conhecimento que eu consegui assimilar (e que pra mim é necessário) numa visão mais ampla (mundo) é a história mesmo, surgimento dela no mundo, evolução e etc. Mas o que deve ser discutido mesmo é o modelo do Brasil
    Floyd likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #18525
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu não sei se o valor retido como contribuição previdenciária seria suficiente pra garantir aposentadorias/pensões, mesmo que bem administrado.

    E, se acabar com contribuição previdenciária, pode ter certeza que a maioria vai torrar o dinheiro todo na juventude e pedir esmola pro governo na velhice.
    Esse cenário é o que ocorre na China. E na prática o povo não é tão burro assim.

    Lá não existe previdência social, então o trabalhador poupa a vida inteira pra como se sustentar depois de velho. A China hoje é um dos países com maior taxa de poupança do mundo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #18526
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu não sei se o valor retido como contribuição previdenciária seria suficiente pra garantir aposentadorias/pensões, mesmo que bem administrado.

    E, se acabar com contribuição previdenciária, pode ter certeza que a maioria vai torrar o dinheiro todo na juventude e pedir esmola pro governo na velhice.
    Uma parada que não entendo. Vc é a favor da liberação das drogas, pq o estado não é babá pra ficar tratando todo mundo como criança, certo?

    Ao mesmo tempo, vc acha que o estado tem que reter uma parte da grana do cara pq ele vai gastar tudo antes e se fuder na velhice.

    Então o cara pode se matar a vontade usando qq droga que quiser, mas precisa do estado como babá pra fazer uma poupança pra ele?
    Você tá ligado que você também incorre nessa suposta contradição, só que ao contrário, né?

    Eu acho o seguinte: o Estado não tem que dar palpite em questões de natureza exclusivamente particular, como a forma como você cuida da sua saúde, como você faz sexo, em que você acredita ou deixa de acreditar. etc. Mas ele tem que controlar questões que são predominantemente sociais, como a economia, o transporte, a segurança, saúde, etc.

    Como eu disse aí, eu não acho que só com o arrecadado com contribuições previdenciárias você vá conseguir pagar aposentadoria. O governo acaba tendo que botar grana. Se acaba com previdência oficial, a tendência é que muita gente vá passar perrengue na velhice, porque não economizou e não consegue trabalhar pra se sustentar. Aí o governo vai ter que torrar dinheiro pra sustentar quem não se programou. E o cara que se programou é quem vai pagar por isso.

    Liberar droga não vai ter nenhum impacto relevante na vida social. Na verdade, eu acho provável é que tenha um impacto positivo, porque o número de usuários deve se manter relativamente estável e o governo vai arrecadar muita grana com esse comércio. Grana que hoje tá nas mãos de bandido.
    FYI, sou igualmente total a favor de legalização das drogas e geração de imposto sobre essas vendas. E acho que você entendeu o benefício pra sociedade.

    No caso da previdência, o benefício é o mesmo e vai aquecer a economia brasileira mais ainda - seja através do consumo imediato ou através dos planos de previdência privados.

    Tem mais dinheiro beneficiando a economia nesse caso, inclusive. No caso das drogas a ineficiência vai pro bolso do traficante, no caso da previdência pro do político corrupto.

    Tem que acabar com ambas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #18527
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por RRiccio Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu não sei se o valor retido como contribuição previdenciária seria suficiente pra garantir aposentadorias/pensões, mesmo que bem administrado.

    E, se acabar com contribuição previdenciária, pode ter certeza que a maioria vai torrar o dinheiro todo na juventude e pedir esmola pro governo na velhice.
    Esse cenário é o que ocorre na China. E na prática o povo não é tão burro assim.

    Lá não existe previdência social, então o trabalhador poupa a vida inteira pra como se sustentar depois de velho. A China hoje é um dos países com maior taxa de poupança do mundo.
    Tem alguma fonte disso? O que achei fala o contrário, que lá tem sim aposentadoria do governo e que vão ter que aumentar a idade, pra não quebrar.

    China to raise retirement age as pressure on pension fund rises | Reuters
    China Sets Timeline for First Change to Retirement Age Since 1950s - China Real Time Report - WSJ
    santiago and Tupac like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18528
    Expert Avatar de Tupac
    Data de Ingresso
    23/12/14
    Posts
    3.157
    Citação Postado originalmente por RRiccio Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu não sei se o valor retido como contribuição previdenciária seria suficiente pra garantir aposentadorias/pensões, mesmo que bem administrado.

    E, se acabar com contribuição previdenciária, pode ter certeza que a maioria vai torrar o dinheiro todo na juventude e pedir esmola pro governo na velhice.
    Esse cenário é o que ocorre na China. E na prática o povo não é tão burro assim.

    Lá não existe previdência social, então o trabalhador poupa a vida inteira pra como se sustentar depois de velho. A China hoje é um dos países com maior taxa de poupança do mundo.
    A china tem sim se eu não me engano um sistema de previdência social bem recente, da uma pesquisada ae, deve ter mais de 1 bilhão de segurados e benefícios bem razoáveis

    edit : Lol Alvinho já meteu fontes aí, tem mesmo, inclusive em constante mudança e crescimento

    edit2 : Mas se espelhar no sistema do Brasil já é puxado em China..

    http://www.ieprev.com.br/conteudo/id...rio-brasileiro

    http://www.cebc.org.br/en/node/1459

    http://www.jornal.ceiri.com.br/mudan...ocial-chinesa/
    Última edição por Tupac; 23-04-2015 às 18:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #18529
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @Cezar Teixeira

    pagando 28% durante 35 você paga o equivalente a pouco menos de 10 anos de salário. Considerando que você comece a contribuir com 23, vai aposentar com 58. O brasileiro vive, na média, 75 anos, o que dá uma média de 17 anos de aposentadoria. Isso sem contar outros tipos de aposentadoria e pensões.

    E não sei como você chegou nesses números aí, 35 anos contribuindo com 28% sobre 1.500,00 vai dar um total de 191k, contando 13º. O resto eu já respondi no meu outro post.
    Picinin, que conta foi essa mano? hahahaha
    Eu é que te pergunto, hahaha. Eu peguei por ano porque aí não tem inflação pra nenhum dos lados.

    Mas fazendo em valores, é simples. 28% de 1500 é 420 por mês. 420x13 meses= 5460 ano. 5460x35 anos= 191.100
    Eu calculei na poupança que é um dos piores rendimentos hoje:

    Segue no spoiler em duas parte pq não coube em uma resposta:

    Mas aí você tá desconsiderando inflação.
    Sim, e estou desconsiderando a inflação na arrecadação também. Se considerarmos a inflação sobre o patrimônio temos que considerar o dissidio sobre a contribuição do INSS.

    Sério Picinin, essa parada nem se discute mais, é MUITO fácil você conseguir um retorno bem maior do que você terá no INSS.
    Mas corrigiu os depósitos pela poupança, que tem rendimento real negativo...

    A verdade é que essas contas de padeiro não provam nada, cálculo atuarial é complexo pra caralho e não há consenso sobre a sustentabilidade apenas com as contribuições
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #18530
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @DiegoSestito,

    Eu, por exemplo, não faço questão de 30 dias de férias. Nem mesmo de 20. Pra mim uns 10 dias úteis (quebrados em 5 e 5)já estaria de bom tamanho.

    Vc não acha justo que eu pudesse negociar isso diretamente com meu empregador?
    Eu acho justo você poder sim. Mas você acha que o João, caixa de supermecado que tem que alimentar 3 filhos, vai poder negociar com o seu patrão que ele possa tirar mais do que 1 dia de folga por ano?
    O João eu não sei, mas o John, caixa do Walmart, tem duas semans de férias por ano, mesmo que a empresa não tenha obrigação nenhuma de dar. Além disso o Walmart oferece outros benefícios, tipo cartão desconto pra funcionários.

    98% das empresas americanas oferecem férias remuneradas para seus empregados, mesmo sem ter obrigação.
    Cara, a situação nos EUA está uma MERDA, uma galera ganhando miséria e se fudendo, enquanto poucos empresários estão entupidos de dinheiro. Você diz que a gente tem uma visão errada do empresariado, achando que eles só querem lucro, e aí cita como exemplo Walmart?

    Os empregados do Walmart custam aos cofres públicos 6.2 bilhões de dólares por ano, porque eles recebem tão pouco que precisam de programas assistencias do governo pra sobreviver. Enquanto isso o CEO tá ganhando 20 milhas por ano e os donos (herdeiros) tem uma fortuna de 175 bilhões de dólares, mais do que 50 milhões de famílias americanas somadas.

    Excelente exemplo, ekalil, agora você mudou minha opinião sobre o empresariado e sobre as leis trabalhistas.
    Isso que você falou se aplica a todas as grandes empresas do mundo quase. CEO's ganhando muito (porque tem uma produtividade altíssima, não porque são "ladrões/corruptos") e funcionários de trabalho pouco produtivo ganhando pouco. Esse número de 6.2bi só é alto porque a força de trabalho (pobre) empregada no Walmart é gigante.

    O que você quer dizer com isso? Qual o problema da família controladora ter uma fortuna de 175bi? O Walmart gera um valor do cacete pra humanidade.

    Eu sou totalmente a favor do Walmart ser punido por práticas ilegais ou exploração dos funcionários. O que eu to dizendo é que você chutando números de valuation, salário e assistência altos não quis dizer absolutamente nada.

    Te garanto que a maioria dos empregados do Walmart ainda assim prefere trabalhar lá do que vir morar no Brasil e conseguir emprego numa Americanas da vida, com todos os lindos benefícios e proteção trabalhista que possuiria aqui.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados