Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 3549

Lista de Usuários Marcados

Página 3549 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 254930493449349935393547354835493550355135593599364940494549 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 35.481 a 35.490 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #35481
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    @Picinin,

    Concordo contigo que a gente deveria inserir em nosso sistema o recall americano.

    "Mandato não é cheque em branco, o representante eleito é um representante, não o titular do direito." Essa frase, apesar de verdadeira em si mesma, pode ser utilizada como um engodo. A maioria parlamentar pode inventar que o presidente cometeu um crime de responsabilidade, desrespeitando-se os mais comezinhos corolários do devido processo legal substantivo, e ficar por isso mesmo, ninguém questionar nada, e, assim, depor um presidente de modo ilegítimo.

    Eu acho que o afastamento da Dilma abre um precedente perigoso para o futuro de nossa República. Não afastaram ela porque ela cometeu um crime, mas sim porque ela era impopular, porque era uma administradora irregular e tudo o mais. Agora, imagine um partido pequeno no poder, tipo o PSC do Bolsonaro, ou o PSOL do Freixo. Se esse partido não tiver apoio parlamentar, poderá sofrer o risco de cair. E isso só contribui para que as práticas fisiológicas de nossa política continuem a ser uma realidade infeliz de nosso sistema político.

    E não faz muito sentido vc mencionar o parlamentarismo, imo e com todo o respeito, pois nesse sistema sim o presidente eleito que não consegue apoio parlamentar é destituído. Já no presidencialismo isso não acontece, pelo menos formalmente né, porque o precedente de 2016 aproximou, nesse sentido, ambos os sistemas de governo, infelizmente.
    Eu mencionei o parlamentarismo porque você falou que o fato de que "qualquer governo que não tenha maioria parlamentar está sujeito a ser deposto" tornaria "a nossa democracia mais frágil". Eu não concordo, e por isso argumentei que em um sistema de governo diferente, mas igualmente democrático, a regra é essa. Se você tivesse dito que isso torna nosso presidencialismo mais frágil, eu concordaria (e diria felizmente, porque, IMO, mais importante que o voto popular são os freios e contrapesos e a desconcentração do poder).

    Quanto à questão do impeachment, eu acho importante fazer uma distinção conceitual. Crime de responsabilidade não é o mesmo que crime em sentido comum. Como eu já disse aqui, você tem vários crimes de responsabilidade cujos tipos são completamente imprecisos e abertos, o que é incompatível com o princípio da reserva legal*. E mais, o processo de impeachment não se assemelha, nem de longe, a um processo criminal, ou mesmo a um processo civil. É um processo "juridiforme", mas que não segue o devido processo legal - e a prova mais cabal é que a decisão dos juízes-parlamentares prescinde de fundamentação, cada um vota como quiser sem precisar justificar suas razões.

    Ou seja, apesar de os doutrinadores falarem que o impeachment tem natureza jurídico-político, fica evidente que o jurídico é meramente retórico. É só pra dar uma certa respeitabilidade e imparcialidade ao processo. Assim como quando se fala em "golpe parlamentar" ou "golpe branco". O impeachment não tem natureza de Golpe de Estado, mas ao chamar de golpe você traz junto a ideia de ilegitimidade, de algo negativo.

    Logo, eu acho irrelevante que tecnicamente, juridicamente, seja difícil afirmar que a Dilma cometeu um crime. Isso, evidentemente, é só pretexto. Quem deve decidir se o crime ocorreu não será um juiz, mediante aplicação do devido processo legal. Quem decide se tem crime ou não são os parlamentares, mediante uma decisão absolutamente arbitrária e discricionária.

    Eu não tenho o meso receio que você porque parlamento nenhum vai impedir um presidente que tenha um mínimo de popularidade. A Dilma caiu porque 70% da população considerava sua gestão ruim ou péssima. Se o candidato de um nanico for eleito e tiver apoio popular, não vai sofrer impeachment. É só ver o caso do Cunha. Nego tinha uma bancada própria com, sei lá, 40% do Congresso. Assim que ele se tornou impopular, perdeu essa bancada e foi cassado.

    *e.g. "celebrar tratados, convenções ou ajustes que comprometam a dignidade da Nação", ou "permitir, de forma expressa ou tácita, a infração de lei federal de ordem pública", ou o mais absurdamente genérico e impreciso "proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decôro do cargo"
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #35482
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Vcs estão partindo do pressuposto que vão simplesmente inventar um crime pra depor um presidente impopular?

    Pq mesmo que a Dilma não seja a maior bandido do mundo ela cometeu crimes grandes o suficiente pra dar motivo pra um processo de impeachment. Usaram as pedaladas, mas poderiam usar outras coisas.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #35483
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    @Picinin vc está querendo algo que não existe.
    No parlamentarismo existe isso pq é o parlamento que elege o "presidente" e é muito mais fácil controlar o real desejo dos eleitores, que são os parlamentares, que é um numero reduzido de pessoas que normalmente estão no mesmo ambiente. Ou seja é facil perceber que é um desejo real e não especulado.

    Então não tem nada de democrático quem não te elegeu te depor sem nenhum motivo claro, por isso que ficaram inventando crime de responsabilidade, por que é o unica forma de um presidente ser impichado.

    Sobre o recall ele não faz parte do nosso processo democrático e não é nada honroso fazer gambiarra legal pra atingir o desejo pessoal. Lembra quando vc fala de ativismo judiciário?

    Eu já disse antes mas não custa nada repetir, o mandato tem que ser cumprido integralmente e só em casos de crimes muito claros e bem fundamentados que poderia rolar o impeachment. Mesmo porque as situações mudam. Em setembro na campanha eleitoral o barril de petroleo estava a 100$ e o minerio de ferro a 90$ e em primeiro de janeiro estavam a 57 e a aprox 65$ respectivamente e em queda livre. Ou seja a situação que já não era boa ficou muito pior e é obvio que a posição do presidente tem que mudar.

    E esse processo de impeachment vai deixar os próximos presidentes nas mãos dos picaretas por um bom tempo, coisa de décadas.

    Ou seja quando a gente pensava que estava melhorando a situação piora e muito.
    Agora teremos uns 30 anos de presidentes no bolso de politicos safados.
    Eu não estou querendo nada, você está atacando espantalhos mais uma vez. Eu não falei que o impeachment da Dilma é legítimo porque existe recall, eu falei que, IMO, as possibilidades de deposição do governante deveriam ser ampliadas, com a adoção do recall, porque isso fortalece a democracia,e não a enfraquece. Como eu disse aí acima, IMO, o Estado Democrático de Direito tem muito mais a ver com limitações ao poder do que com voto popular.

    Você já disse antes que "só em casos de crimes muito claros e bem fundamentados que poderia rolar o impeachment", e eu te mostrei que no caso do Collor não tinha caso de crime muito claro, tanto que o Collor nunca foi condenado. Mas no caso do Collor você defende o impeachment...
    gekinganger likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #35484
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Vcs estão partindo do pressuposto que vão simplesmente inventar um crime pra depor um presidente impopular?

    Pq mesmo que a Dilma não seja a maior bandido do mundo ela cometeu crimes grandes o suficiente pra dar motivo pra um processo de impeachment. Usaram as pedaladas, mas poderiam usar outras coisas.
    Quem limitou a acusação foi o Cunha, mas claro que ele não pensou na Dilma, pensou nele, pq se aceita tudo poderia sobrar pra ele.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35485
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    santiago likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #35486
    World Class Avatar de chumboryson
    Data de Ingresso
    27/08/08
    Localização
    A, A
    Posts
    9.359
    Images
    1
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #35487
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Seis países se ausentaram do plenário da Assembleia Geral da ONU no momento do discurso do golpista e em seu repúdio. Obama, que por tradição deveria ser o segundo a discursar após o Brasil, se "atrasou" para evitar um encontro com o golpista e ser fotografado ao seu lado. Acabou discursando por último. Mesmo assim o golpista disse em seu discurso que o golpe aplicado no Brasil foi exemplo de democracia para o mundo.

    Bonus do G20 para não esquecer, Brasil antes e depois do golpe:

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #35488
    Breakeven
    Data de Ingresso
    19/07/10
    Posts
    65
    Cuba, Venezuela, Nicarágua, Costa Rica , Bolívia e Equador Países muito bons esses, aliás que porra faz Cuba e Venezuela na ONU? violadores de direitos humanos cantando de galo? WTF
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #35489
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Seis países se ausentaram do plenário da Assembleia Geral da ONU no momento do discurso do golpista e em seu repúdio. Obama, que por tradição deveria ser o segundo a discursar após o Brasil, se "atrasou" para evitar um encontro com o golpista e ser fotografado ao seu lado. Acabou discursando por último. Mesmo assim o golpista disse em seu discurso que o golpe aplicado no Brasil foi exemplo de democracia para o mundo.

    Bonus do G20 para não esquecer, Brasil antes e depois do golpe:

    Essa foto não me diz muita coisa, Peba. O Temer pode ser mais tímido e escolheu ficar ali. Pq a bandeira continua no mesmo lugar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #35490
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Seis países se ausentaram do plenário da Assembleia Geral da ONU no momento do discurso do golpista e em seu repúdio. Obama, que por tradição deveria ser o segundo a discursar após o Brasil, se "atrasou" para evitar um encontro com o golpista e ser fotografado ao seu lado. Acabou discursando por último. Mesmo assim o golpista disse em seu discurso que o golpe aplicado no Brasil foi exemplo de democracia para o mundo.

    Bonus do G20 para não esquecer, Brasil antes e depois do golpe:

    Essa foto não me diz muita coisa, Peba. O Temer pode ser mais tímido e escolheu ficar ali. Pq a bandeira continua no mesmo lugar.
    lol

    Você já pode ser contratado pelo Antagonista, garoto.
    santiago and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados