Clique Aqui [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes - Página 2249

Lista de Usuários Marcados

Página 2249 de 5226 PrimeiroPrimeiro ... 124917492149219922392247224822492250225122592299234927493249 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 22.481 a 22.490 de 52257
Like Tree62280Likes

Tópico: [Política] - O andamento e as decisões de nossos governantes

  1. #22481
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Ekalil, o problema é que você tá discutindo uma coisa MUITO hipotética, como se as pessoas que criticam o capitalismo defendessem esse cenário que você colocou. Ninguém defende isso, o que as pessoas defendem é uma REDUÇÃO da desigualdade ou, no mínimo, que ela não aumente, e que todos tenham uma condição mínima. Isso é totalmente diferente de dividir a riqueza igualmente entre todo mundo.
    Eh óbvio que é hipotética, mas eu acho válido pra forçar a pensar em como reduzir a desigualdade. Pensar pq ela existe.

    No exemplo que eu dei, se meu amigo fizer um bilhão e eu ficar na merda, a desigualdade não tem nada de errado. E pode ter certeza que no meio dessas estatísticas de desigualdade tem um monte de exemplos assim.
    Mas eu acho que você parte de uma premissa furada, então todo o seu raciocínio é furado. Você tá pegando "desigualdade é natural" e usando isso como argumento pra defender a desigualdade atual, tipo "desigualdade é natural, então não tem muito o que fazer, não adianta reclamar do sistema".

    Ninguém tá pedindo oportunidade pra todo mundo poder acumular 1 bilhão e (quase) ninguém tá pedindo pra não ter desigualdade. O problema é quando o sistema favorece o aumento da desigualdade e faz com que uma parcela da população tenha uma vida de merda.

    Você disse que se resetasse o mundo agora, em x anos estaríamos na mesma situação que estamos hoje. Você interpreta isso como "não tem muito o que fazer, é isso aí mesmo", eu interpreto como "tem algo muito errado, temos que rever muita coisa na nossa sociedade".
    Última edição por Alvinho; 14-09-2015 às 19:51.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22482
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Ekalil, o problema é que você tá discutindo uma coisa MUITO hipotética, como se as pessoas que criticam o capitalismo defendessem esse cenário que você colocou. Ninguém defende isso, o que as pessoas defendem é uma REDUÇÃO da desigualdade ou, no mínimo, que ela não aumente, e que todos tenham uma condição mínima. Isso é totalmente diferente de dividir a riqueza igualmente entre todo mundo.
    Eh óbvio que é hipotética, mas eu acho válido pra forçar a pensar em como reduzir a desigualdade. Pensar pq ela existe.

    No exemplo que eu dei, se meu amigo fizer um bilhão e eu ficar na merda, a desigualdade não tem nada de errado. E pode ter certeza que no meio dessas estatísticas de desigualdade tem um monte de exemplos assim.
    Mas eu acho que você parte de uma premissa furada, então todo o seu raciocínio é furado. Você tá pegando "desigualdade é natural" e usando isso como argumento pra defender a desigualdade atual, tipo "desigualdade é natural, então não tem muito o que fazer, não adianta reclamar do sistema".

    Ninguém tá pedindo oportunidade pra todo mundo poder acumular 1 bilhão e (quase) ninguém tá pedindo pra não ter desigualdade. O problema é quando o sistema favorece o aumento da desigualdade e faz com que uma parcela da população tenha uma vida de merda.

    Você disse que se resetasse o mundo agora, em x anos estaríamos na mesma situação que estamos hoje. Você interpreta isso como "não tem muito o que fazer, é isso aí mesmo", eu interpreto como "tem algo muito errado, temos que rever muita coisa na nossa sociedade".
    Blz, são pontos de vistas diferentes.
    Alvinho likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #22483
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Sim, eu devia até ter dado mais enfâse que o raciocíno é furado na minha opinião.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #22484
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @Sam Farha - Spinoza

    os índios não tinham divisão de trabalho porque não era possível ou necessário que tivessem. Como praticamente nenhum caçador-coletor possuía rebanhos ou culturas vegetais suficientes para produzir excedentes de comida, era necessário que todos participassem diariamente da busca e beneficiamento dos alimentos. A divisão social era muito mais simples, basicamente entre homens, mulheres e crianças, com um eventual líder político e/ou líder religioso.

    A burocracia, o Estado, e os vários extratos de poder foram sendo desenvolvidos à medida que as primeiras sociedades de agricultores conseguiram produzir excedente de comida suficiente para que alguns indivíduos se especializassem em determinados ofícios. Essa especialização permitiu a criação de outras formas de poder derivadas do conhecimento. Burocratas que dominavam as formas rudimentares de escrita necessárias ao controle dos estoques de alimento e que depois vieram a ocupar cargos estatais ganharam um poder que não existia antes. Da mesma forma, artesãos ganharam um poder que advinha de seu conhecimento específico, e que não existia em sociedades mais simples.

    Eu acho complicado colocar a culpa da desigualdade em determinada forma de estado/governo ou sistema de governo. A desigualdade é um fato da natureza, e as desigualdades sociais muitas vezes decorrem dessas diferenças naturais não só entre os seres humanos e sociedades, mas entre ambientes - incluídos aí clima, relevo, hidrologia, diversidade ecológica. Se formos analisar a pré-história, a Eurásia tinha condições naturais muito mais propícias ao desenvolvimento de sociedades complexas do que a América do Sul, a Oceania, ou a África subsaariana. Se pensarmos que, além de todos esses fatores, ainda temos uns 8 a 10k anos de história e interação entre as diversas sociedades, me parece uma tarefa inglória e inútil apontar qual o fator mais relevante. Hoje em dia nós temos centenas de cidades com milhões de habitantes, países com centenas de milhões de habitantes de culturas, etnias, religiões diferentes, organizados numa sociedade altamente especializada e segmentada. Não há regime ou sistema capaz de pacificar relações sociais tão complexas de forma razoavelmente satisfatória. E o Estado Democrático de Direito moderno ainda me parece o melhor deles

    Não entendi muito bem o porquê de trazer a discussão entre razão x emoção pra discussão, mas eu discordo completamente. Se o seu objetivo é entender e modificar a realidade, a razão tá anos-luz à frente da emoção. Eu acho essa visão romântica da realidade é um dos fatores pelos quais a sociedade "evolui" a passos tão lentos.

    Anyway, essa discussão é ampla pra caralho e eu provavelmente não vou conseguir acompanhar todos os desdobramentos.
    Porra velho!
    Valeu demais ter me dado mais uma chance pra eu tentar desfazer todo esse meu estereotipo que existe aqui, que com certeza em parte eu merecia, e é culpa minha mesmo!
    Eu tenho consciencia que todo esse distanciamento e aversao que eu criei se deu por mim mesmo ao querer distinguir diferencas na forma de se pensar, que sao naturais e bem-vindas, tentando identificar essa distincao da forma de se pensar com má indole ou ignorancia.
    Pra mim isso é muito claro hoje em dia.
    Eu tenho consciencia que quando entrei aqui no MaisEV sempre agi como um desses revoltadinhos agressivos que se dizem mais inteligentes ou humanos do que os outros.
    Isso é uma puta idiotice.
    Eu tenho consciencia disso e quero pedir desculpas por essa atitude completamente infantil, sem sentido e beligerante.

    Quando eu me expresso aqui sobre algumas questoes abstratas demais, longe de mim querer aparecer, ser percebido como muitissimo inteligente ...
    Eu só quero trazer questoes que sao muito discutidas na Filosofia pra criar uma discussao aberta, interessante, ou no mínimo um estranhamento ...
    Essas questoes filosoficas, nao sao discutidas nem na Academia (aqui eu me refiro as outras areas do conhecimento, como as ciencias) que dirá por pessoas comuns que tem uma vida cotidiana normal.
    É muito interessante discutir tudo isso.
    Eu sei que eu tendo a querer reforçar o que eu concordo em detrimento das discordancias, mas saiba que estou consciente disso no sentido de querer tensionar o que eu penso nao como imposicao, nao como uma verdade absoluta, nao como algo que me distingue como mais inteligente ... mas como um teste perpetuo mesmo sobre o que eu penso, sobre o que eu ainda nao compreendi ... é por isso que eu curto discutir com as mais diversas pessoas que estão aqui, incluindo voce, que eu acho que é um dos melhores posters daqui, que tem mais conhecimento, que geralmente é o que mais agrega em todas as discussoes aqui.
    A gente só precisa ter cuidado pra nao misturar isso com pura vaidade pq no fim das contas isso é pura donkyce.
    A vida é bem maior do que esse rigor e esse peso que a gente cria pra gente mesmo, projetando tudo isso nos outros ainda.
    As vezes isso deve a forma como a gente foi criado. Portanto é dificil de perceber e mudar. Mas se a gente pára de vez em quando pra refletir, a gente vê que estamos mesmo é criando um ambiente pesado, gigantesco e desnecessario entre nós.
    No mais, valeu aí por falar comigo e demonstrar que você é um cara que tem grandeza e generosidade.
    Eu respeito demais voce!

    Vou ter me ausentar agora.
    Quando puder, eu te respondo o que voce me perguntou.

    VALEU!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #22485
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    OMG Spinoza, para de se preocupar com o que as pessoas pensam de você.

    Não faz diferença pra ninguém e nem pra você mesmo.

    Ninguém se importa. Ninguém tá nem aí.
    Ace One and Dexter12 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #22486
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Ekalil, o problema é que você tá discutindo uma coisa MUITO hipotética, como se as pessoas que criticam o capitalismo defendessem esse cenário que você colocou. Ninguém defende isso, o que as pessoas defendem é uma REDUÇÃO da desigualdade ou, no mínimo, que ela não aumente, e que todos tenham uma condição mínima. Isso é totalmente diferente de dividir a riqueza igualmente entre todo mundo.
    Eh óbvio que é hipotética, mas eu acho válido pra forçar a pensar em como reduzir a desigualdade. Pensar pq ela existe.

    No exemplo que eu dei, se meu amigo fizer um bilhão e eu ficar na merda, a desigualdade não tem nada de errado. E pode ter certeza que no meio dessas estatísticas de desigualdade tem um monte de exemplos assim.
    Se isso acontecer, talvez seja um indício de que essa amizade não tá valendo muita coisa...
    PebaVermelho likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #22487
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    OMG Spinoza, para de se preocupar com o que as pessoas pensam de você.

    Não faz diferença pra ninguém e nem pra você mesmo.

    Ninguém se importa. Ninguém tá nem aí.
    Ah manoooooo!
    Nao é isso!
    Eu nao to preocupado com a minha imagem mais do que o necessario.
    Mas eu precisava dizer aquilo.
    Porra, aquilo ali que eu disse sobre meu comportamento tem todo fundamento e eu sinto sim aquilo como um peso ... tenho vergonha ... hoje em dia, eu abomino isso.
    Nao tinha como nao lembrar.
    Foi demais!

    Eu nao quero criar uma imagem linda minha aqui agora, mas eu precisava tentar desfazer a outra que ficou ...
    Reafirmo: nao curto mesmo hoje em dia o que eu dizia há tempos atrás, de uma forma que dá vontade de me enterrar no chao ou esbofetear eu mesmo a minha cara.
    Aquilo me marcou!

    Ah!
    E a gente deve se preocupar um pouquinho sim o que vao achar da gente.
    A nossa vida psiquica nao é uma pluma que corre atraves do vento como voce parece transparecer.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 14-09-2015 às 21:49.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #22488
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Ah, eu disse que ia me ausentar e nao te respondi @Picinin pq eu to com dor de cabeça aqui e quero fazer um bom post.
    Ta dificil para eu me concentrar e a dor de cabeca persiste.
    Quando eu tiver melhor, vou te responder.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #22489
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    @ekalil, vc que escuta o Nerdcast, já deve ter ouvido o Átila citar o Livro Armas, Germes e Aço algumas vezes, certo? Não li o livro, mas tem um documentário feito em cima do livro. Tem no Youtube.

    Estou citando o livro pois ali atrás vc extrapolou o pensamento sobre desigualdade e citou o EUA/Europa, como lugares que estão onde estão porque souberam administrar as riquezas e gerar ainda mais. Bem, o autor do livro tenta explicar como algumas sociedades chegaram ao patamar de superioridade ao ponto de se sobrepujarem outras sociedades

    Vou colar aqui o artigo do Wikipédia que explica melhor do que se trata o livro:

    ekalil and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #22490
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Ah!
    E a gente deve se preocupar um pouquinho sim o que vao achar da gente.
    A nossa vida psiquica nao é uma pluma que corre atraves do vento como voce parece transparecer.
    Também acho que deve se preocupar, mas não tanto quando se trata de desconhecidos num fórum da internet. Se preocupe mais com a sua imagem perante sua família, seus amigos mais próximos, seus colegas de trabalho. Seja leal e confiável, esses estão entre os valores mais importante para gerar vínculos sólidos.

    Pra mim sinceramente não importa nem faz qualquer diferença se você mudou ou se está arrependido da sua postura anterior. Você nunca foi fdp com ninguém, cara! Vai ficar envergonhado de que? Quem tem que se envergonhar é nego escroto que te humilhou só porque você é meio porra louca.

    Eu não te conheço mesmo e no final das contas aqui você é apenas um avatar que sustenta uma posição, assim como todos. Nem mesmo o seu nome está aqui exposto.

    Se você quiser mudar tua imagem, beleza. Comece agora e já tá tudo certo, não precisa avisar a ninguém.

    Não sei se fora do fórum você é tão sensível à opinião dos outros como é aqui, mas pode ter certeza que ser aceito na internet não vai te ajudar fora.
    Última edição por PebaVermelho; 14-09-2015 às 22:22.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados