Clique Aqui Feminismo - Página 129

Lista de Usuários Marcados

Página 129 de 142 PrimeiroPrimeiro ... 2979119127128129130131139 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.281 a 1.290 de 1417
Like Tree1915Likes

Tópico: Feminismo

  1. #1281
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    OK, mostre essas evidências genéticas, biológicas e hormonais. E como já falei em outro post que não respondeu. Me fala para você o que são comportamentos instintivos? O que é um instinto? Quais são os instintos da mulheres e do homem? Quero exemplos práticos " Instinto é o homem sair para trabalhar " Instinto materno é a mãe ficar em casa para cuidar do bebê". Isso são exemplos do que quero que vocês definam. Falar de instinto sem vocês definirem fica bem complicado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1282
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    Comportamento instintivo do homem: pensar o tempo todo em como conseguir uma trepada, obviamente com uma mulher.

    Comportamento instintivo da mulher: falar da vida alheia e ter inveja.

    Basicamente é isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1283
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    OK, mostre essas evidências genéticas, biológicas e hormonais. E como já falei em outro post que não respondeu. Me fala para você o que são comportamentos instintivos? O que é um instinto? Quais são os instintos da mulheres e do homem? Quero exemplos práticos " Instinto é o homem sair para trabalhar " Instinto materno é a mãe ficar em casa para cuidar do bebê". Isso são exemplos do que quero que vocês definam. Falar de instinto sem vocês definirem fica bem complicado.
    Eu respondi, só não quotei o seu post. Dá uma olhada no post que eu fiz logo após o seu.

    Vc acha que instintos não existem? Todos os animais se comportam da maneira que aprendem em seu meio?

    Se não for o caso, como imagino que não é... Vc acho que o ser humano, diferentes dos demais animais não possui esses impulsos inatos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1284
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    "Fêmeas geralmente tem um instinto materno bem desenvolvido, machos geralmente são competitivos e defendem sua propriedade/território, etc. Acho improvável imaginar que diferente de todos os animais complexos o ser humano é imune a esse tipo de programação biológica inata."

    Peguei essa parte do seu post, que está um pouco vaga. O que seria o instinto materno bem desenvolvido? O que de fato a mulher e a fêmea fazem? Quero exemplos práticos!!!! Mesma coisa para o homem defender sua propriedade / território.

    Não quero dizer que não temos instintos, vamos ter comportamentos que são inatos, e algumas inclinações. Sucção do bebê, segurar com as mãos para não cair quando é pego, fechar os brônquios e pulmão com a entrada de água, retirar o corpo de eventos aversivos ( dor como uma queimadura por exemplo). Temos diversas inclinações ou "instintos". Sexo, comida, carinho, atenção entre outros parece ter muito efeito no nosso comportamento de maneira geral, mas isso não explica todos os nossos comportamentos.
    A maior parte dos nossos comportamentos são aprendidos. Nenhum homem nasceu gostando de esporte ou mulher de novela, isso é aprendido no decorrer de sua vida. Somos frutos de nossa biologia com nossa interação no meio. A medidas que vamos interagindo vai ocorrendo mudanças biológicas em nosso corpo, e mudanças biológicas causam interações diferentes no meio.

    "Mas imo existem razões biológicas/instintivas óbvias pra homens em geral preferirem assistir esportes e mulheres preferirem assistir novela. Homens, como já citado, são naturalmente mais competitivos, enquanto mulheres são mais sentimentais e sociais".

    Queria saber de onde vocês tiram essas certezas universais também e associam ao biológico. Primeira coisa, homens de fato são mais competitivos? Como você avalia isso? Segundo, como você sabe que isso é de influência biológica ou devido ao ambiente social em que vive? O que te faz pensar que uma mulher é mais sentimental e social devido a biologia e não ao seu aprendizado durante a vida?

    Eu acho completamente bizarro falar que um homem prefere ver esporte e mulher ver novela porque nossa biologia diz assim. Pior que esse exemplo, basta ver a criação de meninos e meninas. Homens são estimulados a praticar esporte todo dia, a correr, pular, salvar, subir árvore, pular em muro. Meninas são ensinadas que "certas atividades são de homem" "mulher não se suja" "é perigoso de machucar" e acaba sendo estimulada a ficar em casa e brincar de boneca, assistir desenho, ver novela com a mãe. Para os homens esses comportamentos são enaltecidos, valorizados, já muitas mulheres são proibidas de fazer isso. É comum ver os pais levando filhos para o estádio e as filhas para o cinema. Mulheres não podendo praticar esportes porque não é feminino. Como podem achar que isso não influencia no que cada um faz no decorrer de sua vida?

    Nós somos alterados desde o nosso contato com o mundo na barriga de nossa mãe, obviamente não somos uma tábula rasa, mas longe de esse determinismo. A maior parte dos nossos comportamentos são aprendidos no decorrer da nossa vida devido as nossas experiências (isso inclusive é um legado biológico, somos alterados pelas consequências do meio). Explicações comportamentais com base em processos evolutivos que ocorreram milhões de anos atrás, ou pelo cérebro, hormônio, genes, são insuficientes.

    Vou ser sempre contra a ideia de que uma mulher é responsável pelos afazeres domésticos porque a biológica e a evolução diz isso. Ou que mulheres não são boas de exatas ou entram em faculdade de Engenharia porque seu cérebro é diferente. Que mulheres não dirigem bem por causa do seu cérebro e orientação espacial. Todos esses são exemplos de comportamentos que são aprendidos durante a vida da pessoa e são selecionados pela sua consequência, explicar isso com base apenas em aspectos evolutivos da espécie é simplório e acaba sendo cruel com boa parcela da sociedade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1285
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    Fidelis, eu desconheço esses estudos, se quiser me passa o link depois. Mas esses estudos provavelmente vão estabelecer uns critérios do que é aprendizagem de linguagem, vão avaliar um número de participantes muito grandes e fazer uma análise estatística. Mas digamos, que estes estudos representem bem homens e mulheres.

    Vamos pegar alguns exemplos do que você citou, como por exemplo, uma mulher ligar melhor sentimentos a palavras. Se analisarmos e a criação de meninos e meninas, vamos ver que os homens são mais estimulados a atividades físicas como esportes, pique pega, esconde- esconde, polícia e ladrão, subir em árvore, pular muro etc, enquanto meninas não podem fazer isso " porque é perigoso" "podem se machucar" "é coisa de menino" "vai se sujar". Mulheres ao invés disso são estimuladas a ficar em casa, brincar de boneca, ver desenho, novela com a mamãe, conversar sobre sentimentos, etc. Pode observar até grandes diferenças entre os brinquedos de homens e meninas. Esses pontos que ocorrem desde o nascimento já propiciam um ambiente melhor para os homens desenvolverem coordenação motora ampla como você apontou como uma das diferenças.

    Agora, na linguagem, tenta pensar o que acontece com um homem quando esse chora? Demonstra sentimentos? É comum ouvir coisas como "homem não chora" " engole o choro" "vira homem" " parece uma mulherzinha falando de sentimentos". A sociedade em geral reprime toda vez que um menino tenta falar de sentimentos enquanto enaltece a menina quando faz o mesmo. Isso também ocorre desde cedo nas nossas vidas. Para qualquer habilidade que aprendemos vamos ver diversas influências ambientais, é preciso analisar caso a caso. Quero dizer que homens e mulheres são iguais? Não. Quer dizer que uma mulher pode ser tão rápida ou forte como um homem? Provavelmente não, mas em certas condições ambientais mulheres também se tornarão grandes atletas com boas aptidões físicas. Existem diferenças entre os gênero, mas uma mulher não é mais afetuosa com os filhos ou faz os afazeres domésticos pela sua biologia, um homem não é o provedor pela sua biologia. Vivemos em uma cultura, uma sociedade que recompensa e pune certas formas de interação com o meio.
    Não lembro onde vi um estudo mais aprofundado falando sobre isso, não tem como eu fazer uma pesquisa detalhada aqui agora, então vou fazer uma pesquisa superficial onde fala sobre esses tipos de estudos:
    Meninas desenvolvem melhor a linguagem que meninos já na escolinha, diz pesquisa - Filhos - iG

    Não lembro onde li, mas já li em vários lugares que meninas com 18 meses geralmente tem um vocabulário de 90 palavras enquanto meninos tem apenas 40.

    Quanto a sua explicação para meninos ter mais habilidade em coordenação motora ampla, ela pode ser válida para idades avançadas, não para bebes. Nenhum pai nem mãe estimula bebe masculino a andar mais rápido e melhor do que bebes femininas, isso não tem lógica alguma. Assim como nenhum pai nem mãe estimula a bebe feminina conversar e entender melhor a linguagem do que o bebe masculino.

    Assim como nenhum pai reprime sentimentos de bebês masculinos, em idades avançadas isso é verdade, mas em bebês não.

    Veja, não estamos falando de CRIANÇAS, estamos falando de BEBÊS.

    Para mim parece ser óbvio que a cultura do ambiente vai se moldando em torno da influência biológica no início, quanto mais facilidade você tem para uma atividade mais chances de você fazer algo em torno daquela atividade, e com isso uma coisa leva a outra e a cultura vai se moldando em torno disso, o que torna um problema para algumas pessoas pois algumas não se encaixam no padrão e com isso sofrem para se adaptar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1286
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Uma coisa interessante de se observar do ponto biológico é a testosterona.
    Ela explica o comportamento mais agressivo dos homens.

    Leia essa matéria: De que são feitos os homens? | Superinteressante

    Interessante observar as mudanças que a mulher teve em sua percepção após um tratamento com testosterona:
    Depois de três meses de tratamento, no entanto, ela passou a ver o mundo com outros olhos. Começou a perceber melhor todos os objetos à sua volta, mas não conseguia prestar atenção nos detalhes. Tinha problemas em se expressar, confundia as palavras. Mas passou a formular expressões mais concisas. Pensava menos e agia mais. Antes costumava fazer várias coisas ao mesmo tempo, agora focava uma coisa por vez. Perdera grande parte da coordenação motora fina e, em muitas ocasiões, deixava os objetos caírem de suas mãos.

    "O caso é peculiar, mas não inédito. “As sensações descritas por essa paciente são comuns a mulheres que tomam grandes quantidades de testosterona”
    Ou seja, TUDO que bate com todos os estudos mostrando as diferenças entre o desenvolvimento entre homem e mulher na infância.

    Se homem tem mais facilidade para fazer certos tipos de tarefas é natural que ele se envolva com algumas dessas tarefas, assim como a mulher se envolverá com algumas das tarefas que envolve habilidades que ela tem mais facilidade, existem exceções, é claro que existem, e essas são as que mais sofrem pelo pré-conceito.

    Não é que homem é fadado a gostar de esporte e mulher de novela, é que uma coisa leva a outra, geralmente esporte é mais agressivo, demanda mais habilidade de coordenação motora ampla, e isso homem em geral tem mais facilidade, e uma coisa leva a outra e no fim acabam gostando mais de esportes, e aí a cultura vai se desenvolvendo em torno disso e reforçando esse status, quase o blindando contra mulheres, o que é um problema pois tem as exceções. Assim como no caso das novelas, mulheres em geral tem mais facilidade com sentimentos e novela é toda criada em cima de sentimentos, e novamente é o caso de uma coisa leva a outra.

    O que parece que não está claro é que fica parecendo que estou negando a influência do ambiente, e não é isso, óbvio que por conta do ambiente muitos homens que não tinha as habilidades padrões desenvolvidas acabaram se envolvendo pela influência do ambiente, assim acontece também com as mulheres. Maioria não quer dizer todos, então certamente muita gente é prejudicada nesse caminho para se adaptar ao ambiente.

    Tem exemplos de quão forte a influência do ambiente pode ser na vida de qualquer animal, tem crianças que foram abandonadas e criadas por animais como macacos e lobos, essas crianças viviam como eles, mesmo depois de resgatadas muitas não conseguiram se adaptar e se desenvolverem como humanos, e isso serve para outros animais também, que foram criados sem contato com sua espécie e mudaram completamente seu comportamento, isso prova o quão influenciador o ambiente é.

    A questão aqui é reconhecer que o ambiente humano foi e é moldado primeiramente pela influência biológica padrão entre homens e mulheres, a cultura reforçou essas diferenças e tornou mais difícil se adaptar fora do padrão, isso precisa ser mudado, precisa ser mais maleável, mais o fato de isso precisar mudar não significa que não existe um padrão de comportamento masculino e feminino e todos esses estudos, principalmente esses com testosterona provam isso.
    Última edição por Fidelis; 04-04-2017 às 19:35.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1287
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    "Fêmeas geralmente tem um instinto materno bem desenvolvido, machos geralmente são competitivos e defendem sua propriedade/território, etc. Acho improvável imaginar que diferente de todos os animais complexos o ser humano é imune a esse tipo de programação biológica inata."

    Peguei essa parte do seu post, que está um pouco vaga. O que seria o instinto materno bem desenvolvido? O que de fato a mulher e a fêmea fazem? Quero exemplos práticos!!!! Mesma coisa para o homem defender sua propriedade / território.

    Não quero dizer que não temos instintos, vamos ter comportamentos que são inatos, e algumas inclinações. Sucção do bebê, segurar com as mãos para não cair quando é pego, fechar os brônquios e pulmão com a entrada de água, retirar o corpo de eventos aversivos ( dor como uma queimadura por exemplo). Temos diversas inclinações ou "instintos". Sexo, comida, carinho, atenção entre outros parece ter muito efeito no nosso comportamento de maneira geral, mas isso não explica todos os nossos comportamentos.
    A maior parte dos nossos comportamentos são aprendidos. Nenhum homem nasceu gostando de esporte ou mulher de novela, isso é aprendido no decorrer de sua vida. Somos frutos de nossa biologia com nossa interação no meio. A medidas que vamos interagindo vai ocorrendo mudanças biológicas em nosso corpo, e mudanças biológicas causam interações diferentes no meio.

    "Mas imo existem razões biológicas/instintivas óbvias pra homens em geral preferirem assistir esportes e mulheres preferirem assistir novela. Homens, como já citado, são naturalmente mais competitivos, enquanto mulheres são mais sentimentais e sociais".

    Queria saber de onde vocês tiram essas certezas universais também e associam ao biológico. Primeira coisa, homens de fato são mais competitivos? Como você avalia isso? Segundo, como você sabe que isso é de influência biológica ou devido ao ambiente social em que vive? O que te faz pensar que uma mulher é mais sentimental e social devido a biologia e não ao seu aprendizado durante a vida?

    Eu acho completamente bizarro falar que um homem prefere ver esporte e mulher ver novela porque nossa biologia diz assim. Pior que esse exemplo, basta ver a criação de meninos e meninas. Homens são estimulados a praticar esporte todo dia, a correr, pular, salvar, subir árvore, pular em muro. Meninas são ensinadas que "certas atividades são de homem" "mulher não se suja" "é perigoso de machucar" e acaba sendo estimulada a ficar em casa e brincar de boneca, assistir desenho, ver novela com a mãe. Para os homens esses comportamentos são enaltecidos, valorizados, já muitas mulheres são proibidas de fazer isso. É comum ver os pais levando filhos para o estádio e as filhas para o cinema. Mulheres não podendo praticar esportes porque não é feminino. Como podem achar que isso não influencia no que cada um faz no decorrer de sua vida?

    Nós somos alterados desde o nosso contato com o mundo na barriga de nossa mãe, obviamente não somos uma tábula rasa, mas longe de esse determinismo. A maior parte dos nossos comportamentos são aprendidos no decorrer da nossa vida devido as nossas experiências (isso inclusive é um legado biológico, somos alterados pelas consequências do meio). Explicações comportamentais com base em processos evolutivos que ocorreram milhões de anos atrás, ou pelo cérebro, hormônio, genes, são insuficientes.

    Vou ser sempre contra a ideia de que uma mulher é responsável pelos afazeres domésticos porque a biológica e a evolução diz isso. Ou que mulheres não são boas de exatas ou entram em faculdade de Engenharia porque seu cérebro é diferente. Que mulheres não dirigem bem por causa do seu cérebro e orientação espacial. Todos esses são exemplos de comportamentos que são aprendidos durante a vida da pessoa e são selecionados pela sua consequência, explicar isso com base apenas em aspectos evolutivos da espécie é simplório e acaba sendo cruel com boa parcela da sociedade.
    Estou no celular então nem rola de procurar estudos específicos. Mas o exemplo dos hormônios, já citado por alguém no tópico, é bem interessante pra esclarecer algumas das suas críticas.

    A testosterona está diretamente ligada a comportamento agressivo/competitivo, isso vc pode encontrar facilmente procurando por estudos feitos com usuários​ de anabolizantes.

    Estudos relacionados aos efeitos comportamentais e biológicos decorrentes da aplicação de estrogênio tb são igualmente esclarecedores.

    Isso por si só já é bem pontual pra mostrar que a simples presença de hormônios diferentes em machos e fêmeas já serve pra gerar comportamentos e motivações bastante diversos.

    E essa nem é a única diferença biológica influenciando as diferentes aptidões e motivações entre gêneros.

    Em muitas decisões que nós tomamos na vida tudo que é necessário é esse impulso primitivo. Só pq uma decisão aparenta complexidade isso não significa que sua causa precisa ser complexa. Por isso impulsos instintivos são bastante flexíveis.

    Um impulso instintivo não diz necessariamente a um animal o que caçar, ele apenas dá prazer em realizar a caçada. Então um comportamento pode ser instintivo e ainda assim maleável e adaptativo.

    Mesmo um animal domesticado ainda sente prazer ao correr atrás de brinquedos dentro de casa. Não tem vantagem de sobrevivência, mas o resíduo instintivo ainda o influencia.

    Nós não precisamos ter genes que definam que o ao ligar a TV um homem vai querer ver pessoas correndo atrás de uma bola, basta que ele tenha em sua natureza a necessidade de competir e gastar energia extra e é isso que vai lhe dar prazer. Durante o processo evolutivo que gerou esse impulso TVs não existiam, mas a parte instintiva está lá pra influenciar o que vai ou não gerar mais aproximadamente a sensação de satisfação.

    Já faz um tempo que eu li, mas o livro Blank Slate que o Picinin sugeriu no tópico tem argumentos bem interessantes contra esse conceito de que o ser humano é primariamente produto do meio. Não é exatamente sobre diferenças entre gêneros, mas é bem pertinente pra o assunto do tópico.

    É fato que o livro ataca alguns espantalhos e faz criticas equivocadas em vários pontos, mas relevando isso tem tb muitos argumentos interessantes e baseados em evidência concreta.


    PS.: Praticamente "corte e cola" da resposta que te mandei por MP, to na rua e sem tempo de elaborar um post novo. E as suas objeções foram similares.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1288
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    @Sam Farha - Spinoza, porque no lugar de ficar na defensiva você não rebate o que foi dito?

    Você levantou uma questão e utilizou do exemplo das mulheres egípcias e o picinin fez uma boa observação, e você ignorou.

    Então refaço a pergunta para você, levando em conta que em TODAS as culturas, mesmo em épocas remotas, em todos os lugares do mundo, as mulheres sempre estavam mais próximas das outras mulheres do que próximas dos homens em algum outro lugar, isso não parece ser um fator muito forte para a influência biológica?
    Eu nao desconsiderei o fator biologico, bem como nao o estimei.
    É fato que até o advento da democracia moderna esse fator anatomico tinha um grande peso.
    A questao é saber se isso vale da mesma forma pros dias de hoje?
    Talvez eu tenha deturpado o que o Picinin disse, uma vez que ele mesmo nem disse algo tao especifico a ponto de responder essa pergunta que eu fiz logo acima, donde o fator biologico agora pode ser encarado como uma simples curiosidade anedotica.
    E por que não valeria. O que a democracia moderna tem de tão especial para alterar a natureza do ser humano (além, é óbvio, da velha pretensão humana de achar que pos costumes de sua época são superiores aos do passado)?
    Eu acho que nao valeria porque hoje está bem mais consolidado valores como liberdade e dignidade humana.
    Essa consolidacao veio atraves da separacao Razao X Fé (autonomia iluminista) que buscou extinguir a violencia nas relacoes humanas.

    Sabe qual é o poblema mesmo Picinin?
    O estatuto das Ciencias Humanas frente as outras ciencias.
    Isso se dá em varios niveis, desde a metodolgia cientifica ate a discussao mesma do conceito de verdade.
    É comum identificar as Ciencias Humanas com uma miscelanea de discursos caoticos e sem rigor. Enquento as ciencias duras e naturais seria exatamente o oposto.

    Sobre a questao da Natureza Humana.
    A titulo de curiosidade, é interessante notar que muitos intelectuais da area de humanas já negam com toda segurança e tranquilidade a ideia que exista UMA Natureza Humana ou A Natureza Humana.
    Em ultima analise isso seria apenas uma idealizacao, mesmo levando em conta um discurso neutro e objetivo das ciencias duras e naturais.

    O imbroglio mesmo é que existe um campo imaterial, relativo a psique, a subjetividade, a cultura ... que é dificilimo de ser tratado e compoe fortemente a nossa forma de ser no mundo, tao quanto ou mais, que a biologia ...
    Isso é puro wishfull thinking, IMO. É muito mais cômodo acreditar que é possível construir socialmente o homem ideal do que lidar com a questão do mal. Assim como é muito mais cômodo acreditar em um Deus onisciente e onipotente do que ter que lidar com as contingências da natureza.

    Dignidade humana (que é um conceito completamente aberto) e liberdade são valores como coragem, braveza ou piedade. Não há nada de especial neles que lhes dê algum status superior a de outros valores que imperaram em outras épocas.

    E não tem nada a ver com o estatuto das ciências humanas, IMO. Humanas e biológicas são divisões meramente temáticas. Tem a ver com lógica, com epistemologia.
    Vou tentar deixar mais claro.
    Quando te respondi, tentando dizer pq a democracia moderna (mais propriamente o Iluminismo) poderia ter mudado tanto nossa natureza, quis dizer que o salto que demos no campo imaterial (construcao de uma racionalidade emancipadora e autonoma) construindo uma outra subjetividade completamente diferente de todas as outras, foi enorme.
    Com isso a mudanca da """Natureza Humana""" foi enorme e deu uma guinada para um outro lado completamente novo, afinal: o campo imaterial que nos constitui (junto é claro do campo material (biologico)) pesou muito de forma mais rapida e incisiva.

    Sobre a questao da comodidade de construcoes ideologicas: eu concordo plenamente.
    Digo mais: isso nao constitui a totalidade do pensamento da area de humanas.
    Como citei anteriormente: nao existe uma Natureza Humana pra muitas dessas pessoas.
    A propria ideia de utopia tambem nao existe entre elas.
    Eu nao acho que o homem é por natureza predominantemente bom ou mau, egoista ou cooperativo ...
    A unica coisa que eu sei é que o que nos move é o desejo, construido atraves de fatores biologicos, do meio ambiente, do meio social, do meio cultural, impulsionado por uma insconsciencia e consciencia .... que irá se compor ou entrar em conflito com outro desejo que tem outra vivencia ... que nunca vao se compor plenamente ...

    Voltando: acho que nao tem a ver com logica.
    Talvez tenha com epistemologia, se com isso voce estiver se referindo ao objeto das ciencias humanas.
    IMO é ai o engodo.
    O objeto das Humanas é muito mais complexo e dificil do que das Naturais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1289
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Bom, Fidelis. Fica difícil discutir quando você cita estudos, mas não traz eles, e ainda posta links do ig ou suoerinteressante que não tem valor nenhum.
    Lendo por cima porque eatou ocupado ainda vi que o estudo do ig foi com crianças de 2 anos e meio e a conclusão ainda é que as meninas são mais desenvolvidas justamente por participarem mais de atividades que envolvem leitura e canto. Não entendi muito bem o que você quis chegar.

    Sobre o da superinteressante ele é muito grandes e sem muitoa detalhes e fica difícil discutir. Fiquei surpreso sobre os dados da mulher que até esqueceu palavras do que falar, mas não tenho muito como comentar sem mais informações.

    Vou pegar outra parte do texto para explicar um ponto. Testosterona e agressividade física. Existem diversos estudos com essa correlação, estou ciente deles. Mas o nível hormonal não explica nem nunca vai explicar boa parte desses comportamentos. Vocês assumem a lógica tem x de hormônio --- age sim.
    Vamos pegar o exemplo do presídio, ou do soldado na guerra, onde encontraram correlação. Uma coisa básica, que vocês já devem saber sobre correlações é que não se sabe o que causa o que, e que muitas vezes ambos são causados por outros fatores, mas vamos lá.

    Presidiários e soldados não são mais agressivos por terem mais testosterona, e analisae o nível nunca vai nos dar certeza disso e ainda pode propiciar modelos completamente anti éticos com base na seleção de homens e mulheres melhores. Esse pensamento permite analisar nível hormonal desde criança e isolar ela da sociedade por ser provável que seja violenta.

    Mas voltando aonde quero chegar, essas pessoas aprenderam a se comportar assim devido a sua interação com o meio. Conseguiram obter diversas consequências, dinheiros e materiais, status perantw um grupo, subjulgae outra pessoa entre outras. Se você analisasse o nível hormonal de uma pessoa dessas antes de ela cometer esses crimes sua estrutura hormonal provavelmente seria bem diferente do que ela é depois de ter cometido. As nossas experiências cotidianas vão nos moldando biologicamente também. Nossos níveis hormonais e estrutura do cérebro não são as mesmas durante toda nossa vida, isso vai modificando no decorrer de nossa vida. Dessa forma, como você pode atribuir que ele se tornou marginal ou um soldado corajoso pelo seu nível hormonal e não pela seleção do comportamento pelas suas consequências? Quem veio antes? O ovo ou a galinha? Provavelmente nenhum e ambos estão em eterna interação.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1290
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Zombie sobre a questão hormonal, já falei bem. Sei que altera o organismo e causa mudanças comportamentais. Mas são estudos correlacionais, você deve saber muito bem a limitação desses estudos. Em outros posts já falei sobre isso. Mas mesmo com essas diferenças uma mulher atualmente não é responsável pelos afazeres domésticos pelo seu nível de estrogênio, e sim, por questões culturais.

    Sobre a 2a parte concordo com os instintos maleáveis. Não usaria esse termo, mas os comportamentos são moldados com a interação pelo tempo. Sobre o cachorro também concordo, o cachorro corre atrás da bola, pq a diversão parece ser uma consequência importante para nós. Diversos animais são vistos fazendo coisad que aparentemente são sem função, com apenas o intuito de se divertir. Não discordo disso.

    Sobre a parte da TV já expliquei meu ponto. Mas gostaria que você refletisse sobre algumas coisas, nem precisa responder. O que é competição? Quais são os comportamentos ditos competitivos? Pensa em relações, ttabalho, esporte, competição. O que te leva a pensar que homens são mais competitivos? O que eles fazem mais quer mulheres? Em quais atividades? Tenta pensar como homens e mulheres são criados desde que nascem.

    A sociedade parece caminhar cada vez mais para mulheres que não querem filhos, homens e mulheres com mesmas responsabilidsdes, mulheres trabalhando tanto ou mais que homens, mulheres que não cuidam tão bem dos filhos, como vocês vão explicar isso com base na teoria da evolução?
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados