Clique Aqui Feminismo - Página 125

Lista de Usuários Marcados

Página 125 de 142 PrimeiroPrimeiro ... 2575115123124125126127135 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.241 a 1.250 de 1417
Like Tree1915Likes

Tópico: Feminismo

  1. #1241
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Nao to tirando as pessoas aqui.
    Apenas quero provocar uma reflexao maior.
    Eu tenho a impressao que essas constacoes concernentes a relacao Homem X Cultura em proveito das ciencias naturais como a Biologia se acentuam mais no argumento de autoridade e no ceticismo, implicancia e ignorancia em relacao as Ciencias Humanas.
    IMO o fator cultural tem claramente mais prominencia sobre a natureza humana do que qualquer outro fator.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1242
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kmksick Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Esperava algo mais científico, ou ao menos mais embasado, que um programa de TV que se baseia na opinião de um crítico literário e em ativistas de identidade de gênero...
    Mas o vídeo conclui que existem diferenças entre os sexos, fala que na noruega justamento por você escolher oque vai fazer e ter uma vida digna independente da profissão e poder seguir as suas inclinações as diferenças entre os sexos são acentuadas e não diminuídas
    Eu não vi o vídeo todo. Só passei o olho rapidamente no ponto em que se discute a questão biológica x questão cultural (7 minutos). Lá uma "pesquisadora de gênero" (lol) fala que não tem interesse em saber se existem diferenças biológicas (lol, grande pesquisadora...). Depois, um outro "pesquisador de gênero" - na verdade, um crítico literário - fala que não existem diferenças entre os cérebros. Com base em absolutamente nada e sem apresentar nenhum fundamento. Como o @Paladino Unlimited chegou botando banca e pedindo estudos científicos, achei que vinha coisa MUITO mais profunda que um programa tosco de televisão...
    na vdd boa parte do documentario corrabora com oq vc pensa, inclusive tem um estudo gigante com mais de 200mil pessoas onde as mulheres iam para areas q sao dominadas por mulheres, como a saude, em paises de terceiro mundo, mulheres tem uma maior tendencia a trabalhar com engenharia e correlatos, e o pesquisador concluiu q eh por causa q no terceiro mundo vc esta mais preocupado em sobreviver dq viver.

    Joguei de bait, pq eu sabia q ia rolar esse tipo de preconceito, pq o comeco eh bem isso q vc falou, pq eh isso q as pessoas querem ouvir, por isso o documentario seguiu essa receita. Mas mesmo com esses estudos de larga escala, eh dificil inferir quanto q cultura influencia no indivíduo e ate agora nao existe nenhuma corrente q afirme nenhum dos 2 lados.
    Não precisa nem de confirmação estatística pra saber que mulheres se dedicam mais a determinadas tarefas e homens a outras. Só que isso tá completamente fora do escopo da discussão, já que era uma premissa aceita pelas duas partes. A discordância é sobre a origem da diferença.

    A questão é MUITO mais profunda do que o que você tá propondo. Não se resolve como uma equação matemática, não vai te dar um resultado dizendo que X% é genético e Y% cultural. Também não vai ser resolvida por estudos de "pesquisadores de gênero" que não têm qualquer rigor lógico-científico. Mas existem áreas como as neurociências, biologia e psicologia evolutivas, que fornecem uma série de subsídios sobre os quais podemos tirar conclusões.

    BTW, ninguém aqui falou que as diferenças são só biológicas, somente que as grandes diferenças biológicas entre sexos (somos seres dimórficos) obviamente terão grande influência sobre a cultura.
    mas oq eu estou dizendo eh q nao existe consenso em nenhuma area, logo nao da para afirmar nada. Somente ter uma opniao embasada. Tem algumas coisas q simplesmente saem da curva, como a questao do Iran, onde as mulheres estao dominando areas q eram predominantemente masculinas.

    BBC NEWS | Middle East | Women graduates challenge Iran
    Supertrunfo argumentativo...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1243
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Hmmmm... Nao
    Entam como se dá essa grande influencia biologica, praticamente a mesma desde os hominideos, que agiu de forma tao complexa produzindo tantas culturas diversas?
    Pq tem uma porrada de fatores que influenciam ué. A biologia é apenas um deles.
    Pro fator biologico ser considerado grande tem que ser + ou - quanto?
    Mais que 50% levando em consideracao o ambiente?
    Acho mto difícil estimar isso. E eu nem entendi direito o que vc tá comparando. É a cultura de um povo de maneira geral ou o papel da mulher dentro dessa cultura?
    Eu to comparando fatores estaticos (biologia e meio ambiente comparado) com fatores dinamicos (construcoes subjetivas relacionadas apenas com a psique, imaginario, construcao social ...) de um povo na sua relacao com a constituicao da sua cultura.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1244
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kmksick Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Esperava algo mais científico, ou ao menos mais embasado, que um programa de TV que se baseia na opinião de um crítico literário e em ativistas de identidade de gênero...
    Mas o vídeo conclui que existem diferenças entre os sexos, fala que na noruega justamento por você escolher oque vai fazer e ter uma vida digna independente da profissão e poder seguir as suas inclinações as diferenças entre os sexos são acentuadas e não diminuídas
    Eu não vi o vídeo todo. Só passei o olho rapidamente no ponto em que se discute a questão biológica x questão cultural (7 minutos). Lá uma "pesquisadora de gênero" (lol) fala que não tem interesse em saber se existem diferenças biológicas (lol, grande pesquisadora...). Depois, um outro "pesquisador de gênero" - na verdade, um crítico literário - fala que não existem diferenças entre os cérebros. Com base em absolutamente nada e sem apresentar nenhum fundamento. Como o @Paladino Unlimited chegou botando banca e pedindo estudos científicos, achei que vinha coisa MUITO mais profunda que um programa tosco de televisão...
    na vdd boa parte do documentario corrabora com oq vc pensa, inclusive tem um estudo gigante com mais de 200mil pessoas onde as mulheres iam para areas q sao dominadas por mulheres, como a saude, em paises de terceiro mundo, mulheres tem uma maior tendencia a trabalhar com engenharia e correlatos, e o pesquisador concluiu q eh por causa q no terceiro mundo vc esta mais preocupado em sobreviver dq viver.

    Joguei de bait, pq eu sabia q ia rolar esse tipo de preconceito, pq o comeco eh bem isso q vc falou, pq eh isso q as pessoas querem ouvir, por isso o documentario seguiu essa receita. Mas mesmo com esses estudos de larga escala, eh dificil inferir quanto q cultura influencia no indivíduo e ate agora nao existe nenhuma corrente q afirme nenhum dos 2 lados.
    Não precisa nem de confirmação estatística pra saber que mulheres se dedicam mais a determinadas tarefas e homens a outras. Só que isso tá completamente fora do escopo da discussão, já que era uma premissa aceita pelas duas partes. A discordância é sobre a origem da diferença.

    A questão é MUITO mais profunda do que o que você tá propondo. Não se resolve como uma equação matemática, não vai te dar um resultado dizendo que X% é genético e Y% cultural. Também não vai ser resolvida por estudos de "pesquisadores de gênero" que não têm qualquer rigor lógico-científico. Mas existem áreas como as neurociências, biologia e psicologia evolutivas, que fornecem uma série de subsídios sobre os quais podemos tirar conclusões.

    BTW, ninguém aqui falou que as diferenças são só biológicas, somente que as grandes diferenças biológicas entre sexos (somos seres dimórficos) obviamente terão grande influência sobre a cultura.
    Se as grandes diferencas biologicas entre sexos tem uma grande influencia sobre a cultura, eu poderia dizer, a grosso modo, que nunca existiram culturas realmente diversas?
    Non sequitur óbvio...

    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Culturas diversas? por mais isoladas que as sociedades podem ser, sempre se comportam de forma bem parecida, inclusive no papel de gêneros. Pra mim, isso é um forte indício que tem grande força biológica no comportamento humano.
    As mulheres egipcias da Antiguidade viviam igual as de cultura com desenvolvimento semelhante como as gregas ou romanas?

    Antecipo que nao.
    As mulheres egipcias tinham uma insercao absurdamente maior e bem diferente.
    Mas elas estavam mais próximas dos homens romanos ou das mulheres romanas? Eram os homens egípcios que cuidavam dos filhos e das tarefas domésticas?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1245
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por kmksick Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Esperava algo mais científico, ou ao menos mais embasado, que um programa de TV que se baseia na opinião de um crítico literário e em ativistas de identidade de gênero...
    Mas o vídeo conclui que existem diferenças entre os sexos, fala que na noruega justamento por você escolher oque vai fazer e ter uma vida digna independente da profissão e poder seguir as suas inclinações as diferenças entre os sexos são acentuadas e não diminuídas
    Eu não vi o vídeo todo. Só passei o olho rapidamente no ponto em que se discute a questão biológica x questão cultural (7 minutos). Lá uma "pesquisadora de gênero" (lol) fala que não tem interesse em saber se existem diferenças biológicas (lol, grande pesquisadora...). Depois, um outro "pesquisador de gênero" - na verdade, um crítico literário - fala que não existem diferenças entre os cérebros. Com base em absolutamente nada e sem apresentar nenhum fundamento. Como o @Paladino Unlimited chegou botando banca e pedindo estudos científicos, achei que vinha coisa MUITO mais profunda que um programa tosco de televisão...
    na vdd boa parte do documentario corrabora com oq vc pensa, inclusive tem um estudo gigante com mais de 200mil pessoas onde as mulheres iam para areas q sao dominadas por mulheres, como a saude, em paises de terceiro mundo, mulheres tem uma maior tendencia a trabalhar com engenharia e correlatos, e o pesquisador concluiu q eh por causa q no terceiro mundo vc esta mais preocupado em sobreviver dq viver.

    Joguei de bait, pq eu sabia q ia rolar esse tipo de preconceito, pq o comeco eh bem isso q vc falou, pq eh isso q as pessoas querem ouvir, por isso o documentario seguiu essa receita. Mas mesmo com esses estudos de larga escala, eh dificil inferir quanto q cultura influencia no indivíduo e ate agora nao existe nenhuma corrente q afirme nenhum dos 2 lados.
    Não precisa nem de confirmação estatística pra saber que mulheres se dedicam mais a determinadas tarefas e homens a outras. Só que isso tá completamente fora do escopo da discussão, já que era uma premissa aceita pelas duas partes. A discordância é sobre a origem da diferença.

    A questão é MUITO mais profunda do que o que você tá propondo. Não se resolve como uma equação matemática, não vai te dar um resultado dizendo que X% é genético e Y% cultural. Também não vai ser resolvida por estudos de "pesquisadores de gênero" que não têm qualquer rigor lógico-científico. Mas existem áreas como as neurociências, biologia e psicologia evolutivas, que fornecem uma série de subsídios sobre os quais podemos tirar conclusões.

    BTW, ninguém aqui falou que as diferenças são só biológicas, somente que as grandes diferenças biológicas entre sexos (somos seres dimórficos) obviamente terão grande influência sobre a cultura.
    Se as grandes diferencas biologicas entre sexos tem uma grande influencia sobre a cultura, eu poderia dizer, a grosso modo, que nunca existiram culturas realmente diversas?
    Non sequitur óbvio...

    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    Culturas diversas? por mais isoladas que as sociedades podem ser, sempre se comportam de forma bem parecida, inclusive no papel de gêneros. Pra mim, isso é um forte indício que tem grande força biológica no comportamento humano.
    As mulheres egipcias da Antiguidade viviam igual as de cultura com desenvolvimento semelhante como as gregas ou romanas?

    Antecipo que nao.
    As mulheres egipcias tinham uma insercao absurdamente maior e bem diferente.
    Mas elas estavam mais próximas dos homens romanos ou das mulheres romanas? Eram os homens egípcios que cuidavam dos filhos e das tarefas domésticas?
    Eu nao tava te atacando.
    Basta dizer que nao, o porque, realizar alguma consideracao mais clarificadora ... ou até me ignorar.
    A pergunta que eu fiz nao foi apenas retorica.
    Sinceramente eu tava afim de uma discussao honesta, amistosa e de boa fé.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1246
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @Sam Farha - Spinoza

    não entendi. Eu não falei nada de ataque.

    Precisa explicar o non sequitur ali? Não expliquei porque tá muito óbvio. Se eu falo que a biologia influencia a cultura, e a biologia é a mesma para todos os humanos, não significa que as culturas serão iguais. Influenciar é diferente de determinar. Sua conclusão não decorre das premissas.

    Sobre suas considerações sobre o papel das mulheres no Egito e em Roma, realmente existiam diferenças. Mas existiam muito mais semelhanças. Em ambos, o poder político era exercido muito predominante pelos homens, enquanto o papel de cuidadora da casa e da família era das mulheres. Ou seja, o papel da mulher egípcia estava muito mais próximo do da mulher romana do que do homem egípcio, o que confirma o argumento biológico.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1247
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @Sam Farha - Spinoza

    não entendi. Eu não falei nada de ataque.

    Precisa explicar o non sequitur ali? Não expliquei porque tá muito óbvio. Se eu falo que a biologia influencia a cultura, e a biologia é a mesma para todos os humanos, não significa que as culturas serão iguais. Influenciar é diferente de determinar. Sua conclusão não decorre das premissas.

    Sobre suas considerações sobre o papel das mulheres no Egito e em Roma, realmente existiam diferenças. Mas existiam muito mais semelhanças. Em ambos, o poder político era exercido muito predominante pelos homens, enquanto o papel de cuidadora da casa e da família era das mulheres. Ou seja, o papel da mulher egípcia estava muito mais próximo do da mulher romana do que do homem egípcio, o que confirma o argumento biológico.
    Tranquilo!

    Eu realizei a pergunta tendo em mente a sua grande enfase em relacao ao fator biologico e a sua citacao em relacao aos estudos de Psicologia Evolutiva.
    Voce, assim como qualquer pessoa de bom senso, nao estimou esse fator biologico em contraposicao a qualquer outro, mas me pareceu que o peso desse fator é de tao grande monta para voce que eu me atrevi tentar realizar um silogismo grosseiro para me certificar mais sobre o que acho que voce pensa sem com isso querer te ridicularizar. Foi apenas pra me certificar melhor mesmo.
    Eu sei que é dificil se posicionar sobre essa questao, mas eu queria tentar esmiuçar ela melhor.
    É claro que isso é um atentado racional, tendo em vista a dificilima complexidade dessa questao.
    Vai parecer tagarelice nossa querer discutir isso aqui.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1248
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    @Sam Farha - Spinoza, porque no lugar de ficar na defensiva você não rebate o que foi dito?

    Você levantou uma questão e utilizou do exemplo das mulheres egípcias e o picinin fez uma boa observação, e você ignorou.

    Então refaço a pergunta para você, levando em conta que em TODAS as culturas, mesmo em épocas remotas, em todos os lugares do mundo, as mulheres sempre estavam mais próximas das outras mulheres do que próximas dos homens em algum outro lugar, isso não parece ser um fator muito forte para a influência biológica?
    exterkotter likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1249
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Fidelis Ver Post
    @Sam Farha - Spinoza, porque no lugar de ficar na defensiva você não rebate o que foi dito?

    Você levantou uma questão e utilizou do exemplo das mulheres egípcias e o picinin fez uma boa observação, e você ignorou.

    Então refaço a pergunta para você, levando em conta que em TODAS as culturas, mesmo em épocas remotas, em todos os lugares do mundo, as mulheres sempre estavam mais próximas das outras mulheres do que próximas dos homens em algum outro lugar, isso não parece ser um fator muito forte para a influência biológica?
    Eu nao desconsiderei o fator biologico, bem como nao o estimei.
    É fato que até o advento da democracia moderna esse fator anatomico tinha um grande peso.
    A questao é saber se isso vale da mesma forma pros dias de hoje?
    Talvez eu tenha deturpado o que o Picinin disse, uma vez que ele mesmo nem disse algo tao especifico a ponto de responder essa pergunta que eu fiz logo acima, donde o fator biologico agora pode ser encarado como uma simples curiosidade anedotica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1250
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    Ao que tudo indica mulheres tem mais interesse por contato humano do que homens, tem estudo demonstrando isso desde o primeiro dia após o nascimento, o que exclui o fator cultura. Enquanto homens demonstram mais interesse para objetos mecânicos, mulheres demonstram para pessoas.

    Por isso quando vejo as estatísticas mostrando que mulheres são mais predominantes em trabalhos como enfermeiras e homens mais predominantes em trabalhos como engenheiros, mesmo em países que não existe preconceito, como a noruega, eu tenho a tendência a aceitar que o fator biológico é muito mais determinante que o cultural, mesmo nos dias de hoje.

    O restante das diferenças é influenciado por N outros motivos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados