Clique Aqui Duvida sobre legislação de uso de marca. - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 40
Like Tree32Likes

Tópico: Duvida sobre legislação de uso de marca.

  1. #11
    Table Captain Avatar de Roseraplo
    Data de Ingresso
    29/12/09
    Localização
    Belo Horizonte MG
    Posts
    647
    Peço desculpa pelo renascimento do tópico mas como estou enfrentando um problema com marcas registradas pela primeira vez lá na Noob achei relevante registrar aqui a troca de emails.

    Olá Eduardo,

    Trabalho na Exim e representamos diversas marcas e estúdios no Brasil.

    Pelo que pude ver no seu site, as marcas Doctor Who (da BBC), Minions, The Breakfast Club e Psicose (da Universal) que representamos, são marcas registradas e portanto não podem ser utilizadas sem autorização.

    Agradeço sua compreensão e retirada imediata destes itens de sua página.

    Atenciosamente,

    Isabela Kauffmann
    Apparel Category Manager



    Ola Isabela,

    Começo este afirmando que tenho total e completo interesse em trabalhar para eliminar todo e qualquer descumprimento da lei vigente no pais do site da Noob. Afirmo também que qualquer parte do texto que se seguirá que, por uma infelicidade, parecer irônico é um vício de linguagem meu e não um desrespeito a qualquer pessoa que venha a ler este ou as empresas que estas representam.

    Segundo a lei de direitos autorais temos:

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:

    I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;

    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;

    III - os formulários em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informação, científica ou não, e suas instruções;

    IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais;

    V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas;

    VI - os nomes e títulos isolados;

    VII - o aproveitamento industrial ou comercial das idéias contidas nas obras.

    Uma analise do descrito acima se segue:

    “E, finalmente, como já adiantado, há um campo de verdadeira imunidade a qualquer proteção da caráter autoral: é o das idéias, dos conceitos, dos métodos, dos sistemas, dos cálculos, dos projetos. O resultado material dessas idéias, métodos etc., isto é, sua expressão fixada em base corpórea, concreta, palpável é que é protegido pela lei autoral e não as idéias, os projetos, os métodos, os cálculos em si. Exemplifica-se: o livro de ensino de matemática é de criação de determinado autor, mas não os cálculos embutidos em cada exercício. O direito autoral não cobre qualquer idéia ou conceito existente por detrás de uma obra criada. A lei acrescenta ao campo da imunidade os formulários, a reprodução de textos de lei e de decisões judiciais, informações de uso comum como calendários, legendas e nomes, e títulos isolados das obras. Aqui vigora o não-direito autoral, onde não há propriedade de ninguém, onde podem todos transitar independentemente de qualquer autorização. O contrário seria obstar o desenvolvimento das artes e da ciência, o que não se concebe.”

    Tenho, na empresa que trabalho, o desenvolvimento de estampas que se baseiam no universo pop. Universo esse que inclui quadrinhos, cinema, video games, televisão, internet entre outros.
    Todo e qualquer desenvolvimento de estampa se dá internamente, por dois funcionários registrados e pagos religiosamente em dia assim como os encargos referentes.
    Eu não reproduzo absolutamente nada que pertença a qualquer empresa terceira. Eu pego uma referência, no caso uma ideia, e crio algo que, teoricamente, pertence a empresa que paga o meu salário.
    Gostaria de usar a estampa psicose, que você citou no e-mail como exemplo.
    Levando em consideração que ela e composta por 3 elementos você poderia me falar qual pertence a Universal?
    O pictograma de dois seres humanos um debaixo de um chuveiro e outro com uma faca na mão que um funcionário da Noob desenhou na minha frente que eu vi.
    A palavra Psycho, que é uma doença inscrita no SID (código internacional de doenças) sob o codigo F29.
    Ou o nome de um diretor de cinema de fama mundial.
    Ou a associação de algum desses elementos entre si.

    Na minha humilde opinião o que pertence a empresa que você representa é o filme em si, a película que tem registrado a arte de um mestre do cinema em 109 aterrorizantes minutos.
    Eu não uso parte do filme, imagem do filme, ou nada que, no meu entender, fira o que de fato pertence a Universal.
    E não tenho problema algum em retirar qualquer peça do site desde que me seja apresentado o documento provando que aquela imagem especifica está registrada em nome de terceiros.

    Mais uma vez me coloco a disposição para discutir qualquer criação da Noob que vocês entendam que não esta de acordo com a lei vigente no pais.

    Atenciosamente,

    Eduardo Oliveira
    Noob Tiny Shirts
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Moderador Avatar de Diogenes Malaquias
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Posts
    10.700
    Depois poe o desenrolar da historia p nois!
    Balta, rafaelmb and Caipira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Expert Avatar de Balta
    Data de Ingresso
    02/09/08
    Posts
    4.294
    @Roseraplo
    Muito boa sua justificativa, não entendo nada de direito, somente a parte que me tange, que é a medicina, corrigindo um erro breve: vc usou SID, o correto é CID (o mais atualizado/utilizado no Brasil é o CID-10, caso queira ser mais específico).
    E F29 é psicose não orgânica não especificada, se encaixar no contexto (nunca vi a série), ok, os médicos normalmente não usam frequentemente a unidade 9, pq em muitas vezes ele não é específico. (Usam F21,22,23,24,25,26,27 ou 28 pois elas são mais definidoras)
    Btw, isso é só um detalhe, somente querendo ajudar. Abs.
    Última edição por Balta; 05-08-2014 às 19:37.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Table Captain Avatar de Roseraplo
    Data de Ingresso
    29/12/09
    Localização
    Belo Horizonte MG
    Posts
    647
    Citação Postado originalmente por Balta Ver Post
    @Roseraplo
    Muito boa sua justificativa, não entendo nada de direito, somente a parte que me tange, que é a medicina, corrigindo um erro breve: vc usou SID, o correto é CID (o mais atualizado/utilizado no Brasil é o CID-10, caso queira ser mais específico).
    E F29 é psicose não orgânica não especificada, se encaixar no contexto (nunca vi a série), ok, os médicos normalmente não usam frequentemente a unidade 9, pq em muitas vezes ele não é específico. (Usam F21,22,23,24,25,26,27 ou 28 pois elas são mais definidoras)
    Btw, isso é só um detalhe, somente querendo ajudar. Abs.
    Muito obrigado meu caro. Tomei a maior bronca da minha esposa psicanalista por ter usado o nome do CID errado. Sobre o código era apenas para provar um ponto sem necessidade de ter contornos teóricos. De qualquer forma ela já respondeu falando que colocará a questão para os advogados dos estúdios e me dará uma resposta sobre até aonde estamos no direito de usar uma referencia e aonde começamos a desrespeitar o que é direito autoral.
    O pior e que se eu falar com vocês que esse historia começou com um possível parceiro comercial tentando me fuder sem mais nem porque vocês não acreditam.
    Balta likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    pô, conta aí, omitindo detalhes que podem identificar o parceiro
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    Chip Leader Avatar de kilates
    Data de Ingresso
    04/05/09
    Posts
    1.227
    Dica, aquele menu amarelo do site com fonte branca, está quase ilegível (pelo menos aqui no meu monitor). Talvez um bold na fonte já melhore um pouco. Mas a cor em si, com a fonte branca, tá sick.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    Table Captain Avatar de Roseraplo
    Data de Ingresso
    29/12/09
    Localização
    Belo Horizonte MG
    Posts
    647
    @kilates Valeu meu caro, estamos mudando de plataforma e essa questão está no topo da lista de melhorias. @sopro não tenho ideia de quem é o cara, descobri a loja do cara hoje (Loja Mundo Geek) e mandei o seguinte email:

    "Olá, Para falar com o departamento de compras ou parcerias e novos negócios como eu faço? Att."

    O cara me responde:

    Oi Eduardo, suas camisetas são licenciadas?




    Atenciosamente,
    Matheus

    Loja Mundo Geek - Cultura Pop com Estilo

    Ai eu respondo:

    Ola Matheus, Minhas estampas são criadas e desenhadas pela minha empresa com inspiração no mundo pop.
    Não quebramos nenhuma licença trabalhando desta forma.
    Mas respondendo sua pergunta não, trabalhamos com inspiração e não licença.
    Qualquer outra dúvida é só falar.
    Att.
    Eduardo Oliveira
    Noob Tiny Shirts

    Ai o cara responde:

    Oi Eduardo,


    Não trabalhamos com camisetas sem licença e várias delas tem menção direta as marcas, como metálica, avengers, star trek. Você utiliza até os nomes das franquias nos títulos. Em muitas delas você sua inspiração é idêntica ao logo da franquia.



    Atenciosamente,
    Matheus

    Loja Mundo Geek - Cultura Pop com Estilo

    Ai eu respondo:

    Ok Matheus,Muito obrigado pela atenção.
    Att.
    Eduardo Oliveira
    Noob Tiny Shirts

    Ai passa 5 minutos e eu recebo o seguinte e-mail:

    Olá Isabela.

    Tudo bem?
    O Sr. Eduardo Oliveira, que nos lê em cópia, tem um site de camisetas com estampas não licenciadas de várias franquias, inclusive do Doctor Who, que está vendendo para o público final e também vem oferecendo ativamente os produtos para vários lojistas.

    Segue o link e o contato para as devidas providências.
    Doctor Who — Noob Tiny Shirts

    [email protected]

    Obrigado,
    Stevin Zung

    Studio Geek - Cultura Pop com Estilo

    www.studiogeek.com.br
    (11) 98181-8630

    e o resto está no post de cima.










    TURCI and sopro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    @Roseraplo, cara, pelo pouco que estudei de utilização de marcas - e posso estar totalmente errado - você está infringindo sim a lei de propriedade intelectual. Pois está utilizando uma marca registrada, mesmo que não seja a cópia fiel dela (logotipo ou nome), para gerar receita.

    Veja que o que você citou como na lei, é o que NÃO PODE SER REGISTRADO. Bem diferente de dizer que você pode utilizar para gerar receita.

    Recomendo fortemente suspender a venda desses artigos, e procurar um advogado perito no assunto para lhe auxiliar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    acho que não é bem assim, a camiseteria tem estampas com esse tipo de referência pra deus e o mundo, e ao que consta, não é nada licenciada...

    Camiseta 'Serious why so?' - Catalogo Camiseteria.com
    Camiseta 'King Comics' - Catalogo Camiseteria.com

    e por aí vai
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    Table Captain Avatar de Roseraplo
    Data de Ingresso
    29/12/09
    Localização
    Belo Horizonte MG
    Posts
    647
    Citação Postado originalmente por FrAAnKK Jr Ver Post
    @Roseraplo, cara, pelo pouco que estudei de utilização de marcas - e posso estar totalmente errado - você está infringindo sim a lei de propriedade intelectual. Pois está utilizando uma marca registrada, mesmo que não seja a cópia fiel dela (logotipo ou nome), para gerar receita.

    Veja que o que você citou como na lei, é o que NÃO PODE SER REGISTRADO. Bem diferente de dizer que você pode utilizar para gerar receita.

    Recomendo fortemente suspender a venda desses artigos, e procurar um advogado perito no assunto para lhe auxiliar.
    Meu caro, Se eles me apresentarem um documento do INPI mostrando que o desenho que eu fiz usando como tema um filme que eles são donos pertence a eles eu tiro na hora. Se não continuo na mesma argumentação. Não tem como ser dono de uma ideia ou inspiração. Você pode se inspirar a criar uma imagem baseado em qualquer coisa no mundo. O que você não pode é reproduzir. E estou aparado tanto em advogados quanto na própria lei. O que não significa que se de fato isso for para um tribunal eu vá ganahr pois depende do entendimento de um ser humano passível de erros e acertos.
    Mas a minha grande questão e estabelecer um limite que seja correto, para que eles como dono da minha inspiração não se sintam prejudicados e para que eu possa continuar a desenvolver meu trabalho sem prejudicar ninquem.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados