O Atleta dos Atletas

Por: 02/03/2012

O livro é O Atleta dos Atletas do Geroge Leonard.

O livro fala basicamente de esporte e da relação que temos com ele, de extrema competitividade, disputa e que acaba deixando de lado muitas vezes o gosto simples de praticar o esporte. Fala bastante sobre educação também, principalmente da relação do professor de educação física com alunos mais novos e como eles influenciam negativamente o gosto pelo esporte em alguns.

Eu sou extremamente competitivo, quando ganhei de presente foi justamente por isso, porque eu transformava qualquer atividade em uma disputa de vida ou morte e esse foi um dos livros que mudou muito a minha vida. Na época eu tinha acabado de entrar na universidade e no primeiro ano eu simplesmente não aceitava a condição de reserva no time. Vivia chateado e já não encontrava mais tesão em jogar basquete. Esse livro mudou muito a minha relação com essa competitividade exagerada. O que tem uma certa semelhança com este tópico do Lipe Piv no Fórum MaisEV. O texto dele é bem legal e demonstra um pouco do que eu senti ao ler esse livro.

Anos se passaram, abandonei o basquete de vez e passei a ser profissional de poker. O livro ficou esquecido e voltei ao natural em mim que é o gosto pela competição. Esse exagero no poker estraga o jogo não só pra você, mas pra todo mundo que tem o desprazer de sentar na mesa de alguém excessivamente competitivo. Eu tiltava com facilidade, criticava jogada de outros jogadores, não aceitava bad beat e chegava ao cúmulo de ofender outros jogadores, é já tive meus dias de Phill Helmuth, que graças à evolução ficaram pra trás.

Atualmente eu jogo poker pelo prazer do jogo, de me divertir com meus amigos no live, ou pela experiência de começar um aprendizado do início no caso do omaha. Ganhar é apenas consequência de dedicação, de um dia bom e principalmente de um dia divertido.

Achar esse livro no momento em que decidi voltar a ser atleta e me dedicar ao esporte foi uma feliz coincidência e resolvi compartilhar com vocês. Espero que aproveitem a dica.


Veja mais:

Salas de Poker