Curiosidades da WSOP: O Dia Que um Macaco Quase Jogou o Main Event

Por: 10/06/2015

Chimpanzé Mikey quase participou do Main Event da WSOP.

O ano era 2006, e o poker estava em plena ascensão nos Estados Unidos e no mundo, muito em parte graças ao “Efeito Moneymaker”, ocorrido três anos antes e que fez quase todo ser do planeta aprender o jogo. Até um macaco.

A ideia foi bolada pelo finado site PokerShare, que enviou um email aos seus usuários noticiando a iniciativa. Intitulado “Nasce Uma Estrela”, o informativo apresentava Mikey, um chimpanzé que participaria do Main Event.

“Após um intensivo treinamento de poker que incluiu home games e o filme ‘Cartas na Mesa’ repetido a exaustão, Mikey está pronto! Pronto para participar do Main Event e envolver psicologicamente oponentes menos preparados. Pronto para a fama, fãs, e até groupies. Pronto para degustar algumas das bananas mais saborosas conhecidas pela humanidade”, dizia parte do engraçado e-mail.

O boato logo tomou conta de inúmeros fóruns de poker de todo o mundo. “Seria verdade?” “É permitido pela organização?” eram algumas das perguntas feitas por vários usuários. Alguns se entusiasmaram com a possibilidade de enfrentar o parente ancestral, enquanto outros demonstraram preocupação: “Espero sentar à direita do macaco. Certeza que ele  é um maníaco”, foi uma das mensagens lidas na época. Uma boa parte do público encarou a disputa como “bater em bêbado”. Se você ganhar, ganhou de um macaco. Mas e se perder? Terá que suportar a “vergonha” de ter sido eliminado pelo chimpanzé.mikey main event wsop

O que mais se questionava era se a iniciativa era séria ou apenas um truque de publicidade para expor o site. Em todo caso, a estratégia de marketing deu certo. Mikey participou de vários programas televisivos nos Estados Unidos e chegou até a ser tema de uma reportagem da rede CNN. Já a inscrição no Main Event não foi permitida.

Jeffrey Pollack, então Vice-Presidente da Harrah’s Entertainment, empresa proprietária da marca WSOP, desapontou a todos quando viu que a intenção de registrar o macaco no Main Event era pra valer e emitiu um comunicado afastando a possibilidade de registro do animal na World Series of Poker. Sem chip tricks com bananas. Sem possível tilt épico de Phil Hellmuth ao ser eliminado pelo macaco.

Judie Harrison, dona de Mikey, foi às lágrimas quando soube do veto. Já Max Wright, então gerente do PokerShare, disse que o macaco seguiria buscando participar de outros torneios. “Ele irá superar essa rejeição e seguirá praticando até que apareça algum evento em que ele possa participar”, comentou ele na época mas, até hoje, não se tem notícia da participação de Mikey em nenhum torneio.

Entretanto, o macaco não ficou sem ação. Bill Fillmaff, um jogador que satirizava o mundo do poker, principalmente com o seu DVD que fazia uma parodia do Super System de Doyle Brunson, topou o desafio e enfrentou o macaco em um heads-up no Gold Coast Hotel & Casino. Abaixo, você confere o hilário vídeo.

 Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Veja os melhores acessórios de poker para jogar com macacos ou humanos.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker