Poker Dá Importante Passo em Direção a Se Tornar Esporte Olímpico, Entenda

Por: 20/10/2017

Poker passou a ter status observado por importante órgão ligado ao COI.

olimpiadas poker 450Poker é esporte. Ao menos para o pessoal da GAISF (Global Association Of International Sports Federation).

A organização, que atua como uma espécie de braço direito do Comitê Olímpico Internacional (COI), elevou o poker a status de “Observador” no início do mês, o que significa o primeiro passo de um determinado esporte a se tornar modalidade olímpica.

“Acolhemos com muita satisfação os nossos primeiros observadores. Este é um momento muito entusiasmante, tanto para eles como para nós, e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-los a alcançarem todo o seu potencial como Federações Internacionais dentro da família dos esportes globais e, quem sabe um dia, fazerem parte do programa Olímpico. Os novos esportes que vão fazer a sua estreia em Tóquio 2020 e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, são a prova de que é possível chegar lá”, disse Patrick Baumann, Presidente da GAISF, referindo-se a esportes como karatê, surf, escalada e skate, que farão a sua estreia nos jogos japoneses e que passaram pelo crivo da GAISF.

LONGO CAMINHO

Antes de você sair gritando aos quatro ventos que poker é esporte e começar a sonhar com uma medalha olímpica, é bom conter o entusiasmo, já que o caminho é longo e não garante a adição do esporte observado em futuros Jogos Olímpicos.

Todos os esportes observados passam por uma espécie de inspeção da Comissão de Programa Olímpico, junto ao Comitê Olímpico Internacional, que pode levar anos e não garante adição do esporte nos Jogos Olímpicos. A Comissão analisa sete pontos-chaves sobre a modalidade:

  • Tradição;
  • Universalidade;
  • Popularidade;
  • Imagem;
  • Saúde dos atletas;
  • Custo de promoção do esporte;
  • Desenvolvimento da Federação Internacional que regula o esporte.

match poker esporte olímpicoSobre o último ponto, a IFP (International Federation of Poker) é a responsável por cuidar do desenvolvimento do jogo a nível global. Foi estabelecida em 2009, em Lausanne, na Suíça, mesma cidade que abriga as sedes do GAISF e do COI.

NÃO É QUALQUER TIPO DE POKER

A fim de evitar qualquer influência da sorte no jogo, o tipo de poker que vem sendo observado é o Match Poker, que funciona como um jogo de Pot-Limit Hold’em pré-flop e No-Limit Hold’em no pós flop. Disputado em equipes de quatro jogadores, cada membro da equipe ocupa um assento diferente de uma determinada mesa e as cartas são iguais de acordo com a posição. Como exemplo: o jogador da Alemanha, na Mesa 1, assento 1, recebe AK. O jogador do Brasil, na Mesa 2, assento 1, também receberá AK, e assim por diante. O jogo é disputado através de um aplicativo mobile.

Também ganharam status de observados “esportes” como pole dancing, dodgeball (uma espécie de queimada), futebol de mesa, queda de braço, golf com os pés e levantamento de kettlebell.

 

Curta a página do MaisEV no Facebook siga-nos no Twitter

 

CONHEÇA OS MELHORES SOFTWARES PARA POKER E SIT’N GO’S.

Alex Faccini

Alex Faccini

Conheceu o poker em 2006 através da ESPN, em uma mesa que contava com Sam Farha e Phil Ivey. Se apaixonou pelo jogo e pela malandragem de Farha, o único jogador com sangue HUE BR. Passou pelas faculdades de Direito e Publicidade, sem concluir nem uma, nem outra. Apaixonado por cinema, música, literatura e outras artes mais, aprendeu a jogar sinuca em botecos com tiozinhos tomando cachaça, e tem a certeza que vivemos em uma Matrix. Sempre se esquece de encher as formas de gelo.

Veja mais:

Salas de Poker