Clique Aqui Discussao sobre paternidade e diferentes maneiras de educar os filhos - Página 5

Lista de Usuários Marcados

Página 5 de 28 PrimeiroPrimeiro ... 3456715 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 50 de 276
Like Tree517Likes

Tópico: Discussao sobre paternidade e diferentes maneiras de educar os filhos

  1. #41
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu sempre tive muita dúvida sobre minha capacidade de ter um filho, talvez por comodismo mesmo, porque ter um filho deve ser um desafio foda.
    [...]
    Já vi algumas vezes você postando isso de ter dúvida, de achar que não iria criar um filho bem, e acho que você tá se cobrando demais cara. Claro que você ia ser um bom pai, pelo menos pelo seu perfil no fórum tenho certeza disso.
    Mano, eu não consigo nem fazer minha cachorra não ser agressiva com visita, e vem gente em casa umas 4x por semana, sendo que eu poderia fazer ela ser menos agressiva, mas eu simplesmente não tenho energia de ir atrás de adestrador ou mesmo entrar na internet e aprender como adestrar.

    Eu vejo a dedicação que minha prima e o marido tem com o filho e simplesmente não me vejo capaz de igualar.

    Mas vou pensar sobre me cobrar demais, talvez isso seja um erro mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #42
    Chip Leader Avatar de Heartbreaker
    Data de Ingresso
    26/09/09
    Posts
    2.006
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu sempre tive muita dúvida sobre minha capacidade de ter um filho, talvez por comodismo mesmo, porque ter um filho deve ser um desafio foda.
    [...]
    Já vi algumas vezes você postando isso de ter dúvida, de achar que não iria criar um filho bem, e acho que você tá se cobrando demais cara. Claro que você ia ser um bom pai, pelo menos pelo seu perfil no fórum tenho certeza disso.
    Mano, eu não consigo nem fazer minha cachorra não ser agressiva com visita, e vem gente em casa umas 4x por semana, sendo que eu poderia fazer ela ser menos agressiva, mas eu simplesmente não tenho energia de ir atrás de adestrador ou mesmo entrar na internet e aprender como adestrar.

    Eu vejo a dedicação que minha prima e o marido tem com o filho e simplesmente não me vejo capaz de igualar.

    Mas vou pensar sobre me cobrar demais, talvez isso seja um erro mesmo.
    O que a sua mulher pensa sobre esse lance de não ter filhos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #43
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Lembrei de mais algumas coisas que meus pais/sogros nao gostavam qdo vieram pra ca. Nao sei se eh uma diferenca entre geracoes ou entre paises, mas ai vao duas delas:

    -swaddle: vcs ja devem ter visto, mas nao parece ser mto comum ai. Nada mais eh do que "embrulhar" o bebe de uma forma bem firme, deixando os bracos presos. Isso eh feito nos primeiros meses, pro bebe dormir melhor, ja que ele ainda nao ta acostumado com seus proprios bracos e pernas e mtas vezes se assusta com eles durante o sono. Da uma impressao ruim no comeco, ja que nos, adultos, normalmente gostamos de espaco e mobilidade. A diferenca eh que o bebe acabou de sair do utero, que eh um lugar apertado pra cacete, entao pra ele, ficar nessas condicoes eh mais confortavel do que ficar solto. No comeco a gente usava pra todas as sonecas e durante a noite, depois passamos a usar so durante a noite e hj em dia nao usamos mais. So tem que ficar atento pra quando o bebe comeca a conseguir rolar sozinho, pq ai pode causar algum acidente, ja que eh mais dificil pra ele se mexer. Segue um video da parada:

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=...75097201,d.b2U

    Minha mae e minha sogra ficavam mto incomodadas com isso pela falsa impressao de que ele ta sofrendo.

    -white noise: esse eh o nome que dao a aquele chiado que uma TV velha emite quando esta fora de sintonia, com a tela cinza, sabe? Pelo que pesquisei, o utero eh um lugar bastante barulhento, ja que tem sangue correndo pra todo lado, orgaos ao redor, etc, entao isso eh mais uma forma de imitar o ambiente do utero nos primeiros meses, pra fazer a crianca dormir melhor e sentir bem. Meu filho gostava mto disso e as vezes parecia magica, acalmava ele na hora. Alias, se vc parar pra pensar, intuitivamente a gente meio que ja faz isso. Quem nao pega um bebe no colo e fica fazendo um shhhhh pra ele se acalmar?

    Tem uns aparelhinhos que vem com esse barulho (e outras funcoes tb), mas o jeito mais facil eh baixar um app pra cel ou tablet. A gente deixava o ipad ligado perto do berco dele com esse barulho a noite toda. Pelo que li, nao traz problema nenhum.
    Yves, ColinsFil and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #44
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Tenho uma filha de 4 anos e meio, depois respondo com calma as perguntas do op, mas já vou colocar 3 dúvidas que eu pensando em como resolver.

    1) Ela acabou dormindo no nosso meio por um tempo (vinha no meio da noite e a gente acabava deixando) e ajuda não quer dormir sozinha. Ela vem no meio da noite e faz escândalo de madrugada se eu obrigá-la a voltar pro quarto dela. A solução que eu achei, foi dormir no quarto dela, um dia eu, um dia minha esposa, pra que ela se acostume a ficar a noite toda na cama dela, e daqui um tempo voltamos a dormir juntos :/, alguma sugestão?

    Eu fiz mto isso qdo era crianca e, ate por isso, to prestando atencao extra. O Nicholas dormiu no nosso quarto ate uns 5 meses e meio (nao na cama, no berco dele) e depois foi pro quarto dele. Hj em dia ele faz todas as sonecas e dorme a noite toda la. O maximo que a gente faz eh, quando ele acorda mais cedo, trazer ele pra cama pra ele ficar la uma meia horinha, enquanto a gente toma coragem pra levantar.

    Eu sinceramente nao tenho uma sugestao pra isso, mas acho o cenario bem ruim, apesar de ser bem comum tb. Isso vai passar uma hora, com certeza, ate pq a crianca quer a sua propria privacidade, mas pode ser que demore anos. Acho que a unica alternativa eh ser rigoroso mesmo e nao aceitar isso. Eh foda, mas tem que pensar que eh pro bem dela.


    2) Ela não aceita ir pra cama sozinha, vai dormir a hora que minha esposa vai (~22h), quero resolver isso, qual a melhor forma? Vou conversar, explicar, mas não vai adiantar, mando pra cama as 21 e deixo chorar até cansar?

    Acho que isso eh parecido com a pergunta 1. Se a rotina nao foi criada antes, agora fica mais complicado. O que eu ja vi alguns pais fazendo eh mandar a crianca pro quarto, mesmo que nao seja pra dormir. Ela tem que ficar la, brincando com algo "leve", ate que uma hora pega no sono. Talvez seja mais facil convencer dessa forma.

    Eu fui criado sem rotina nenhuma, podia dormir a hora que quisesse sempre. E ate hj sofro mto pra seguir rotina e, principalmente, acordar cedo.


    3) já percebi que uma amiguinha dela as vezes da um empurrão nela, ou poe a mão na boca, e ela não revida, vem chorando/reclamando na hora, mas não revida, o que voces acham do "bateu - levou", ensinar ou não?

    Eu ja percebi um pouco disso no meu filho tb. Acho que eh natural que algumas criancas sejam mais agressivas que as outras. No comeco fiquei meio incomodado, mas depois parei pra pensar e acho que prefiro ter um filho mais "civilizado" do que um brigao. Mas acho tb que tem um limite. Nao da pra ser passivo assim a vida inteira pq vai acabar sofrendo mto, entao acho que aos poucos vc tem que ensina-la a se defender.
    Preacher and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #45
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Uma dica que eu acho extremamente útil e benéfica para qualquer criança é perguntar (de forma natural e todo dia) como foi o dia dela na escola, o que ela aprendeu ... e ajudar, sempre que possível, nos deveres de casa ... mesmo que a criança estude em tempo integral.
    Tudo isso sempre de forma natural, sem tentar ser inquisitivo ...

    Eu digo isso, pq, imo, isso é crucial no desenvolvimento intelectual de qq crianca.
    Acho uma tremenda falta de responsabilidade negligenciar isso.
    Rola muito na minha família aquela história de que fulano nasceu inteligente, enquanto cicrano nasceu burro ...
    Agora vai saber como os burros foram educados?!
    Uma tragédia!
    Só diminui a autoestima da criança e piora tudo.
    Baita covardia!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #46
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    Tenho uma filha de 7 anos. Minhas impressões:

    Antes comento que tudo é opinião pessoal baseada em experiência de um único filho.

    1 - Rotina do sono: Tem que ter para dormir e acordar. Logo nos primeiros anos de vida. Minha filha vai dormir sozinha às 21:00 sem reclamar. Acorda às 6:30 sem ninguém precisar tirá-la da cama. Consegui isso com rotina, levando-a para dormir sempre no mesmo horário e consequentemente não reclamando quando ela me acorda as 6:30 (incluindo sábado, domingo e feriado). Muitos pais deixam o filho acordado até mais tarde para ele pai dormir até mais tarde no dia seguinte - isso para mim é o pior dos erros na questão da rotina.

    Dentro desse tema - minha filha gosta de começar a dormir com alguém do lado dela para conversar - qualquer um, pai, mãe, vô, tio tia, etc. Isso atrapalha um pouco, mas cara, ela fica conversando com a gente e isso para mim não tem preço, é a famosa inter-relação entre pais e filhos - conversa é sempre bom. Procuro também sempre ler um livro para ela antes de dormir.

    2 - Refeição - Café da manhã e janta sempre em família - todo mundo na mesa e com a televisão e aparelhos eletrônicos desligados.Não comemos salada em casa, e isso é um problema que não vejo horizonte para resolver. Almoço é na rua, ela na escola.

    3 - Escola - Sem opção: período integral desde 01 ano de idade. Por conta disso procuro sempre a melhor escola que posso pagar - uma fatia grande do orçamento fica para isso. é impressionante como ela gosta da escola - procurar escolas que possuem atividades didáticas diversas é o melhor caminho.

    4 - Brincadeiras - temos que ter em mente que as brincadeiras que nossos pais brincavam não serviram para nós - porque as nossas brincadeiras servirão para nossos filhos? cada geração tem seu modo de agir. Óbvio que tem coisas que passam por gerações (jogo de bola, esconde-esconde, etc), mas é diferente. Minha filha tem os eletrônicos da idade dela, gosta de brincar de bola na quadra do condomínio e agora o raio das pulseirinhas de elástico - O papel dos pais, imo, é saber dosar - e não deixar algo influenciar em demasia em detrimento de qualquer outra coisa importante.
    Preacher, Elton, Jdamasio and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #47
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post

    1) Ela acabou dormindo no nosso meio por um tempo (vinha no meio da noite e a gente acabava deixando) e ajuda não quer dormir sozinha. Ela vem no meio da noite e faz escândalo de madrugada se eu obrigá-la a voltar pro quarto dela. A solução que eu achei, foi dormir no quarto dela, um dia eu, um dia minha esposa, pra que ela se acostume a ficar a noite toda na cama dela, e daqui um tempo voltamos a dormir juntos :/, alguma sugestão?
    Fazê-la dormir no quarto dela com mais alguém foi a solução que encontrei para fazer minha filha deixar de dormir na mesma cama que eu e minha esposa. Deu certo – hoje ela ainda gosta de que alguém durma com ela no início, mas não é obrigatoriamente necessário, ela também dorme sozinha numa boa. E ela agora não dorme mais na minha cama – e isso já faz um bom tempo.


    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post

    2) Ela não aceita ir pra cama sozinha, vai dormir a hora que minha esposa vai (~22h), quero resolver isso, qual a melhor forma? Vou conversar, explicar, mas não vai adiantar, mando pra cama as 21 e deixo chorar até cansar?
    Limite de horário para dormir é um detalhe que damos muita atenção lá em casa. Tem pontos bons e ruins – os bons é que dorme e acorda sozinha sempre no mesmo horário – o ruim é exatamente isso, por dormir sempre no mesmo horário, se eu for sair para comer uma pizza, por exemplo, dá 21:00 e a bichinha já ta pingando de sono. Para acordar, faça chuva ou faça sol, 6:30 a casa inteira já está acordada.


    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post

    3) já percebi que uma amiguinha dela as vezes da um empurrão nela, ou põe a mão na boca, e ela não revida, vem chorando/reclamando na hora, mas não revida, o que vocês acham do "bateu - levou", ensinar ou não?
    Se for na escola, reclama com a direção e professores – eles realmente solucionam esse tipo de problema (ainda mais agora nessa era do anti-bulling). Se for na street, o negócio e ensinar sua filha a se virar – não revidando na mesma moeda, mas saber impor limites é sempre saudável .
    Preacher, ekalil and kako like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #48
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    -Qual a melhor maneira de impor limites? Que tipo de castigo aplicar? Bater ta fora de cogitacao ou ajuda de alguma forma?
    Eu converso muito, o fator psico é bem bacana de trabalhar – falar que confia e demonstrar o que espera. Ensinar o valor das coisas e quando perder ou quebrar mostrar que está chateado e que precisará trabalhar muito para repor o que perdeu mostra que as coisas possuem valor.

    Minha esposa trabalha um pouco na base do grito – e minha filha tem medo disso – ainda não sei se é bom ou ruim.


    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    -Ser realista e explicar sempre as coisas como elas sao ou deixar a crianca viver a fantasia dela durante a infancia?
    Procuro não mentir e responder de forma correta tudo que me é perguntado – tudo dentro do limite etário. A escola acaba fomentando bastante as questões dentro de cada limite de idade – isso é bom porque direciona a gente em determinados assuntos.

    Minha filha não é muito de ficar brincando de forma imaginativa – com fantasias e mundos paralelos.

    O Papai Noel e o Coelho da Páscoa ainda são seres vivos lá em casa.


    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    -Como lidar com o resto da familia se intrometendo em tudo (educacao, alimentacao, etc)?
    Vou discordar da opinião de alguns. Acho essencial algum tipo de intromissão da família – diversifica a educação, mostra outros pontos de vista (mesmo que forem diferentes do seu). No fim das contas somos nós que educamos e colocamos os limites.

    Agora se a intromissão for tamanha que esteja prejudicando – dá um toque.


    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    -Colocar a crianca em uma rotina rigida ou ser mais flexivel?
    Rotina do sono, no meu caso, deve ser rígida. Alimentação é conseqüência da rotina da casa. Escola é rotina social. Brincadeira sem limite.


    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post

    -Limitar o uso de eletronicos (TV, celular, tablet, videogame, etc) pra tentar fazer a crianca brincar mais no mundo real?
    Para eles tudo isso é brincadeira do mundo real Kalil. Dosar é a solução.
    kako likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #49
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    onde conseguir crianças pra brincar com nossos filhos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #50
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Uma dica que eu acho extremamente útil e benéfica para qualquer criança é perguntar (de forma natural e todo dia) como foi o dia dela na escola, o que ela aprendeu ... e ajudar, sempre que possível, nos deveres de casa ... mesmo que a criança estude em tempo integral.
    Tudo isso sempre de forma natural, sem tentar ser inquisitivo ...

    Eu digo isso, pq, imo, isso é crucial no desenvolvimento intelectual de qq crianca.
    Acho uma tremenda falta de responsabilidade negligenciar isso.
    Rola muito na minha família aquela história de que fulano nasceu inteligente, enquanto cicrano nasceu burro ...
    Agora vai saber como os burros foram educados?!
    Uma tragédia!
    Só diminui a autoestima da criança e piora tudo.
    Baita covardia!
    Ainda ontem li uma matéria que questiona qual é a melhor maneira de se elogiar uma criança. Segundo a pesquisa, é um erro elogiar a inteligência, o que deve ser elogiado é o esforço. Elogiar a inteligência pode deixar a criança com medo de enfrentar novos desafios na escola, pois quando ela for aprender, por exemplo, multiplicação e divisão, provavelmente sentirá uma dificuldade maior de aprendizado do que quando estava aprendendo soma e subtração, deixando-a insegura e questionadora da sua própria inteligência. E aí ela sentirá falta da sua "zona de conforto", quando fazia os exercícios mais simples e era elogiada por isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 5 de 28 PrimeiroPrimeiro ... 3456715 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados