Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 16 PrimeiroPrimeiro 1234513 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #21
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.521
    ty pela dica Kako , os videos desse cara são muito bons.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    O vídeo do kako é melhor mesmo do que os do spinoza ou vocês só tão elogiando apenas o do kako porque ele é rico e o spinoza é um ex-fake?

    To falando porque não sei se vou querer assistir tudo, queria ter uma ideia mais ampla do pensamento do Spinoza (o filósofo), algo que não seja tão complicado para iniciantes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Haha ...o vídeo do kako é melhor mesmo!

    Recebi também +REP e mp me agradecendo pela iniciativa.

    Só queria que algumas pessoas que talvez nunca pudessem encontrar esse pensamento diverso, o fizessem ... o que cada um vai fazer com esse pensamento não é problema meu.
    santiago and LucasRibeiro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Como pode um filósofo do século XVII ter razão até hoje em dia?

    Não vou discutir aqui o avanço das ciências. Apenas quero mostrar que, assim como na Psicanálise, existem explicações spinozistas para a Neurociência ou a Física Contemporânea:

    António Damásio (Neurocientista):

    "O homem está evoluindo para conciliar a emoção e a razão", diz António Damásio - Ciência - Notícia - VEJA.com

    GloboNews Ciência e Tecnologia - Neurocientista Antonio Damásio desvenda mistérios do cérebro humano | globo.tv

    Einstein (Físico contemporâneo):

    Deus ou seja a Natureza: Spinoza e os novos paradigmas da Física (God or in other words Nature)

    https://repositorio.ufba.br/ri/bitst...20natureza.pdf
    NIRVANA likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.521
    Sou bem leigo, e to curtindo bastante o site, o cara tem uma didática muito boa, videos de 2hrs e não são chatos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #26
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Acabei de assistir o vídeo do Prof. Clóvis, excelente mesmo.

    Já favoritei aqui os outros e assim que der engato tb. Depois comento direito.

    +Rep, desde já.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #27
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    karalho mano
    mto bom o video q o kako linko
    fazia tempo que nao via conteudo assim...
    tem nem o q dizer cara, mto fera
    o cara simplesmente consegue expressar altas parada q eu sinto/penso mas jamais me expressaria dessa forma pqp


    to afim de ler algo de spinoza, o que que me indica, spinoza ? kkkkk
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #28
    Professional Avatar de NIRVANA
    Data de Ingresso
    14/01/13
    Posts
    385
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    karalho mano
    mto bom o video q o kako linko
    fazia tempo que nao via conteudo assim...
    tem nem o q dizer cara, mto fera
    o cara simplesmente consegue expressar altas parada q eu sinto/penso mas jamais me expressaria dessa forma pqp


    to afim de ler algo de spinoza, o que que me indica, spinoza ? kkkkk
    11
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #29
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    karalho mano
    mto bom o video q o kako linko
    fazia tempo que nao via conteudo assim...
    tem nem o q dizer cara, mto fera
    o cara simplesmente consegue expressar altas parada q eu sinto/penso mas jamais me expressaria dessa forma pqp


    to afim de ler algo de spinoza, o que que me indica, spinoza ? kkkkk
    Cara ... sobre Spinoza eu recomendo qq livro da Marilena Chaui ou do Deleuze ... recomendo tb comprar ou baixar o "Espinosa" da Coleção "Os Pensadores" ... é baratinho 15 ou 20 reais e tem uma pequena biografia + 4 obras + cartas nesse livro (as primeiras edicoes ... parece que tiraram algumas obras nas novas edicoes) ... se tu for ler a Ética tu vai ficar WTF ... é foda ler a Ética ... mas se tu for desbravar ela todinha vai ficar com o queixo caído quando acabar ... um conselho: tem muito neguinho aí que deturpa pra caralho Spinoza, aí tu vai ver ele é kantiano (no sentido transcendental e tal) ou não conhece mesmo o trabalho do Spinoza ou segue traduções erradas etc ... então Marilena Chaui (a maior conhecedora viva de Spinoza no mundo) ou Deleuze (um filósofo francês do caralho) FTW ... se liga que Spinoza também é chamado aqui de Espinosa e em alguns poucos outros lugares de Espinoza.

    Edit: Tem um livro da Marilena chamado "A Nervura do Real" (é pra filósofos e tal) tem 940 paginas de corpo texto + 260 páginas de notas e é o volume 1 - Imanência ... ela ta escrevendo o volume 2 - Liberdade! ... ela é fodona HUAHUAHUA
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 28-08-2013 às 12:18.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Eu só to postando pra compartilhar mesmo.
    Espero que não trollem e até ignorem.

    Spinoza foi o filósofo que instaurou uma preocupação que não existia e é rechaçada pela filosofia chapa branca.
    Qual seria?
    Os afetos!
    Para Spinoza, boa parte da filosofia é o estudo dos afetos.
    Isso tudo pode soar abstrato demais, no entanto é mais simples do que imaginamos.

    Como foi dito pelo prof. Clóvis, no video dele sobre Spinoza, existe uma chapa branca (visão dominante e tradicional) na filosofia e ela é platão-descartes-kant.
    Ele também disse que existe uma chapa verde (visão marginal) na qual fazem parte Spinoza e Nietzsche.
    Para ter uma idéia mais afetiva/sensorial disso que ele disse, basta assistir um simpósio sobre Kant ou Wittgenstein e você verão como é chato, estéril e moralista.
    No entanto, quando forem assistir um simpósio sobre Nietzsche, Spinoza, foucault, Deleuze ... verão como é poético, excitante e intens.

    Pois bem!
    Eu gosto muito da visão Deleuzeana do Spinoza.
    Deleuze é um filósofo muito famoso, contemporâneo, nietscheneano, que usa Spinoza como ninguém.
    Eu realço essa idéia, pq existe um probleminha em aproximar Spinoza de Nietzsche.
    Spinoza é caracterizado como um racionalista metafísico (que trata das paixões e dos afetos, por mais contraditório que isso possa parecer, principalmente por ser metafísico e racionalista).
    Mas o racionalismo de Spinoza é completamente diferente dos demais.
    Dentro desse racionalismo, as paixões têm papel fundamental.
    O que não ocorre em nenhum outro racionalista, pelo contrário isso é motivo de "irracionalismo".

    Nietzsche mandou quase todos os filósofos pra pqp ... segundo ele, quase todos os filósofos só fizeram mal a filosofia.
    Nietzsche não fez elogio nenhum a quase nenhum filósofo, senão Spinoza, em um brevíssimo momento, numa carta a um amigo ... logo depois xingou Spinoza também huahuahua.
    Nietzsche é muito falado por ser o pai do "irracionalismo", paixão pura contrária a qualquer tipo de "razão".
    Existem diversos tipos de nietszcheneanos.
    Deleuze é um deles.
    Daí vem um pouco a minha birra e admiração ao mesmo tempo, e por motivos opostos à Nietzsche.
    Ele entendeu e não entendeu Spinoza, como Deleuze tão bem demonstrou.

    Então!
    Vou postar aqui uma bela exposição sobre os afetos, na visão nietzscheneana, feita por um nietzscheneano.
    É muito boa mesmo!
    É mais simples, poético e profundo.
    Eu curto demais a apropriação nietzscheneana do Spinoza, pela potência e expressão com que eles conseguem atingir, utilizando uma outra forma ... um pouco diferente da dos "spinozistas clássicos".
    Parece existir mais vida ainda na expressão deles.

    Aproveitem!


    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 08-12-2013 às 06:18.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 3 de 16 PrimeiroPrimeiro 1234513 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados