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O ponto que o drakee levantou é importantíssimo, o Brasil tem um modelo de industralização que se baseou no carro, até hoje o modelo é esse de veículo individual e transporte coletivo fraco, sem ferrovias e tudo.
E essa discussão de regulação, ser cartel ou não, eu acho super std as montadoras manterem um lucro dessa magnitude mesmo sem nenhum tipo de cartel, ainda que implícito. O que incentiva mesmo é a proteção contra importados e o modelo brasileiro de carro como meio de transporte sem alternativas decentes. Carro é um tipo de bem que não é substituto perfeito, não é igual alface, então é diferente um Gol de um Palio, dae as montadoras não participam naturalmente de uma competição perfeita mas de um tipo de competição monopolística, onde cada uma vende produtos difrenciados. Tipo, considerando 10% de margem de lucro, a montadora que abaixasse o preço de um carro de 30k pra 29k estaria reduzindo o lucro em 33%, e teria que vender 50% mais pra compensar o lucro menor de cada carro. Chutando, eu acho que não chegaria nem perto de vender 50% mais carros com essa redução de preço.
btw, eu acho surreal esperar que as pessoas não comprem carro porque tá muito caro, porque aqui é 70k o que lá fora é 40k. Se o cara não tem opção de comprar lá fora vai comprar aqui mesmo.
E eu vi alguém falar dos juros pra determinar uma margem mínima de lucro, isso é viagem, o que tem que ver é que uma taxa selic é uma taxa de juros anual, a margem de lucro do carro não significa que você travou X na produção do carro por um ano pra tirar X + lucro, o dinheiro circula e é reinvestido."