Clique Aqui [Advogados] Taxa de condominio - Jurisprudencia e Opiniões - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 89
Like Tree60Likes

Tópico: [Advogados] Taxa de condominio - Jurisprudencia e Opiniões

  1. #11
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Artigos do CC aplicáveis ao caso:

    Art. 1.334. Além das cláusulas referidas no art. 1.332 e das que os interessados houverem por bem estipular, a convenção determinará:I - a quota proporcional e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio;
    Art. 1.336. São deveres do condômino:
    I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

    Ora, a regra geral da lei é pagar a taxa na proporção da fração ideal! Com a lei e a convenção a favor nunca que eu assinaria o referendo deles!
    Última edição por Nacht; 05-12-2012 às 15:01.
    kzoide and bruccm like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    World Class Avatar de samuca
    Data de Ingresso
    26/03/08
    Posts
    5.273
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Ora, a regra geral da lei é pagar a taxa na proporção da fração ideal! Com a lei e a convenção a favor nunca que eu assinaria o referendo deles! [/FONT][/COLOR]
    qft, não faz sentido assinar isso. Os condôminos da cobertura tão querendo ser mallandros, isso sim!
    kzoide likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Expert Avatar de bgiamatei
    Data de Ingresso
    20/02/08
    Posts
    2.979
    O que não faz sentido é esse Sindico de araque empurrar essa petição para todos assinarem alegando que assim evitaria um gasto nos Tribunais - malandrão levou bola para passar isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Chip Leader Avatar de flessak
    Data de Ingresso
    14/03/08
    Localização
    Curitiba-PR
    Posts
    1.163
    Uma pesquisa bem rápida no TJ-PR:

    "CIVIL * PROCESSO CIVIL * AÇÃO DE REVISÃO DE RATEIO DE DESPESAS CONDOMINIAIS C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE * RATEIO INDIVIDUAL POR LOTE EM DESCONFORMIDADE COM A CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO, QUE O PREVÊ DIVISÃO DE DESPESAS DE ACORDO COM A FRAÇÃO IDEAL DE CADA UNIDADE AUTÔNOMA * IMPOSSIBILIDADE DA COBRANÇA COMO REALIZADA * DESOBEDIÊNCIA AO CONTIDO EM LEI E NA CONVENÇÃO * PAGAMENTOS ANTERIORES QUE SEMPRE FORAM REALIZADOS COM BASE NO RATEIO POR LOTES * IRRELEVÂNCIA * COSTUMES QUE NÃO PODEM PREVALECER SOBRE A LEI E SOBRE A CONVENÇÃO CONDOMINIAL * CONDENAÇÃO EM LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ * INCABÍVEL * RECURSO DE APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDO." (Apelação Cível 662.45-0, julgada em 03.05.2012)

    " APELAÇÃO CÍVEL * AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE E NULIDADE DE RATEIO DE DESPESAS DE CONDOMÍNIO * SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA - DESPESAS CONDOMINIAIS - CRITÉRIO DE RATEIO ESTABELECIDO NA CONVENÇÃO CONDOMINIAL * PROPORCIONAL À FRAÇÃO IDEAL DE CADA UNIDADE * INEXISTÊNCIA DE NULIDADE DA CLÁUSULA - OBRIGAÇÃO DEVIDA * INTELIGÊNCIA DO ART. 12, §1º, DA LEI N. 4.591/64 E DO ART. 1.336, I, DO CC - RECURSO AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO" (Apelação Cível 611.198-4, julgado em 08.04.2010).
    kzoide likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Expert Avatar de kzoide
    Data de Ingresso
    02/10/07
    Posts
    4.155
    Images
    1
    O pior é q com a indicação pra votarmos a favor, eu acho q vai passar. Eu mesmo ia votar a favor se não postasse a duvida aqui.

    Ty a tados q ajudaram.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Cara...insta mandar uma notificacao p todo mundo informando que eh mentira. Ou pelo menos interfona p galera ai sei la...

    Porra... sindico tem cobertura?
    kzoide likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    World Class Avatar de samuca
    Data de Ingresso
    26/03/08
    Posts
    5.273
    Citação Postado originalmente por kzoide Ver Post
    O pior é q com a indicação pra votarmos a favor, eu acho q vai passar. Eu mesmo ia votar a favor se não postasse a duvida aqui.

    Ty a tados q ajudaram.
    Que absurdo! Insta falar com os outros condôminos sobre isso!
    E vale reiterar a pergunta do @Kléber: o síndico tem cobertura?
    kzoide likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Chip Leader Avatar de Yuri
    Data de Ingresso
    20/02/09
    Posts
    1.030
    Se ele tiver está morta a charada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    Expert Avatar de kzoide
    Data de Ingresso
    02/10/07
    Posts
    4.155
    Images
    1
    Não.. Ele não tem cobertura.

    Acho q ele só não quer confusão mesmo.

    Não sei como foi elaborada essas reinvindicações dos apartamentos de cobertura, mas parece q eles colocaram alguma jurisprudencia a favor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    World Class Avatar de samuca
    Data de Ingresso
    26/03/08
    Posts
    5.273
    Citação Postado originalmente por kzoide Ver Post
    Não.. Ele não tem cobertura.

    Acho q ele só não quer confusão mesmo.

    Não sei como foi elaborada essas reinvindicações dos apartamentos de cobertura, mas parece q eles colocaram alguma jurisprudencia a favor.
    @kzoide, vai falar com o síndico sobre isso, cara. Ele deve ser muito inocente e gente boa para ter cedido tão facilmente a essa pretensão dos condôminos mallandros.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados