Clique Aqui ENEM - Quem vai fazer ? - Página 24

Lista de Usuários Marcados

Página 24 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 142223242526 ÚltimoÚltimo
Resultados 231 a 240 de 255
Like Tree74Likes

Tópico: ENEM - Quem vai fazer ?

  1. #231
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    E essa questão hein?

    Picinin and Bolengo like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #232
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Eu fiz o primeiro ano do ENEM. Na epoca a prova era novidade e valia apenas alguns pontos adicionais nos principais vestibulares. Hoje eu vejo que o ENEM ganhou mta forca e, salvo engano, eh a prova que define quem entra e quem nao entra em muitas universidades.

    Ao mesmo tempo, pelo pouco que vejo, a prova eh infinitamente pior em termos de conteudo e de organizacao que os tradicionais vestibulares preparados pela propria universidade (ou alguma instituicao vinculada a ela). A fuvest de 16 anos atras, quando prestei (caralho, to velho), me passa mto mais credibilidade do que o ENEM atual.

    Essa eh uma impressao errada minha ou vcs que acompanham mais de perto compartilham dessa opiniao?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #233
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    É errado se depois vc faz propaganda dando a entender que o excelente desempenho é global e não da turma "especial".

    Se tudo é bem discriminado, não vejo problema. Mas parece que isso não é o que ocorre.
    Eu acho errado de qualquer forma. Levando ao extremo essa pratica, vc pode criar um CNPJ pro melhor aluno da escola e ficar em 1o do ranking. Obvio que isso seria um exagero, mas o que acontece hoje eh a mesma estrategia, usada de forma menos agressiva.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #234
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu fiz o primeiro ano do ENEM. Na epoca a prova era novidade e valia apenas alguns pontos adicionais nos principais vestibulares. Hoje eu vejo que o ENEM ganhou mta forca e, salvo engano, eh a prova que define quem entra e quem nao entra em muitas universidades.

    Ao mesmo tempo, pelo pouco que vejo, a prova eh infinitamente pior em termos de conteudo e de organizacao que os tradicionais vestibulares preparados pela propria universidade (ou alguma instituicao vinculada a ela). A fuvest de 16 anos atras, quando prestei (caralho, to velho), me passa mto mais credibilidade do que o ENEM atual.

    Essa eh uma impressao errada minha ou vcs que acompanham mais de perto compartilham dessa opiniao?
    Quando o ENEM surgiu ele era deprimente, as questões eram triviais e isso fazia com que cursos difíceis (e que tem que ter uma barra alta mesmo, como Engenharia) fossem nivelados por baixo.

    Com o tempo a prova melhorou e deixou de ser trivial. Mas ainda assim é uma pena que universidades não possam fazer suas próprias provas e cobrar o que elas julgam ser mais relevantes. A UFRJ tinha uma prova muito decente cuja matemática era muito forte, o que fazia com que as pessoas tivessem que se preparar mais pra entrar e fossem melhor uma vez lá dentro.

    Li uma vez (não vou achar saber achar a fonte agora) que o número de reprovações/desistências das Engenharias no Fundão aumentou bastante desde a implementação do ENEM. Isso é óbvio, você oferece a mesma prova de matemática pro cara que quer Ciências Sociais e Engenharia Eletrônica. No final isso é custo pra universidade, pois ela precisa se mobilizar (oferecer coisas como aulas de reforço), atrasa a formação dos profissionais, super-lota as salas e em última instância diminui a qualidade dos formados.
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #235
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    E essa questão hein?

    Eu sempre lembro desse texto quando vejo esse tipo de coisa:
    Statements | Artigos | Gazeta do Povo
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #236
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu fiz o primeiro ano do ENEM. Na epoca a prova era novidade e valia apenas alguns pontos adicionais nos principais vestibulares. Hoje eu vejo que o ENEM ganhou mta forca e, salvo engano, eh a prova que define quem entra e quem nao entra em muitas universidades.

    Ao mesmo tempo, pelo pouco que vejo, a prova eh infinitamente pior em termos de conteudo e de organizacao que os tradicionais vestibulares preparados pela propria universidade (ou alguma instituicao vinculada a ela). A fuvest de 16 anos atras, quando prestei (caralho, to velho), me passa mto mais credibilidade do que o ENEM atual.

    Essa eh uma impressao errada minha ou vcs que acompanham mais de perto compartilham dessa opiniao?
    Quando o ENEM surgiu ele era deprimente, as questões eram triviais e isso fazia com que cursos difíceis (e que tem que ter uma barra alta mesmo, como Engenharia) fossem nivelados por baixo.

    Com o tempo a prova melhorou e deixou de ser trivial. Mas ainda assim é uma pena que universidades não possam fazer suas próprias provas e cobrar o que elas julgam ser mais relevantes. A UFRJ tinha uma prova muito decente cuja matemática era muito forte, o que fazia com que as pessoas tivessem que se preparar mais pra entrar e fossem melhor uma vez lá dentro.

    Li uma vez (não vou achar saber achar a fonte agora) que o número de reprovações/desistências das Engenharias no Fundão aumentou bastante desde a implementação do ENEM. Isso é óbvio, você oferece a mesma prova de matemática pro cara que quer Ciências Sociais e Engenharia Eletrônica. No final isso é custo pra universidade, pois ela precisa se mobilizar (oferecer coisas como aulas de reforço), atrasa a formação dos profissionais, super-lota as salas e em última instância diminui a qualidade dos formados.
    Isso sem falar nos vazamentos, cancelamento de questoes, questoes mal formuladas, etc.

    Acho que nao existe um metodo perfeito pra selecionar os melhores candidatos, mas da pra melhorar mto. Acho que a ideia do ENEM eh ser uma especie de SAT brasileiro (prova que os alunos americanos fazem quando saem do high school).

    A diferenca eh que, o SAT eh bem organizado (embora o conteudo tb nao seja la essa maravilha) e, principalmente, eh apenas um dos fatores que decide a aceitacao do aluno na escola. A analise eh bem mais holistica, levando em conta historico escolar, cartas de recomendacao, essays explicando pq vc quer estudar aquilo e naquela instituicao, participacao em atividades fora da sala de aula (gremios estudantis, times, etc), trabalho volutario, etc. Algumas escolas ate entrevistam os candidatos antes de fazer a decisao final.

    Toda vez que vejo noticias do ENEM me da uma tristeza.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #237
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    O ENEM pode ter (e tem) muitos defeitos, mas ser o exame unificado de admissão ao ensino superior não é um deles.
    gekinganger and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #238
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eu fiz o primeiro ano do ENEM. Na epoca a prova era novidade e valia apenas alguns pontos adicionais nos principais vestibulares. Hoje eu vejo que o ENEM ganhou mta forca e, salvo engano, eh a prova que define quem entra e quem nao entra em muitas universidades.

    Ao mesmo tempo, pelo pouco que vejo, a prova eh infinitamente pior em termos de conteudo e de organizacao que os tradicionais vestibulares preparados pela propria universidade (ou alguma instituicao vinculada a ela). A fuvest de 16 anos atras, quando prestei (caralho, to velho), me passa mto mais credibilidade do que o ENEM atual.

    Essa eh uma impressao errada minha ou vcs que acompanham mais de perto compartilham dessa opiniao?
    Eu fiz ENEM esse ano. Realmente, se comparar com uma segunda etapa da UFMG deixa um pouco a desejar, mas eu achei o nível da prova até alto. Bem alto até, eu me julgo na parcela que entende melhor que tá fazendo a prova, talvez sendo arrogante, talvez só reconhecendo que eu tive mais oportunidade e tranquilidade de estudar na minha vida, e eu não achei a prova trivial, as paradas de física, química e biologia que eu não via há muito tempo eu não sabia, e mesmo as provas que eu fui bem deu pra ver que não tavam muito fáceis pra maior parte da galera.

    Agora realmente tem umas coisas meio toscas, tipo ser uma "prova cidadã", tem várias questões que pra responder basta ter bom senso, ser bonzinho e mostrar que tem consciência social, eu acho meio ridículo isso mas enfim, não deixa de selecionar quem tem o mínimo raciocínio pra perceber isso.

    O que eu realmente acho que o ENEM falha é que é impossível ter segurança alta numa prova tão grande, aplicada em n municípios do interiorzão do Brasil, o risco de problemas e fraudes aumenta exponencialmenteão tem uniformização direito dos procedimentos, tem sala que os meninos vão ganhar mais tempo pra fazer a prova porque o aplicador é "gente boa", etc

    E ser usado pra selecionar estudantes pro Brasil inteiro tem seus prós e contras, um contra enorme é que o cara que não faria prova pro estado X vai pra lá só porque a nota deu no Sisu, pra ficar 6 meses/1 ano e voltar pra faculdade que queria mesmo.
    Alvinho, Picinin, ekalil and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #239
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    O ENEM pode ter (e tem) muitos defeitos, mas ser o exame unificado de admissão ao ensino superior não é um deles.
    Eu nem sei como ta hoje. As universidades tem a liberdade de ignorar o ENEM ou sao obrigadas a usa-lo no processo de admissao?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #240
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Salvo engano, as universidades federais tem autonomia pra decidir quanto do enem é usado (como pontuação ou quantidade de vagas), os IFs acho que não possuem autonomia.. Estaduais também possuem autonomia

    Na Unicamp o enem é boost de pontuação, na UFMG é o único modo de admissão, na UFRGS uma parte é enem e outra vestibular
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados