Clique Aqui ENEM - Quem vai fazer ? - Página 26

Lista de Usuários Marcados

Página 26 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 16242526
Resultados 251 a 255 de 255
Like Tree74Likes

Tópico: ENEM - Quem vai fazer ?

  1. #251
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por Caipira Ver Post
    Interessante essa sua análise @RKint.

    Mas, eu confesso que pela minha experiência pessoal, a maioria dos estudantes do Norte/Nordeste voltam para o seu estado.

    Na pós-graduação de Odontologia da Unicamp há muitos alunos do Norte/Nordeste. Praticamente 100% deles retornam para o seu estado, principalmente pq eles já vêm para a pós visando um futuro concurso em seu estado/cidade.
    Pois, e há também o outro lado.. as pessoas que são do sudeste e vão pra outras regiões estudar pq não conseguiram passar no próprio estado, acabam por fazer uma vida na nova morada, afinal são 4+ anos.. aí ele termina o curso, pode seguir na nova região dele, onde ele já tem oportunidades, conhece todo mundo no mercado ou pode voltar pra cidade dele, sem um network efetivo, buscar por oportunidades e etc.. no fim, acho que dá uma boa balanceada

    Eu sou de SP e fui pro RS estudar.. na minha turma, éramos menos de 20% de alunos não gaúchos, já com os meus bixos rolou o inverso, menos de 30% eram do estado, a turma seguinte lembro que era bem equilibrada.. acho que isso varia bastante e não impacta tanto quanto parece.

    As universidades mais tradicionais e/ou renomadas como USP, Unicamp, UNB e afins sempre tiveram muita gente de fora.. rola(vam) caravanas pra nego ir fazer vestibular, chegou ao ponto da Unicamp ter local de prova em Fortaleza

    Assim como as universidades públicas sempre tiveram apoio financeiro estudantil, seja financeiramente direto e/ou com programas como as moradias, ru... mesmo uma pessoa de origem pobre consegue ter as condições básicas para cursar a graduação
    Caipira likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #252
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    @sopro, quando você fez o vestibular e qual seu curso? Como disse, isso é um fenômeno razoavelmente recente. A UFRJ só adotou o ENEM completamente em 2011. A situação tá bem pior do que você tá descrevendo, principalmente pra cursos mais concorridos (Engenharia, Medicina, etc).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #253
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    @RKint Pro curso do RS fiz em 2009, comunicação.

    Eu imagino que na UFRJ tenha pouca gente do Rio, meu ponto é que universidade famosa sempre foi assim, eu sou de Campinas e conheço uma galeeeeeeera da Unicamp, a maioria de fora de Campinas.. principalmente nesses cursos que vc citou
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #254
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Na USP, Economia, eu chutaria que era 50% de Sao Paulo capital, uns 40% do interior de SP e o resto de outros estados.

    No ITA eu sei que tem uma forte presenca do Nordeste, historicamente.

    Eu lembro que era ridiculo comparar o nivel das escolas que eu estudei com o nivel das escolas top de Sao Paulo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #255
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 26 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 16242526

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados