Clique Aqui Provocações Sobre Deus e Religião - Página 116

Lista de Usuários Marcados

Página 116 de 246 PrimeiroPrimeiro ... 1666106114115116117118126166216 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.151 a 1.160 de 2460
Like Tree3787Likes

Tópico: Provocações Sobre Deus e Religião

  1. #1151
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Haahhãhhh.

    + Tem que ser real, cara ta de sacanagem já, não precisa apedrejar. Relacionar a ausência de Deus com o excesso de violência não é o melhor caminho.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1152
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    O que a Igreja Católica alega sobre a completa debilidade do modelo de design inteligente à luz do evolucionismo?

    Lembremo-nos que a evolução não é, somente, uma teoria, mas um fato, assim como a órbita da Terra se realiza em torno do Sol.

    Eu pergunto isso pq a Igreja Católica, muito ao contrário de outras vertentes do cristianismo, ainda procura dialogar com a filosofia e com a ciência e não faz teologia barata. Os doutores da Igreja alegam, então, que o tempo de Deus é diferente do tempo do homem, ou algo do tipo, para tentar explicar a criação e a evolução dos hominídeos no ser humano de hoje? Utilizam de outros argumentos? Ou partem para o suicídio de seu idealismo e negam as provas da evolução?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1153
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    O catolicismo com certeza vai abraçar por completo a idéia da evolução das espécies cedo ou tarde. A única forma de uma religião se manter viva por tanto tempo é possuindo certa maleabilidade.

    Lembro de ter visto uma declaração do Papa nesse sentido uma vez. Aceitando a evolução como uma possibilidade, mas claro com deus no controle. Mas não tenho certeza do contexto da declaração e nem sei apontar uma fonte.
    PebaVermelho and caofa like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1154
    World Class Avatar de Breda
    Data de Ingresso
    06/10/07
    Posts
    5.101
    Images
    1
    @JoseIrineu Deísmo.

    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1155
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    O catolicismo com certeza vai abraçar por completo a idéia da evolução das espécies cedo ou tarde. A única forma de uma religião se manter viva por tanto tempo é possuindo certa maleabilidade.

    Lembro de ter visto uma declaração do Papa nesse sentido uma vez. Aceitando a evolução como uma possibilidade, mas claro com deus no controle. Mas não tenho certeza do contexto da declaração e nem sei apontar uma fonte.
    Com certeza. Mas, eu gostaria de saber qual é o argumento que congrega a teoria da evolução das espécies com o livro do Gênesis. Se não me engano, os católicos confirmam que esse livros contam a história do mundo de forma alegórica, visto que o Espírito Santo se utiliza de várias formas para se comunicar com a humanidade. Eu pensava que os livros da Bíblia narravam fatos ipsis litteris, mas parece que são "apenas" formas de comunicação de Deus para conosco, na verdade uma belíssima forma de se contar uma história.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1156
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Oq sao fatos ipsis literis? Oq eu sei eh q desde pequeno que minha mae, mega master catolica, prega q o velho testamento eh quase todo formado por metaforas e simbolos e nao eh pra ser levado ao pe da letra.

    Eu sou ateu tb, mas criticar q uma igreja possa mudar algumas ideias, e quem sabe assim evoluir, parece que nao eh o caminho.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1157
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Oq sao fatos ipsis literis? Oq eu sei eh q desde pequeno que minha mae, mega master catolica, prega q o velho testamento eh quase todo formado por metaforas e simbolos e nao eh pra ser levado ao pe da letra.

    Eu sou ateu tb, mas criticar q uma igreja possa mudar algumas ideias, e quem sabe assim evoluir, parece que nao eh o caminho.
    Quer dizer ~literalmente~, nas ~mesmas palavras~. Significa que literalmente Deus Criador criou o mundo em 6 dias, e descansou e abençoou o mundo no 7º dia, exatamente como está escrito no Gênesis, sem tirar nem acrescentar palavras.

    Eu não sei pq eu donkei e achei que os católicos pensavam que essas narrações não eram uma mera alegoria. Mas eles acreditam que sejam sim.

    Eu penso que é importante a religião católica conciliar os conhecimentos científicos com seus próprios dogmas, pois ela sempre fez isso ao longo da história, principalmente depois do Renascimento. Na verdade é justamente essa harmonização que confere vigor ao catolicismo, pois a Igreja não nega a capacidade racional do homem, muito pelo contrário. Só para dar um exemplo, na época do renascimento surgiu um filosofia muito forte chamada humanismo.

    Durante a Idade Média os grandes doutores da Lei, filósofos e eruditos quebravam a cabeça para desvendar os desígnios de Deus, e achavam perda de tempo ficar refletindo muito sobre as coisas terrenas. Só que com o desenvolvimento da civilização e das cidades italianas as pessoas precisavam estudar o mundo físico para poderem construir rotas comerciais, instrumentos tecnológicos e tudo o mais. Assim, foi desenvolvida a seguinte tese: ora, Deus nos abençoou com a razão. O que que tem demais, pois, em analisar a natureza? Observando a natureza nós podemos, inclusive, verificar o poder de Deus e sua obra divina. Diante disso, os novos conhecimentos adquiridos não negavam Deus. Muito pelo contrário. Alguns historiadores da época afirmavam que o renascimento marcava uma ruptura incisiva com a mentalidade cristã, mas isso tem apenas um pouquinho de verdade. Os maiores cientistas que já viveram naquela época eram religiosos. Galileu, por exemplo, acreditava estar realizando um grande serviço aos cristãos, para pararem de acreditar em falsidades e começar a contemplar a maravilha da obra de Deus, sem mentir para si próprio.

    Ou seja, a ciência sempre foi uma forte aliada da religião. E é muito bonito e importante que assim o seja.

    Ps: Mal aew responder com altos parágrafos, mas eu gosto de escrever para mim mesmo também.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1158
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Não acho que seja uma característica natural do catolicismo evoluir e se adequar a novos conhecimentos, me parece que só fazem isso quando é na marra mesmo. Apenas quando a coisa chega ao extremo do ridículo e defender os velhos dogmas se torna absolutamente insustentável.

    Imagine só o Papa tentando defender hoje em dia que a terra é o centro do universo.

    Com a evolução das espécies imo o caminho vai ser mais ou menos o de sempre. Já passou muito da hora de nego se render e admitir que a discussão acabou, mas deve rolar resistência por uns bons anos ainda. Quem sabe décadas.
    Última edição por zombie; 25-05-2014 às 20:24.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1159
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Não acho que seja uma característica natural do catolicismo evoluir e se adequar a novos conhecimentos, me parece que só fazem isso quando é na marra mesmo. Apenas quando a coisa chega ao extremo do ridículo e defender os velhos dogmas se torna absolutamente insustentável.

    Imagine só o Papa tentando defender hoje em dia que a terra é o centro do universo.

    Com a evolução das espécies imo o caminho vai ser mais ou menos o de sempre. Já passou muito da hora de nego se render e admitir que a discussão acabou, mas deve rolar resistência por uns bons anos ainda. Quem sabe décadas.
    Concordo, depois do Iluminismo os caras tacaram o fodase.

    Essa resistência é, desculpem-me os amigos católicos, comercial por um lado (não tanto hoje, pois o Papa Bento XVI afirmou que não queria uma Igreja cool e nem pop, ao contrário dos Papas do passado que estabeleceram medidas para angariar novos fiéis), e um controle de qualidade do conhecimento científico por outro. Eles demoram décadas para reconhecer certos postulados, pq eles estão mais preocupados em estudar a religião e poucos são os padres cientistas. Mas os que se dedicam à ciência, pode ter certeza, estão muito atentos às novas descobertas e discutem bem esses novos assuntos. Uma hora ou outra eles acabam, não vou dizer cedendo, mas concordando com as novas leis científicas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1160
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Bolengo and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados