Postado originalmente por
petinhu

Postado originalmente por
Malfato
Caras, sou totalmente donk e todo meu dinheiro(que nao eh mt fica na poupança só pra nao deixar no colchão msm

).
Com 10k reais disponíveis hoje, e sem intenção e nem perigo de usá-lo por pelo menos 1 ano, o q devo/posso procurar fazer?
Há tempos vejo sobre o tesouro direto(3 anos eh o tempo ideal de investimento?). Como devo proceder para investir nisso?
Tenho conta no banco Itau apenas.
Ty.
Primeira coisa a se fazer, é abrir uma conta em uma corretora com baixa taxa de custódia/administração em renda fixa para você realizar seus investimentos. Fuja de bancos, as taxas cobradas são enormes e corroem completamente os juros baixos que os mesmos oferecem. Uma vez no site da corretora, ela disponibilizará os produtos para você investir (TD, CDBs, LCA/LCIs), é bastante simples!
Como todos recomendam atualmente, o TD tem se tornado um investimento queridinho da grande maioria, devido às altas taxas de juros no momento. Não há tempo ideal para o investimento no TD, o que acontece é que se você decidir vender o título antes da data de vencimento, você não garantirá a taxa que foi acordada no momento da compra, podendo sofrer variações de mercado no momento da venda (O que não é muito em comparação ao preço original de compra).
Assumindo o seu prazo de investimento que disse (1 ano) e que o governo ainda pretende aumentar os juros para conter o avanço da inflação, não há erro algum investir em titulos atrelados à Selic, assim como os pré-fixados que vem se tornando uma opção viável também, embora eu pessoalmente preferir os atrelados ao IPCA para garantir retorno real acima da inflação.
Porém, o segredo de qualquer carteira de investimento é a diversificação. Existem no mercados alguns CDBs que hoje pagam em torno de 105-110% do CDI para o prazo de um ano e LC que pagam 110-115% do CDI... Só para ter uma ideia, o CDI hoje está em torno de 13,6% a.a. o que te daria uma taxa ao ano de 15% a.a para 110% do CDI... Descontando o IR que fica em 17,5% para o prazo de 1 ano, teria uma taxa ~12.4% a.a. Bastante bom na minha opinião.
O importante é não adiar a decisão de tirar o dinheiro da poupança, quanto mais cedo, melhor.
Não sou nenhum expert em finanças, mas no que puder ajudar é só perguntar!
Abraços!