“Ragen70 era um dos melhores, senão o melhor”. Confira a parte 2 da entrevista de Alex Millar

Por: 24/01/2020

Alex Millar falou um pouco mais sobre seu solver privado e analisou a cena de cash games na segunda parte da entrevista.

alex millar 2 450Dando sequência à entrevista de Alex Millar concedida aos internautas do Reddit, na semana passada, selecionamos mais algumas respostas do jogador que tratam sobre o seu investimento em um solver privado, a análise da cena de cash games e mais! Clique aqui para conferir a parte 1.

Quanto custou o seu solver privado?

Pergunta difícil. Estive envolvido com os desenvolvedores por muitos anos, comprei uma participação na empresa, etc. Então, no geral, eu coloquei uma quantia decente, cinco dígitos ou por aí, imagino, mas eu também tinha um potencial de vantagem além do seu uso para melhorar o meu jogo. Antes deste solver, e na verdade antes de qualquer outro solver sair, eu tinha um solver privado diferente que um grupo grande da gente comprou direitos exclusivos por mais de $100K. Esse investimento funcionou muito bem e definitivamente ganhei muito mais do que eu paguei devido a poder melhorar a minha taxa de ganho nos jogos pré-solver naquela altura.

O que você faria para melhorar os cash games online?

Pergunta difícil. Sempre fui um defensor de tornar o ambiente mais meritocrático e recreativo para os jogadores. Há diferentes maneiras de abordar isso, mas essencialmente você quer remover a seleção do jogo. O zoom funciona bem para isto, mas imagino que nem todos os jogadores gostam do formato, pois não lhes apetece jogar poker se não conseguirem construir leituras sobre o mesmo grupo de jogadores, etc. Há espaço potencial para jogar no processo de proteger as pessoas que estão perdendo muito dinheiro também. Talvez estabelecendo objetivos para os jogadores recreativos ganharem/jogarem uma certa quantia a uma aposta ligeiramente inferior para desbloquearem um bônus se tiverem sido destruídos no seu jogo normal recentemente.

Combinando estas coisas talvez você tenha um ambiente onde os jogadores recreativos são cuidados um pouco mais, não têm listas de espera maciças sempre que se sentam, têm o dinheiro que estão preparados para usar para se divertir jogando poker durar um pouco mais, etc. Basta explorar ideias e, claro, tem outros problemas para resolver. Não é muito divertido para um reg não ser capaz de escolher o jogo se estiverem preocupados que certos jogadores sejam bots, por exemplo.

Você acha que os mid e high stakes online estão resolvidos e que as edges entre os jogadores são muito pequenas?

Eu acho que em 2020 eles devem implementar um mínimo de 200bb de buy-in onde há mais jogabilidade, o que mudaria os ranges e tudo mais e criaria um edge maior para os jogadores que estudam o jogo em um nível mais profundo.

Eu teria adorado que os jogos fossem mais deep, fica mais difícil para os bots e geralmente aumenta o nível de habilidade necessário para jogar o jogo. O problema é que os jogos irão ocorrer na frequência que os recreativos quiserem, e eles tenderão a perder mais dinheiro se os stacks forem maiores e eles tiverem espaço para cometer erros maiores, então eu não acho que as coisas sejam muito prováveis de ir nessa direção, infelizmente.

Mas acho que os jogos estão longe de estar resolvidos a 100bbs e acredito que há pessoas com uma winrate muito boa mesmo nos maiores stakes.

kanu7 pokerstarsQuão bom era Niklas “ragen70” Heinecker naquela época?

Muito bom, um dos melhores, se não o melhor, jogador de 6-max em um determinado momento, na minha opinião. Definitivamente melhor do que eu era. Também bom em HU, embora eu senti que tinha uma vantagem sobre ele nesse jogo.

Você ainda joga poker? Ou você simplesmente voltou para ganhar dinheiro com a sua experiência enquanto busca outras coisas?

Deixei de jogar poker em 2017, mas depois passei praticamente todo o ano de 2019 a teoria, que é o que eu teria feito se nunca tivesse parado de jogar. Então o resultado é que eu estaria bastante enferrujado, inicialmente, se tentasse voltar aos jogos e vencer os high stakes, mas acho que estou a ensinar teoria do nível de um reg atual de topo (que é onde eu esperaria ainda estar se continuasse jogando). Não sei se minha opinião importa, mas tem havido uma boa validação nesta frente por parte de alguns jogadores de alto nível que compraram e gostaram do curso até agora.

Então, para responder à sua segunda pergunta, seria difícil para mim sentir que estava voltando apenas para ganhar dinheiro, porque com quanto tempo que acabei gastando para ter certeza de que estava feliz com a qualidade do curso, tenho certeza de que não vou ganhar dinheiro fácil por um ano de trabalho árduo, mas é verdade que voltei para fazer este curso com o plano de depois focar em outras coisas.

Você já pensou em voltar ao poker se o nível de habilidade fosse semelhante aos da época pré Black Friday?

Eu teria que voltar se realmente voltasse aos níveis pré Black Friday porque eu seria o melhor jogador do mundo de longe e seria capaz de ganhar uma quantia insana de dinheiro. Se apenas voltasse a esses níveis em termos do número de jogadores casuais em comparação com o número de regs, mas todos esses regs com o nível de habilidade de hoje, então seria muito mais difícil. Estou bastante empenhado e entusiasmado em fazer outras coisas, por isso seria uma mudança de mentalidade difícil voltar a jogar poker como profissional, mas certamente teria de pensar seriamente no assunto.

Você joga recreativamente? Coisas como torneios ao vivo com amigos. A maioria dos bons jogadores que conheço que se aposentaram parece não gostar muito de jogar poker agora. É quase como se a mesma força que os leva ao topo do jogo os impedisse de poder jogar quando não estão se sentindo desafiados.

Não detesto jogar, mas passei tanto tempo a jogar pelo trabalho que não jogo de forma recreativa (a menos que eu tenha tomado umas!). Definitivamente entendo o que você está dizendo aqui: “É quase como se a mesma força que os leva ao topo do jogo os impedisse de poder jogar quando não estão se sentindo desafiados.” Muito do prazer de ter que trabalhar jogando vem de tentar encontrar formas inteligentes de vencer outros jogadores muito bons por muito dinheiro. Tentar jogar o mesmo jogo mas onde não há desafio e há apenas um monte de all-ins por uma pequena quantia de dinheiro não tem muito apelo quando no passado você tomava decisões cruciais em potes de $250K, por exemplo.

Alex Faccini

Alex Faccini

Conheceu o poker em 2006 através da ESPN, em uma mesa que contava com Sam Farha e Phil Ivey. Se apaixonou pelo jogo e pela malandragem de Farha, o único jogador com sangue HUE BR. Passou pelas faculdades de Direito e Publicidade, sem concluir nem uma, nem outra. Apaixonado por cinema, música, literatura e outras artes mais, aprendeu a jogar sinuca em botecos com tiozinhos tomando cachaça, e tem a certeza que vivemos em uma Matrix. Sempre se esquece de encher as formas de gelo.

Veja mais:

Salas de Poker