

Depois de acusação de racismo, o mid laner da Red Canids, Yoda, toma gancho de três partidas
O Mid Laner da Red Canids, Felipe “Yoda” Noronha, que saiu da reserva na reta final do primeiro split para ajudar sua equipe na conquista do campeonato, recebeu da Riot Games uma punição e não poderá representar seu time nos três primeiros jogos do Mid-Season Invitational.
Veja o comunicado oficial da Riot:
“No dia 27 de abril de 2017, o reserva inscrito pela equipe Red Canids para participar do MSI 2017, Felipe “YoDa” Noronha, fez comentários em sua página de mídia social, usando linguagem racial ofensiva, a respeito de jogadores de outra região participante da competição.
Esperamos que jogadores profissionais mantenham um bom comportamento dentro e fora de jogo, e não podemos tolerar linguagem ofensiva com cunho racial. Apesar do YoDa não ter um histórico de toxicidade ou outras infrações competitivas, jogadores profissionais devem demonstrar respeito pelos demais jogadores e suas culturas, e essas ações claramente violam esse princípio.”
Tudo começou quando o jogador publicou em seu Twitter um post com a seguinte frase: “Ja passei gritando Flango no quarto de hotel dos japoronga aqui e BR full trab flw”. A atitude foi extremamente mal vista pela comunidade global do League of Legends e acabou gerando a reação da produtora do game, que tem um histórico de severidade em casos similares.
Yoda apagou a publicação e chegou a lançar pedidos de desculpas, mas o estrago já estava feito.
“Preciso aceitar que as brincadeiras daqui não são bem vistas por muitos lá fora. Desculpa por isso. A última coisa que eu sou é racista ;(“
“Aparentemente levaram minha brincadeira muito a serio lá fora.Foi errado da minha parte achar que todos pensariam da mesma forma. Desculpem”
“Sou figura pública e vou ter que aceitar esse tipo de julgamento. Faz parte. Mas racista é algo que eu não sou e quem me conhece sabe disso”
A Red Canids enviou um comunicado em sua pagina no Facebook, dizendo que acata a decisão da Riot, mas que não tem controle sobre o que dizem os componentes de sua organização:
Nós, da RED Canids, e também o Felipe “Yoda” Noronha, repudiamos qualquer e todo tipo de racismo e xenofobia.
Não temos controle sobre o que os nossos jogadores falam em suas redes sociais, mas tenham certeza absoluta que em momento algum nosso jogador teve qualquer intenção de ofender ou prejudicar alguém com seu Tweet.Foi uma brincadeira, mas que houve consequências e não irá se repetir. Não tiramos, em momento algum, a razão da Riot, e aceitamos a decisão tomada.
Nosso jogador entende também, que ele representa um prol maior nesse momento, ele está representando um país, e fará de tudo para se retificar e se desculpar perante seus atos.
Atenciosamente,
Felippe Corradini
CEO – RED Canids
Com isso a matilha perde uma de suas armas para a importante competição internacional e deixa de poder contar com um sexto membro que se mostrou muito bem entrosado e que podia fazer diferença em seus confrontos.