Como o ICM deve afetar seu jogo nas mesas finais

Por: 14/10/2020

Confira o novo artigo do Upswing Poker e aprenda a adaptar seu jogo nas mesas finais de acordo com o ICM

Você não quer ser a pessoa que desperdiça uma grande oportunidade porjoseph cheong wsop icm causa de uma decisão evitável na mesa final.

Por causa dos drásticos payjumps nas mesas finais, suas decisões nessas situações terão um grande impacto em seu ROI.

Um dos fatores mais importantes a se considerar em uma mesa final é ICM , que significa Independent Chip Model. Se você quer aprender como o ICM deve impactar seu jogo nos estágios finais de um torneio, então este artigo é para você.

Neste artigo, vamos cobrir:

  1. 1. O que é ICM?
  2. 2. chipEV vs $ EV
  3. 3. Como ICM deve impactar seu jogo nas mesas finais com tamanhos de stacks diferentes
  4. 4. Exemplo # 1: como o ICM afeta os ranges de open shove
  5. 5. Exemplo # 2: Como o ICM afeta os ranges de call vs shoves

Vamos lá?

O que é ICM?

O ICM é usado para determinar quanto vale um stack de fichas em dinheiro real. Ao contrário dos jogos a dinheiro, onde as fichas correspondem de 1 para 1 ao seu valor em dólares, a fórmula para converter fichas em dólares em torneios é bastante complexa. Na verdade, um software é necessário para cálculos de ICM precisos.

O ICM pode ser usado em qualquer estágio do torneio para determinar se deve-se fazer push / fold / call , mas é amplamente usado nas mesas finais devido aos grandes payjumps que ocorrem nos estágios finais do torneio.

Como o ICM é calculado?

O ICM é calculado usando o tamanho dos stacks de todos na mesa final e depois comparando-os com o prêmio restante. Isso resulta em um valor real em dólar de quanto vale cada stack.

Essa matemática pode ser bastante complicada e é muito raro alguém ser capaz de calcular rapidamente na mesa. É por isso que estudar com programas que podem calcular ICM para você (ICMizer) fora do jogo é essencial.

chipEV vs $ EV

Você deve estar familiarizado com esses dois termos-chave antes de prosseguir.

chipEV

ChipEV é a abreviação de valor esperado em fichas . ChipEV refere-se à quantidade líquida de fichas de torneio que uma determinada jogada ganha ou perde no longo prazo. O resultado de um cálculo chipEV é em big blinds.

$ EV

$ EV é a abreviação de valor esperado em dólares reais . $ EV refere-se à quantidade líquida de dólares que um determinado jogo lucra ou perde a longo prazo. O resultado de um cálculo de $ EV é em dólares, euros ou qualquer outra moeda pela qual você esteja jogando.

Em torneios, e particularmente nas mesas finais, certas jogadas podem ser + chipEV enquanto também são – $ EV. Em outras palavras, a jogada ganhará fichas, mas perderá dólares no longo prazo. Essas jogadas devem ser evitadas porque ganhar dinheiro real – não fichas temporárias – é o seu objetivo como jogador de torneios.

Como o ICM deve impactar seu jogo nas mesas finais com stacks diferentes

Existem 3 tipos de posições em que você estará, em relação à sua pilha:

O Big Stack

Como o maior stack, você pode usar todas essas fichas para intimidar os jogadores com stacks menores que estão apenas tentando sobreviver. Você também pode alavancar sua posição em fichas contra bons jogadores que são forçados a jogar mais tight devido a considerações de ICM.

Quando você tiver sorte o suficiente para estar nesta posição, pode alargar seus ranges de abertura, 3-bet e shove para forçar os stacks médios a foldar seus pares baixos e medianos.

O stack médio

Ser o stack do meio é uma merda. Mesmo que geralmente a gente defenda jogar agressivamente nas mesas finais, você não tem muita escolha como um stack médio.

Com um stack médio, é desastroso para você cair antes da eliminação dos stacks menores. Isso significaria que você perderia um salto de pagamento (ou dois ou três), então você é forçado a jogar super tight e sem firulas.

Os stacks médios têm mais a perder nas mesas finais. Se eles estão atualmente em 4/9 ou 5/9 e quebram antes dos short stacks, isso equivale a uma grande perda de dólares reais.

O Short Stack

Como short stack, você enfrenta a menor pressão de ICM porque tem menos a perder. Espera-se que você seja eliminado em breve, então você pode jogar de forma bastante agressiva para tentar aumentar seu stack.

Quando você está nesta posição, pode shovar com praticamente todas as mãos + chipEV, exceto algumas ‘mãos marginais’ em algumas situações.

Exemplo # 1: como o ICM afeta os ranges de open shove

Vamos comparar dois ranges de shove de 15 big blind (bb) na posição intermediária. Um é um cálculo de chipEV puro sem condições ICM, o outro é um cálculo de $ EV com condições ICM em uma mesa final típica do Sunday Million.

range icm open shove

Como você pode ver nessas capturas de tela do ICMizer, a faixa de shove de 15bb para middle position é um pouco mais restrita quando as condições do ICM são introduzidas. Por exemplo, A8 / A7 / A5 são mãos de shove bastante lucrativas em chipEV, mas na verdade perdem dinheiro no cálculo do ICM.

Existem muitas variáveis quando se trata de cálculos de ICM e é basicamente impossível calcular isso nas tabelas. Trabalhar fora do feltro com programas como o ICMizer ajudará você a ter uma ideia de como deve se ajustar, o que permitirá que leve seu jogo na mesa final para o próximo nível!

Exemplo # 2: Como o ICM afeta os ranges de call versus shoves

Quando se trata de pagar contra shoves, você precisa ficar dramaticamente mais tight quando muito dinheiro está em jogo.

Vamos comparar dois ranges de call de 15bb do big blind contra um shove de hijack. Novamente, um é um cálculo chipEV puro e o outro é um cálculo $ EV com condições ICM em uma mesa final típica do Sunday Million.

range icm call vs shove

Como pode ver, você geralmente deve dar call mais tight e foldar mãos marginais quando as condições ICM forem introduzidas. Algumas mãos que se destacam:

  • – Call com 44 sem ICM = + 0,90bb (absolutamente esmagador)
  • – Call com 44 com ICM = – $ 77,80 (absolutamente aterrador)
  • – Call com KTs sem ICM = + 0,35bb (um call bastante lucrativa)
  • – Call com KTs com ICM = – $ 123 (jogar muito dinheiro fora)

 

Espero que este artigo o ajude a alcançar a vitória em sua próxima mesa final!

 

Este artigo sobre rake no poker foi publicado originalmente no site Upswing Poker, onde Doug Polk, Ryan Fee e Parker Talbot dão cursos especializados nas várias modalidades de poker.  Conheça as tabelas pré-flop gratuitas, com indicação das melhores mãos para aumentar e inicie no poker da maneira certa.

Caso precise comprar fichas para as principais salas de poker, indicamos a DM Créditos.

Upswing Poker
Upswing Poker é a escola de poker de Doug Polk e Ryan Fee, jogadores profissionais de high stakes com três braceletes da WSOP. Clique nos links e confira as tabelas gratuitas de jogadas pré-flop.
Upswing Poker

Veja mais:

Salas de Poker