Yuri Fonseca Conta Como é Jogar a WSOP de Graça Pela 2ª Vez Pelo BestPoker

Por: 18/03/2014

O usuário do MaisEV Yuri “xapalapadio” Fonseca foi o vencedor de um dos 35 pacotes para a WSOP distribuídos pelo BestPoker durante o Campeonato Brasileiro Online (CBO). Mas o que torna sua história interessante é que esta não é a primeira vez que ele representará o BestPoker no campeonato mundial.

 

Essa já é a segunda vez que você ganha vaga no CBO, certo?

Sim, minha segunda vaga conquistada. Em 2011 fiquei em primeiro lugar e consegui um pacote para o Main Event.

Foi a primeira vez que participou da WSOP?

Sim, foi também a primeira vez que viajei para os EUA.

E como foi a experiência?

Foi muito interessante. Las Vegas é uma cidade sem igual, todo apreciador de poker deve visita-la se puder.

O que mais te chamou a atenção lá?

A grandeza dos cassinos. Você literalmente perde noção do tempo dentro deles. Todas aquelas luzes 24 horas por dia, é sensacional.

Qual foi a programação lá como representante do BestPoker?

O pacote incluía translado, hospedagem e buy-in. Representando o BestPoker ficávamos por conta apenas de jogar o torneio estipulado, no meu caso o ME. Fora isso nosso horário era livre, mas o grupo se reunia, e no dia do outro evento que foi pago na época todos se juntaram para tirar fotos.

O que você aproveitou pra fazer no tempo livre? Tem alguma história inesquecível?

Eu tive um dia de “Se Beber, Não Case”. Saí para jogar beer pong com um colega do BestPoker, e no outro dia lembro apenas de acordar em um quarto desconhecido. Os outros detalhes da historia nem posso contar (risos).

No poker, a experiência inesquecível foi participar do Main Event. Com certeza é o sonho de 9 em cada 10 jogadores de poker participar deste torneio. Infelizmente não tive muita sorte nas cartas e acabei sendo eliminado no primeiro dia.

E você encontrou muitos jogadores conhecidos?

Era legal que cada break do torneio você cruzava com uma estrela. Além disso, em um dos outros eventos que participei foi junto com o torneio high stakes, em que pude acompanhar a mesa final que contava com varias estrelas.

Já tinha participado de algum outro grande torneio?

Não. Nesta época eu jogava apenas online, e o BestPoker foi minha primeira experiência em um torneio ao vivo de grande porte.

Sentiu muita diferença?

Com certeza. O ambiente live é muito diferente do online. E logo de cara ir jogar no maior evento do poker que existe, com certeza teve um peso enorme.

Todos que não são do meio do poker perguntam se os adversários eram muito bons. Na verdade o nível é inferior, mas é difícil explicar isso para quem não entende do jogo. Eles acham que joguei em uma mesa ao lado dos melhores do mundo.

Você também jogou cash games lá? E online, joga cash games?

Joguei cash games sim. Mas tive problemas em sacar dinheiro vivo, o que acabou frustrando meus planos de jogar stakes maiores. Eu fiquei apenas na NLl200 e aproveitando os drinks de graça. Jogo cash raramente, sinceramente eu prefiro o ambiente online do que o live.

Você é jogador profissional?

Não. Meu auge com poker foi em 2010, quando tinha uma rotina de grind bem clara. Em 2011 eu diminuí bastante meu ritmo, e atualmente jogo apenas o CBO e eventos comemorativos como FTOPS.

Por que diminuiu o ritmo?

Eu nunca fui profissional, mas em 2010 eu tinha apenas faculdade a noite, então podia dedicar o dia inteiro ao poker. Na época acredito que era um dos regulares mais sólidos da Rede Ongame de NL100/200 full ring. Mas sempre tive objetivos bem claros com o poker, e concluí que a renda que eu tirava com o poker não era suficiente para fazer dele meu sustento.

Você disse que o Campeonato Brasileiro Online do BestPoker é um dos eventos que você sempre joga. O que é tão atraente no CBO?

O CBO é sem duvida a melhor oportunidade para jogar a WSOP. O torneio conta com muitos jogadores recreativos, e como são muitas etapas, você tem boas chances de conseguir o pacote se chegar em uma mesa final. Além disso, o field não é gigantesco e a estrutura de blinds é boa, principalmente se conseguir dobrar na primeira hora.

Em 2012 e 2013 eu bati na trave, e olha que perdi varias etapas. Mas agora em 2014 consegui novamente, e com certeza jogarei em 2015.

Como foi a conquista da vaga? Foi na última etapa?

Eu conquistei a vaga na 14 etapa, quando a venci. Mas eu comecei esse ano com muitos top 30, onde acumulei muitos pontos. Acredito que teria conquistado a vaga mesmo se não tivesse vencido esta etapa. Mas o mais interessante da historia foi que nessa etapa eu dormi e perdi a hora. Acordei com 1:30 jogados e shortstack. Nisso eu dei 2 all in seguidos e dobrei em ambos. Depois disso eu dominei o torneio de ponta a ponta. Mas o poker é engraçado…  mesmo jogando por 3 anos eu nunca tinha vencido uma etapa, e fui vencer logo essa que estava quase sendo eliminado pelos blinds!

Muita gente participa das etapas, com níveis técnicos diferentes. Poderia dizer alguns jogadores que te deram mais trabalho que o normal?

O SnakeCobra,  que foi meu companheiro de quarto em 2011 e ganhou duas vagas esse ano, esse sempre me dá trabalho quando cai na mesma mesa.

Também teve o peterpetroks, que foi o campeão esse ano ganhando duas etapas e pegando varias FTS. Não sei se ele é um jogador profissional, mas se destacou bastante neste ano.

Além disso, tem outros profissionais que descobriram o CBO e entraram firme e ganharam a vaga. Acredito que no ano que vem teremos mais profissionais jogando e vai ser mais difícil eu conseguir outro pacote.

Você diria então que sempre vai jogar o CBO?

Enquanto o BestPoker fizer esse evento, eu vou participar. Gosto muito dele e sempre me identifiquei com a sala.

Você gosta de futebol? Como vai ser estar em Las Vegas com uma copa do mundo acontecendo no Brasil?

Já gostei mais, hoje em dia acompanho bem pouco. E não é certeza que estarei em Las Vegas no período da copa, pois pode ser que o evento desse ano que jogaremos seja em maio, então voltaria no decorrer da Copa. Mas de toda forma se formos em Junho não será problema para mim, estou mais interessado em viajar pela Califórnia do que acompanhar a Copa.

E já está se planejando para Las Vegas? Fazer algo que você não teve oportunidade, participar de outros eventos, jogar cash games, ter uma noite de “Se Beber, Não Case Parte 2” (há três filmes da série!)?

Dessa vez não ficarei tão ligado no poker como da outra, quando joguei vários torneios além do Main Event. Estou planejando alugar um carro e viajar pela Califórnia. Se jogar cash games vai ser apenas pelas bebidas grátis. E “Se Beber, Não Case” não é uma coisa que a gente planeja! (risos)

Como vai ser essa parte da viagem?

Ainda estou planejando, mas quero começar em San Francisco e descer até San Diego, passando por Los Angeles. Quem sabe descer até Tihuana. Mas estou esperando confirmar a data da viagem para a WSOP para confirmar para organizar.

Boa sorte no torneio e na viagem. Gostaria de acrescentar algo?

Gostaria de agradecer ao BestPoker que me proporcionou novamente essa experiência de viajar pra Las Vegas. E agradecer ao MaisEV por cobrir o evento e me convidar para essa entrevista.

 

Os livros de poker da Loja MaisEV te ajudam a chegar até a WSOP!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker