Entrevista – Ivan “Ivanmiwa” Miwa

Por: 12/11/2008

Ivanmiwa: Meu nome é Ivan Miwa, tenho 22 anos, moro em Barueri – SP. Formei-me em Ciência da Computação ao final de 2007 e desde o começo de 2008 trabalho em uma empresa localizada em São Paulo-capital como Engenheiro de software. No poker, jogo atualmente NL100-shorthanded.

MaisEV: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Ivanmiwa: Comecei no poker online no final de 2006. Um amigo meu me chamou para jogar um freeroll no site PKR. Eu só conhecia as regras do poker, basicamente, mas fui lá tentar a “sorte”. Por algum milagre, consegui ficar em 3º, levando $55. Como nem sabia da existência do Neteller nessa época, continuei jogando no PKR, na maioria das vezes torneios. Levei meu BR até uns $450 e já estava fazendo planos de chegar aos $1000 e ficar rico (lol). Então, comecei a perder, não ganhava mais nenhum torneio, torrava um monte em cash, Sits, etc… No final, quase quebro e me sobram pouco menos de $100. Acabei deixando a grana encostada por uns meses, culpando o software de “rigged” . Isso aconteceu nos primeiros meses de 2007. Como ninguém se livra do poker para sempre, resolvi voltar depois de um tempo, decidido a sacar a grana que sobrou e mudar de site. Pesquisei sobre bônus de depósito e decidi fazer um “bônus whoring” para alavancar meu bank. Passei por diversos sites, comecei jogando Sits, movendo depois para cash, quase quebro no caminho, mas acabou dando certo.

Considero que comecei no cash de forma mais séria em julho/07, onde me dediquei a NL10/NL25 do Carbon Poker, sempre lendo artigos na Internet e acessando regularmente o Clube Do Poker. Depois passei para o Full Tilt, que foi o software em que eu mais evoluí, atingindo a NL100 em março/08. Atualmente, estou em transição para a rede Ongame, ainda jogando NL100. Já tentei move up para NL200 há uns meses atrás, mas não deu certo, pretendo dar uns tiros novamente muito em breve.

MaisEV: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Ivanmiwa: Considero-me um jogador tight, mas, dependo da dinâmica da mesa, posso jogar bastante loose, geralmente abusando de raises pré-flop em posição. Normalmente, jogo com stats pré-flop entre 21/17 e 23/18.

MaisEV: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Ivanmiwa: Acredito que seja a disciplina e a paciência, eu nunca tive pressa de subir de limites e sempre me esforcei nos meus estudos do jogo. Eu também tento seguir um raciocínio lógico em todas as mãos que eu jogo.

MaisEV: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?

Ivanmiwa: Jogo apenas cash, em um dia meu melhor resultado foi 7.5BI up, no mês geralmente é algo constante, na casa dos 5PTBB, já tive mês com 11PTBB mas foi em uma amostra pequena de mãos.

MaisEV: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Ivanmiwa: Já, no mês que eu tentei move up para a NL200. Tinha estabelecido que, se perdesse 10BI na NL200, retornaria para a NL100. Acabei me “empolgando” e perdi uns 12BI. Reconheço que não joguei muito bem, acabei jogando loose demais, porém tive um pouco de azar também. Tentei recuperar na NL100 no resto do mês, mas não deu, acabei ficando perto de $1.100 negativo. Alguns meses depois, tive uma downswing de 24 buy ins na NL100, mas consegui recuperar e terminar o mês com um pequeno lucro, com a ajuda do rakeback. Acredito que esses acontecimentos tenham me ajudado a crescer muito como jogador, principalmente o segundo, pois eu sinceramente achava impossível alguém perder mais de 20BI sem estar tiltado ou jogando muito mal, pude comprovar que isso é perfeitamente possível. Com certeza eu não joguei bem, mas também não joguei tão mal assim hehe. Como diria James Hetfield, “What don’t kill you make you more strong”.

MaisEV: Como é a sua rotina atualmente?

Ivanmiwa: Eu acordo 8:30, tomo café e saio de casa às 9:00-9:15 para trabalhar. Chego no trabalho às 10:00-10:30 e vou, em dias normais, até às 19:00-19:30. Chego em casa entre 20:00-20:30, tomo banho, janto, dou uma enrolada e geralmente começo a jogar lá pelas 22:00. O ideal seria se eu acabasse as sessões antes da 1:00, mas às vezes passa disso, normalmente quando eu estou negativo (péssimo hábito).

MaisEV: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Ivanmiwa: Dos jogadores famosos do cenário live, o Phil Ivey, por conseguir ser vencedor em todos os tipos de poker que participa, incluindo os High Stakes do poker online. Além dele, muitos outros do cenário online: Patrik Antonius, cts, OMGClayAiken, Urindanger, trex313, durrr.

Dos jogadores brasileiros, eu reconheço que não acompanho muito, mas pelo conjunto da obra, seria o C.K..

MaisEV: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Ivanmiwa: Li apenas 2 e bem básicos: o “Aprendendo a jogar poker” do Leo Bello e parte do “Little Green Book” do Phil Gordon. Gostei bastante do livro do Leo, ajuda muito bem quem está começando. O do Phil Gordon eu gostei de algumas coisas, mas não agüentei lê-lo inteiro, devido à péssima tradução para português.

MaisEV: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Ivanmiwa: Sim, Holdem Manager e SpadeEye/EyePoker.

MaisEV: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Ivanmiwa: Não jogue no piloto automático, pense logicamente antes de fazer cada jogada.

MaisEV: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Ivanmiwa: Com $150, iria jogar NL10 até ter uns $700, indo então para NL25. Com $1000, jogaria NL25 até ter uns $2000 para a NL50.

MaisEV: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Ivanmiwa: Eu nunca tive coach, mas parece ser consenso geral que é a forma mais eficiente de aprendizado. Vídeos também ajudam, apesar de eu também ter visto muito pouco (mau exemplo…). O que mais me ajudou com certeza foram os fóruns Clube Do Poker e, principalmente, o MaisEV. E claro, jogar bastante.

MaisEV: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Ivanmiwa: Nunca fiz nenhuma loucura, atualmente invisto em renda fixa os meus ganhos com o poker. Esporadicamente, saco algum dinheiro quando quero comprar alguma coisa mais cara, como foi com meu monitor de 22’’.

MaisEV: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?

Ivanmiwa: Gosto bastante de ouvir música, tocar violão/guitarra, jogar alguns games de computador. Gosto também de jogar futebol, apesar de isso ser raro atualmente.

MaisEV: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Ivanmiwa: Espero estar estabilizado pelo menos em uma NL400. Mas 3 anos é tanta coisa que eu acho que se o Poker online e os fishes ainda existirem, eu já vou ficar feliz.

MaisEV: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Ivanmiwa: Vi um post no blog do Riccio. Eu tento olhar quase todas as áreas do MaisEV, mas como isso é impossível, me concentro mais nas sessões, em ordem, de Cash, Poker em Geral e BBV.

MaisEV: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Ivanmiwa: Go grind!


Veja mais:

Salas de Poker