Entrevista – Fabio “binhozao” Pires

Por: 17/09/2008

Fábio: Fala galera! Meu nome é Fabio Pires, tenho 23 anos, natural de Juiz de Fora, mas moro em Salvador desde o ano 2000. Bem, no poker eu estou jogando NL100 há cerca de uns 3-4 meses e estou no 8º semestre do curso de Direito na UFBA.

Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?

Fábio: Comecei a jogar poker por indicação de um amigo. Na época estava jogando “playmoney” no extinto Poker.com até quando ele me contou daquelas famosas promoções de $50 grátis no PartyPoker. A partir daí aconteceu comigo o mesmo que com muita gente! Quebrei VÁRIAS contas, várias mesmo! No total eu imagino que devem ter sido umas 10!

Isso foi no final de 2006 e começo de 2007. Até então eu não botava muita fé que isso poderia gerar frutos. Lá pra Março de 2007 eu peguei uma promoção na TitanPoker e fiz uns 500$ em pouco mais de 1 semana jogando NL20. Depois disso, mesmo estudando, estagnei e não conseguia mais ganhar nada.

Fiquei meses oscilando com esse valor até um certo dia, final de Agosto, que eu tiltei e me sobraram 120$. Parei um pouco e no começo de Setembro (dia 13 pra ser mais exato), coincidentemente quando surgiu o MaisEV, eu coloquei a cabeça no lugar, passei a estudar mais do que eu estava estudando e comecei a grindar em NL10 (foi a primeira vez que joguei esse limite lol). Jogava relativamente pouco pois na época estagiava. De lá pra cá nunca mais tive problemas e em Fevereiro desse ano passei a me dedicar mais quando me livrei do estágio! Thats it!

Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?

Fábio: Depende. Meu “regular” game é no Party e como muitos de vocês sabem o jogo lá é MTO loose. Por conta disso eu jogo tight, bem tight mesmo, algo em torno de 21-19% de VPIP. Quando eu jogo em outros lugares, eu jogo bem mais solto.

Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?

Fábio: Até pouco tempo atrás eu diria que eu não tiltava. Mas recentemente consegui doar alguns buy ins por conta disso. Eu diria que uma grande qualidade é a facilidade que eu aprendo as coisas.

Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?

Nunca tive nenhum dia 10bi up jogando cash, eu sempre paro quando to uns 4 ou 5 up. Não jogo donkaments, mas mês passado o billy assumiu pra mim o mensal do CDP e shipamos sem deal.

Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?

Fábio: Sim. Depois do “13 de Setembro” eu fechei mês retrasado com 2bi down. Foi uma experiência inédita pra mim. Fiquei chateado, mas hoje já encaro isso com muita normalidade.

Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?

Fábio: Tenho aula de segunda a quinta. Chego em casa por volta de 13h, almoço, vejo tudo na internet (MaisEV, portais, fórums de Sims, MSN, email), tomo banho e fico aqui vagabundando. Alguns raros dias eu dou uma cochilada. O resto do tempo eu divido entre jogar (e tenho jogado bastante ultimamente) e qualquer outra coisa. Isso deve mudar agora que vou começar a ir numa academia e depois treinar Tênis. Sábados e Domingos raramente eu jogo.

Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?

Fábio: Não admiro nenhum gringo porque nunca fiquei procurando saber de suas carreiras. Acho maneiro o grind do Leatherass e o lifestyle do aba, cheguei a ler o blog dele algumas vezes. Brasileiros eu admiro toda galera vencedora do fórum.

Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?

Fábio: Poucos. Por incrível que pareça eu não gosto muito de ler. Sempre preferi os vídeos. Li o do Leo Bello e um do Slansky que esqueci o nome. Artigos eu li bastante e em minha opinião a antologia do 2+2 e aquele megapost são bem bons.

Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?

Fábio: HoldemManager, Spadeye e alguns scripts são essenciais na minha opiniao.

Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?

Fábio: Ponha na cabeça que você NÃO SABE NADA de poker e vá estudar antes de achar que pode bater o jogo.

Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?

Fábio: Com 150 eu jogaria NL10. Com 1k eu jogaria NL25 e tentaria OU fazer um deal com coach ou assinaria uma escola de poker.

Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?

Fábio: Coach. Contato direto e personalizado. Não tem como não ser o melhor!

Danilo Telles: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker? Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?

Fábio: Nunca fiz nada demais. Sou bem controlado. Eu faço cashout mensalmente desde que jogo NL25. Aconselho não fazer isso quem não precisa!

Não me preocupo com finanças não, mesmo porque o que eu ganho fica online pra subir de nível e pra bets, fora a fatura do cartão né! Quero passar a investir uma “gordura” quando começar a vencer em NL200.

Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?

Fábio: Me formo no fim do próximo ano e vou começar a estudar pra concurso. Pretendo continuar jogando poker, mas de forma mais centralizada digamos assim. Não sei se terei tempo pra ficar fazendo outras coisas relacionadas ao jogo. Enquanto eu for lucrativo eu vou continuar jogando!

Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?

Fábio: Eu freqüentava o fórum do CDP mas não participava tanto. Quando o MaisEV foi criado eu fiquei sabendo por lá. Decidi que iria participar ativamente do novo fórum porque achava que isso iria me acrescentar muitas coisas. E funcionou! Como diria o Faustão “tanto no pessoal quanto no profissional!”

Leio quase o forum todo com exceção da parte de SnG e MTT. Ultimamente há tópicos na OT que não leio devido tamanha extensão e que não me demonstraram muito interesse.

Danilo Telles: Pra finalizar, mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.

Fábio: Aproveitem o que o MaisEV tem de bom pra dar a vocês. Participem de todos os debates, discutam, não tenham vergonha de postar suas duvidas! Gastem menos tempo lendo o OT e mais nas sessões de mãos e poker em geral! Vou ficando por aqui! Se alguém quiser saber mais alguma coisa pode me perguntar! Sintam-se a vontade pra mandar MP ou adicionar no MSN (fabio@live.ie).

Forte Abraço!


Veja mais:

Salas de Poker