Segundo Protesto Contra o PokerStars Tem Efeito Inesperado

Por: 13/01/2016

Movimento de greve dos jogadores pode estar melhorando o ecossistema do jogo.

 Amaya PokerStars

Apresentando resultados contrários aos esperados, ao menos para os manifestantes do grupo WeArePokerPlayers.com, os relatórios divulgados pelo site PokerScout.com, que monitora o tráfego nas salas de poker, mostram índices positivos nesse início de ano.

Foram analisado os dias 1 a 6 de janeiro, justamente período de paralisação, e percebeu-se que os jogos high stakes estiveram em seu melhor momento dos últimos 2 meses.

As mesas mais caras representaram 1,3% de todo dinheiro jogado no site, um ganho considerável se comparados com os últimos meses de 2015 que geraram menos de 1%. Apesar da greve, os jogos high stakes foram o maior segmento do lobby.

Esses números podem ser resultados das promoções de férias do PokerStars ou ainda de jogadores de stakes médios aproveitando a falta de profissionais para tentar a sorte em mesas mais caras, o que estaria gerando o tal ecossistema mais saudável no jogo.

Apesar do crescimento de 2,6% no jogos a dinheiro em relação a dezembro e mais de 7% de aumento na média semanal dos cash games desde o inicio do ano (mesmo número atingido pelo seu maior concorrente, o 888poker), não podemos  dizer que as ações dos manifestantes não estejam sendo efetivas.

Comparando a outras salas, o PokerStars não acompanhou o ritmo de progresso. A liquidez da rede iPoker é foi de 17% até agora este ano, enquanto o tráfego na Microgaming Poker Network (MPN) subiu 26 %. Olhando por esta ótica, a taxa de crescimento do PokerStars pode ter sido freada pelo protesto dos jogadores e pela má publicidade trazida pelos ex-jogadores, que deixaram a sala devido às mudanças no sistema VIP.

Até o momento o cenário é pouco claro e devemos esperar o balanço financeiro da Amaya para termos conclusões mais precisas. Enquanto isso, o grupo WeArePokerPlayers deve divulgar amanhã um relatório do primeiro boicote de 2016.

Alex Resende

Alex Resende

Envolvido com tecnologia desde muito jovem, encontrei nas ciências biológicas minha verdadeira vocação. Aprecio no poker a atmosfera e toda a gama de variáveis que uma pessoa tem que lidar a cada jogada.

Veja mais:

Salas de Poker