Antigo membro do Team PokerStars, Marcel Luske agora diz que o site roubou suas regras para torneios
O conhecido jogador profissional holandês Marcel Luske decidiu processar o maior site de poker online do mundo, o PokerStars, por uma suposta fraude contratual.
Em 2007, Marcel Luske criou a FIDPA (Federation International de Poker Association), uma federação internacional de poker com o objetivo de criar regras padronizadas para torneios ao vivo, as International Poker Rules (The IP Rules), que foram publicadas em 2008.
O motivo, segundo ele, era que as regras utilizadas pela associação de diretores de torneios, a Tournament Directors Association (TDA), eram benéficas apenas para organizadores e diretores, e não para jogadores, por isso uma nova forma de regulamentação era necessária.
No mesmo ano, Marcel Luske assinou um contrato de patrocínio com o PokerStars, e em 2014 outro acordo foi feito com a sala, que prometeu pagar US$ 25.000 por ano para utilizar as regras criadas por sua instituição.
O problema, de acordo com o profissional, é que não houve um contrato formal, apenas um aperto de mãos seguido por alguns emails. Para ele, considerando a reputação do PokerStars e a presença de diversos jogadores no momento do acordo, não havia a necessidade de um contrato por escrito.
Mas depois, Marcel Luske afirmou que foi “repentinamente informado de que o PokerStars não implementaria as International Poker Rules”, já que havia criado seu próprio conjunto de regras, chamado de PSLive. “Cada regra do PSLive é uma cópia exata ou um derivativo das International Poker Rules,” afirma Marcel Luske.
Ainda em 2014, o contrato de patrocínio entre ele e a sala foi encerrado, quando a sala não renovou com diversos de seus antigos jogadores como o campeão mundial de 2012 Joe Cada.
Agora, Marcel Luske processa o PokerStars por fraude, interferência em negócios futuros, má fé e quebra de contrato. Sua justificativa é que, em 2013, o Global Poker Index quis comprar FIDPA e seu conjunto de regras, mas ele recusou a oferta pois esperava ganhar ainda mais com o acordo já firmado com o PokerStars.
Além de suas contribuições com a FIDPA e as regras internacionais do poker, Marcel Luske também é conhecido no mundo do poker como um grande jogador de torneios, já tendo conquistado mais de US$ 4 milhões em eventos ao vivo.
Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.