Espanhol Francisco Pons é Taxado em €500 Mil Após Perder Dinheiro no Poker Online, Entenda

Por: 29/03/2018

Francisco Pons foi vítima de lei antiga e recebeu conta de mais de 500 mil.

francisco pons 450“Chutar cachorro morto” é uma expressão bem conhecida no sul do Brasil. Significa, simplificadamente, uma atitude covarde contra alguém indefeso. E é impossível não pensar na expressão quando se conhece a história de Francisco Pons com a Receita espanhola.

Em sua página no Facebook, Pons relatou seu drama em um longo texto. Ele conta que sua vida foi destruída após receber uma cobrança de mais de 500 mil do fisco espanhol.

Como uma vida idílica pode mudar da noite para o dia. Voltamos a 2011. Joguei um pouco de poker online, por diversão. Perdi meu investimento inicial, alguns milhares de euros, e parei com o jogo. Pula para 2016. Recebo uma carta da Receita exigindo o pagamento de mais de meio milhão de euros porquê joguei poker e perdi! Parece uma piada terrível, mas não é, e nesse momento inicia uma bola de neve que destrói você”.

A situação de Pons ocorreu em 2011, quando conheceu o poker online. Nesta época, a lei espanhola que tratava da taxação no poker online era uma lei que tratava valores investidos no jogo como prêmio de loteria, e aí residiu o pesadelo do espanhol. Para o fisco, não importava a soma perdida, e todo e qualquer valor era considerado ganho, ainda que não fosse um ganho real. Ele explica:

“Você tem 200 e faz apostas de 100. 499 vezes você ganha e 501 vezes você perde. Para o fisco, você ganhou 49.900, quando na realidade você perdeu os seus 200 iniciais”.

Grão-mestre de xadrez respeitado no mundo todo, com um rating de 2716, o que o torna o jogador número 1 do esporte da mente na Espanha, Pons teve sua vida virada do avesso, e se vê sem condições de continuar praticando a sua profissão:

“Em 2016 comecei a cancelar participações em torneios, começaram infecções de pele por conta do stress […] minha mãe envolta em dívidas com o Santander e com uma infecção de saúde gravíssima que quase a tirou a vida. A Receita me tirou tudo e ainda exige mais” e completou: “Cheguei a jogar partidas com lágrimas nos olhos. O xadrez de competição demanda concentração absoluta, e esse assunto tirou todo meu equilíbrio.Não sou uma pessoa fácil de ‘quebrar’, o xadrez molda caráter e te ensina a analisar problemas, mas o que tem acontecido foi demais. Além disso, quando minha mãe ficou doente não tive como ajudá-la financeiramente, e isso foi o pior de tudo”, disse ele em entrevista ao jornalista David Llada do jornal El Mundo.

Francisco ainda deixou claro que nunca realizou nenhum saque de nenhum valor proveniente do poker, e que nunca obteve lucro com o jogo.

A bizarra lei foi modificada em 2012, e passou a levar em conta as perdas dos jogadores, tributando somente o lucro, a fim de evitar situações injustas como a de Francisco.

Entretanto, é de conhecimento público que vários jogadores espanhóis sofrem da mesma condição. Em diversos fóruns é comum encontrar histórias de jogadores que tem problemas com o fisco por conta da antiga lei espanhola, e muitos deles se encontram em batalhas jurídicas a fim de reverter o injusto cenário, assim como Francisco.

“Se eu ganhar, terei perdido milhares de euros e destruídos anos da minha vida que não terão compensação; se eu perder…não quero nem pensar”, resume.

ministerio fazenda espanha

Ministério da Fazenda da Espanha é o responsável por cobrar taxas como as de Francisco Pons.

 

Curta a página do MaisEV no Facebook siga-nos no Twitter

 

AQUI VOCÊ ENCONTRA OS MELHORES ACESSÓRIOS PARA JOGAR POKER.

Alex Faccini

Alex Faccini

Conheceu o poker em 2006 através da ESPN, em uma mesa que contava com Sam Farha e Phil Ivey. Se apaixonou pelo jogo e pela malandragem de Farha, o único jogador com sangue HUE BR. Passou pelas faculdades de Direito e Publicidade, sem concluir nem uma, nem outra. Apaixonado por cinema, música, literatura e outras artes mais, aprendeu a jogar sinuca em botecos com tiozinhos tomando cachaça, e tem a certeza que vivemos em uma Matrix. Sempre se esquece de encher as formas de gelo.

Veja mais:

Salas de Poker