Faraz Jaka dá uma importante dica para ganhar sua vaga nos satélites do MILLIONS Rio

Por: 11/02/2019

Disputando uma vaga nos satélites do MILLIONS South America? Então evite este erro!

Faraz JakaO partypoker MILLIONS South America no Rio de Janeiro começará em apenas seis semanas.

Muitos jogadores de poker estão grindando a fase final dos satélites todos os domingos, tentando ganhar um pacote de $12.000 para o evento que acontecerá entre 14 e 25 de março no Copacabana Palace. O pacote inclui o buy-in de US$ 10.300 + US$ 1.700 para despesas.

LEIA MAIS: COM HIGH ROLLERS DE $10.300 E $25.000, PARTYPOKER DIVULGA A AGENDA DO MILLIONS SOUTH AMERICA NO RIO

Um dos jogadores que você encontrará nas mesas é o profissional americano Faraz Jaka. Perguntamos a ele sobre sua estratégia quando está próximo da bolha de um satélite, confira abaixo:

Hey pessoal, Faraz aqui! Vou compartilhar um erro comum que eu sempre vejo as pessoas cometendo – e como você pode maximizar suas chances de ganhar sua vaga!

Payout: Top 10 ganham um pacote de $12.000
Entradas: 100
Jogadores restantes: 15
Seu  stack: 30 big blinds
Stack médio: 24 big blinds

AÇÃO: Em uma mesa com 8 jogadores, o UTG+1 aumenta 2.2 big blinds, estamos no cutoff com AK.

A jogada comum aqui seria 3-bet para 6.6 big blinds para induzir um 4-bet shove do nosso oponente com um range de mãos que dominamos como A10+, A5s, KJs+ 66+.

O problema com essa jogada em um torneio satélite é que você quer evitar estar all in e ser pago A TODO O CUSTO, a menos que você esteja dominando DRASTICAMENTE o range do seu oponente. Isso significa que é um cenário desastroso estar all in com o range de 66+ do oponente em um coin flip.

A razão para isso é que o efeito no ICM é EXTREMAMENTE alto. Quando o efeito no ICM é alto, isso significa que dobrar seu stack não chega perto de dobrar o valor em dinheiro do seu stack. O motivo? Você não precisa acumular todas as fichas em um torneio para vencer, só precisa sobreviver até passar da bolha. Isso significa que sua vida no torneio é MUITO mais importante do que adquirir um stack massivo de fichas.

Para te dar uma ideia do que quais seriam os impactos disso no seu stack, vou compartilhar a equação abaixo:

Valor em dinheiro do stack = [Probabilidade de chegar na premiação X valor em dinheiro ($12.000)]

Nesse exemplo, temos um stack acima da média, 15 jogadores restantes e 10 prêmios – é intuitivo que nossa probabilidade de premiar no satélite é acima de 50%. Mas ao dobrar nosso stack, sabemos que a probabilidade nunca será acima de 100%. É por isso que dobrar nosso stack não dobra o valor em dinheiro dele. Também é por isso que queremos uma IMENSA vantagem em equidade como 72%. Você quer KK contra um range 66+, ASs, e AQo+ se realmente quiser ir all in e ser pago.

A estratégia que você quer implementar é acumular fichas ao pegar os stacks certos de quem roubas blinds, escolher os jogadores certos para 3-betar como blefe, e ocasionalmente escolher as situações ideais para ir all in, na esperança de levar o pote pré-flop. É claro que queremos escolher bons blockers para fazer estas jogadas, onde bloquearemos um monte de mãos com que nosso oponente poderia pagar ou ir all in. Por último, você ocasionalmente vai querer ir all in e ser pago de verdade, quando tiver mãos como QQ+ e uma probabilidade extremamente alta de dominar a mão do seu oponente, como o exemplo do KK do parágrafo acima.

Então chegamos a que conclusão para o exemplo do AK do começo deste artigo?

Pelas razões estabelecidas acima, queremos adaptar nosso jogo para apenas shovar nossos 30 big blinds e receber os 4.5 blinds no pote. Também queremos fazer a mesma jogada all in com mãos como 88-JJ, AJ e AQ. O objetivo desta jogada é fazer com que nosso oponente fold mãos que de outra forma seria um coin flip, então vamos roubar o pote sem ter o risco de ir all in e receber o call, arriscando nossa sobrevivência no torneio.

As mãos exatas que escolheremos para jogar desta maneira irão variar baseado na distribuição exata de stacks e como esperamos que nosso oponente jogue suas mãos. Por exemplo, se achamos que o oponente irá foldar AK para o nosso all in, então também devemos jogar QQ desta forma, para que possamos roubar sua equidade na mão e evitar um coin flip. Se não esperamos que ele fold AK para nosso all in, então seria melhor dar 3-bet no QQ para induzi-lo a ir all in com mãos como 66+JJ que nós dominamos.

Para aqueles que estão procurando uma estratégia mais detalhada de ICM para satélites, recomendo que assine programas como ICMIZER onde você pode colocar as premiações e stacks exatos e ver como seus ranges se ajustam às situações.

Boa sorte nos satélites desta semana e espero vê-los no Brasil no próximo mês!

——————————————————————-

O partypoker está realizando satélites em que você pode se qualificar por apenas $0.55. Os satélites usam um formato de fases, então você pode jogar um torneio da fase 1 de $109 e levar seu stack para a final semanal ou fazer o buy-in direto para a final por $1050. Para mais informações sobre os satélites visite ESTE LINK.

 

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter

 

VEJA OS MELHORES SOFTWARES PARA GRINDAR NO PARTYPOKER

Faraz Jaka
Faraz Jaka é co-fundador do novo site de poker brasileiro Checkraise. Ele já acumulou mais de 10 milhões de dólares em torneios ao vivo e online e foi coroado o Jogador do Ano da World Poker Tour em 2010. Você pode seguir suas novidades e atualizações em português no Faraz Jaka Brasil
Faraz Jaka

Veja mais:

Salas de Poker