Ascensão, inovação, calote e adeus: Full Tilt Poker sairá do ar na próxima semana

Por: 19/02/2021

Full Tilt mudou para sempre o poker online e irá encerrar as atividades na quinta-feira. Saiba mais sobre a história da marca.

full tilt 450 bwÉ o fim de uma era. O Full Tilt Poker, que já foi uma das principais salas de poker online, chegará ao fim dia 25 de fevereiro, com os jogadores não mais conseguindo acessar o software da marca.

A sala já estava relegada ao segundo plano, sendo utilizada como uma skin do PokerStars desde 2016, quando foi adquirida pela companhia.

Desde então, o Full Tilt partilhava os mesmos torneios, jogos e sistemas de promoções e recompensas disponíveis na sala da espada vermelha, mas ainda mantinha seu próprio lobby, com seu design icônico com avatares animados e temas especiais. Tudo isso chegará ao fim na próxima quinta-feira.

Os usuários do Full Tilt poderão migrar para o PokerStars utilizando o mesmo nome de usuário e senha, e o balanço remanescente será automaticamente transferido para a nova sala.

As atividades da rede já estavam em processo de encerramento desde 2020, quando o Full Tilt encerrou as operações dos usuários da rede .EU em outubro do ano passado. Na época, um comunicado já previa o encerramento total das operações.

“O nosso empenho em melhorar o software e a experiência do cliente PokerStars, nos últimos anos, tem limitado a quantidade de foco e recursos que poderíamos aplicar à evolução do Full Tilt”, dizia um dos trechos do FAQ sobre o encerramento das operações no mercado europeu e que, agora, também está disponível na versão .com.

ASCENDÊNCIA, PALCO DOS HIGH STAKES E RUSH POKER

Lançado em 2004, o Full Tilt Poker contou com o envolvimento de alguns dos maiores nomes da indústria até então, como Raymond Bitar, Chris Ferguson, Howard Lederer, Mike Matusow e Jennifer Harman. Rapidamente ganhou espaço entre os usuários e se tornou palco das maiores disputas de high stakes da história do poker online, agregando nomes como Tom Dwan, Phil Ivey, Viktor “Isildur” Blom e Gus Hansen – que vieram a se tornar embaixadores da sala em algum momento – em disputas épicas nas mesas nosebleeds.

Outro momento relevante na história da marca foi o desenvolvimento do produto Rush Poker, que a tornou a primeira sala da história a propor jogos “fast-fold”, onde os jogadores sentavam-se às mesas de cash games e eram levados imediatamente para outra sala após largar a sua mão, permitindo, assim, que os jogadores disputassem um número praticamente dobrado de mãos por hora, aumentando – e muito – o lucro de profissionais, mas também da sala, que recolhia mais rake em menos tempo. A inovação levou uma série de jogadores a migrarem para o Full Tilt, e a ideia foi copiada rapidamente por vários concorrentes e se tornou um produto onipresente em todas as salas de poker online, mudando para sempre a história do jogo.

Com tudo isso, o Full Tilt chegou a ocupar o segundo posto em fluxo de jogadores, atrás apenas do PokerStars. Porém, a Black Friday mudou para sempre a sua história.

BLACK FRIDAY E CALOTE

O dia 15 de abril de 2011 mudou não só a história do poker online, mas principalmente a do Full Tilt. Várias salas de poker ficaram inacessíveis e os sites passaram a exibir uma imagem e um comunicado do Departamento de Justiça Americano (DOJ, em inglês) e do FBI informando sobre o encerramento das operações até responderem denúncias de lavagem de dinheiro, fraude bancária e operação ilegal no Estados Unidos.

Enquanto algumas salas, como o PokerStars, foram rápidas ao autorizar o saque do balanço dos jogadores, e seguiram normalmente suas operações fora do mercado americano, o Full Tilt constatou que não possuía fundos suficientes para arcar com o pagamento do dinheiro na conta dos jogadores, dando um calote nos usuários.

O fato chegou a ser considerado um esquema de pirâmide e teve enorme repercussão negativa, com os usuários do mercado global abandonando o Full Tilt e americanos tendo que aguardar até o PokerStars fazer um acordo com o DOJ, mais de um ano depois, para receber seus fundos. Depois disso, o Full Tilt nunca mais foi o mesmo.

No decorrer da semana falaremos mais sobre a história da icônica sala, mas quem quiser aproveitar os últimos dias do Full Tilt Poker, basta baixar o software e lembrar, ou conhecer, a famosa atmosfera de jogo que mudou o poker online – para o bem e para o mal – pra sempre.

Para comprar ou vender créditos de poker, sem burocracia e com segurança. Acesse a ROYALpag.com. Receba em 5 minutos.

Alex Faccini

Alex Faccini

Conheceu o poker em 2006 através da ESPN, em uma mesa que contava com Sam Farha e Phil Ivey. Se apaixonou pelo jogo e pela malandragem de Farha, o único jogador com sangue HUE BR. Passou pelas faculdades de Direito e Publicidade, sem concluir nem uma, nem outra. Apaixonado por cinema, música, literatura e outras artes mais, aprendeu a jogar sinuca em botecos com tiozinhos tomando cachaça, e tem a certeza que vivemos em uma Matrix. Sempre se esquece de encher as formas de gelo.

Veja mais:

Salas de Poker