Bruno Foster

Por: 28/03/2017

Conheça a história de Bruno Foster, primeiro jogador brasileiro a chegar na mesa final da World Series of Poker

Bruno FosterNascido Bruno Vendramini Politano, o jogador mais conhecido no mundo do poker como Bruno Foster fez história ao se tornar o primeiro (e até o momento único) brasileiro a chegar até a mesa final do Main Event da World Series of Poker – o campeonato mundial de poker.

Antes de se tornar profissional de poker, Bruno Foster era um empresário dono de uma loja

de produtos de couro, mas já conhecia o jogo desde seus 21 anos, tendo sido apresentado ao poker em um jogo com amigos.

Um amigo convidou a gente pra jogar na casa dele, naquela época brincávamos com feijão mesmo, como a maioria de nós daquela época. Conheci o jogo naquele dia. Posso dizer que desde esse dia eu NUNCA mais parei de jogar poker, foi paixão à primeira vista, algo surreal na minha vida.”, ele declara em sua página pessoal.

Tamanha paixão pelo poker fez com que Bruno Foster buscasse aprimorar seu jogo com livros e outros materiais de estudo,enquanto começava a participar de torneios ao vivo como o Campeonato Cearense de Poker (CCP) e o Campeonato Paulista de Holdem (CPH).

Depois de algumas tentativas frustradas, em 2008 ele venceu seu primeiro grande torneio, o BSOP São Paulo, o que o motivou frequentar torneios internacionais como o extinto Latin American Poker Tour (LAPT). Em 2011, ele chegou até a mesa final do LAPT São Paulo, ficando com a 8ª colocação.

2011 também foi o ano de sua primeira experiência na World Series of Poker. Mas como muitas “primeiras-tentativas” da vida, esta foi frustrada. “Aprendi na pele que para estar ali e jogar de igual pra igual ainda faltava muito, mas muito mesmo! 2011 não foi um ano maravilhoso e voltei pra casa triste com o meu desempenho”.

Os bons resultados se repetiram nos anos seguintes, com o que até então foi era o melhor prêmio de sua carreira com o terceiro lugar no BSOP Florianópolis.

Mais confiante em sua habilidade, Bruno Foster decidiu que já era hora de retornar à capital mundial do poker para uma segunda participação na WSOP. E desta vez, o resultado foi bem diferente do que da anterior.

Ele começou a WSOP com um 8º lugar em um evento de No-Limit Hold’em logo em seu primeiro torneio, o que lhe deu confiança o jogar o Evento Principal, quando então alcançou a mesa final, o ápice de sua carreira.

Com o oitavo stack entre os nove finalistas, Bruno Foster teria muito trabalho pela frente, e para isso contou com a ajuda de seu amigo e instrutor Ariel “Bahia” Celestino, que o preparou nos três meses que antecederam à mesa final. Neste intervalo, Bruno ainda chegou na mesa final em um evento WSOP Asia-Pacific que serviu como um último aquecimento para aquele que seria seu maior momento no poker.

Já como representante do 888poker, Bruno Foster recebeu grande apoio do público brasileiro para a mesa final, contando inclusive com a torcida de outros atletas brasileiros como Neymar Jr e Gabriel Medina. Acabou eliminado na oitava posição, ganhando US$ 947 mil e levando para casa a recordação de ter chegado onde nenhum outro brasileiro jamais esteve.

Desde então, ele continua frequente nos maiores torneios do Brasil e do mundo, conquistando resultados expressivos em diversos torneios paralelos. Em 2015, foi um dos brasileiros a conquistar um anel da WSOP Circuit Brazil, que aconteceu pela primeira vez no país, em São Paulo.

Bruno “Foster” Politano é um dos brasileiros embaixadores do 888poker junto com Nicolau Villa-Lobos e Bruno Kawauti.

Danilo Telles

Danilo Telles

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.
Danilo Telles

Veja mais:

Salas de Poker