Clique Aqui Carne. Do bem ou do mal? - Página 13

Lista de Usuários Marcados

Página 13 de 21 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 130 de 201
Like Tree333Likes

Tópico: Carne. Do bem ou do mal?

  1. #121
    World Class
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    8.570
    Images
    84
    Citação Postado originalmente por RRuiz Ver Post
    Retirado do Wikipédia:

    Vegetarianismo

    "A motivação aqui é racionalizar a utilização dos recursos naturais para a obtenção de alimentos. Um vegetariano reduz um elo da cadeia alimentar, tornando-a mais eficiente e, conseqüentemente, reduzindo o impacto ambiental da sua alimentação.As frutas, os cereais e os vegetais exigem 95% menos de matérias-primas para serem produzidas.[103] Além disso, é necessária muito mais energia fóssil para produzir e transportar carne do que para produzir uma porção idêntica de proteínas de origem vegetal.[103] Para se produzir 1 caloria de proteína a partir de feijões de soja são necessárias 2 calorias de combustível fóssil, enquanto que para se produzir uma caloria de proteína a partir de bife são necessárias 54 calorias de combustível fóssil.[104]
    Para produzir carne, é necessário cultivar plantas que alimentarão o gado, que por sua vez irá alimentar o homem. Durante o passo de alimentação do gado, foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o homem consumisse diretamente os vegetais. São necessários 18 quilos de cereal para produzir um quilo de carne, e um acre de terra se for utilizada para cultivar cereais pode produzir cinco vezes mais proteína do que se for utilizada para produzir carne.[105] Com 2,5 acres de terra pode-se produzir repolho para alimentar 23 pessoas, batatas para alimentar 22 pessoas, arroz para alimentar 19 pessoas, milho para alimentar 17 pessoas, trigo para alimentar 15 pessoas, ou então, galinha para alimentar 2 pessoas, leite para alimentar 2 pessoas, ovos para alimentar 1 pessoa ou bife para alimentar 1 pessoa.[106] Logo, é possível alimentar muito mais pessoas, com um custo muito mais reduzido para o ambiente se produzirmos alimentos vegetarianos. Ainda a este propósito disse Rajendra Pachauri, Premio Nobel da Paz, que se cada vez mais pessoas comerem mais carne, não haverá cereais suficientes para a produzir, porque a conversão de calorias dos cereais em calorias da carne é muito pouco eficiente.[107]"


    Lá no artigo da Wikipédia tem as referências, não vou postar aqui.
    Curiosidade de um leigo, vivemos em um mundo capitalista. O custo do produto é proporcional ao custo para produzi-lo.
    Se na pratica tudo isso fosse real, o mundo em geral ja teria reduzido o consumo de carne pois o custo de alimentação sem carne seria absurdamente menor.

    As pessoas no geral até comeriam carne de vez enquando como luxo, mas se realmente desse pra substituir(de verdade) a carne de forma realmente bem mais barata, isso já teria sido feito no dia a dia de boa parte da população.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #122
    World Class
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Posts
    8.570
    Images
    84
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    Citação Postado originalmente por Major Kong Ver Post
    A carne ética - Luiz Felipe Pondé

    Tombarei gritando pelo direito às churrascarias. Por que essas pessoas "conscientes" não falam dos direitos das rúculas em continuarem, de forma singela, a fazer fotossíntese? Onde está a consciência deles quando torturam seres inocentes como as berinjelas, trituradas entre nossos dentes horrorosos?
    Não há dúvida de que há algo de monstruoso na humanidade, mas o que me espanta nesses "conscientes" é a cegueira para o fato de que a natureza não seja um mar dócil, mas sim um espaço de violência. A humanidade tem algo de monstruoso porque ela é parte da natureza. Se dependêssemos desses "conscientes", não teríamos sobrevivido à seleção natural. Teríamos caído paralisados diante da necessidade de matar para sobreviver, por um lado, e pelo outro lado, da dor de consciência por aniquilar a esperança de pequenos antílopes que corriam livres e saltitantes pela savana africana. Até hoje, quando penso neles, choro à noite: ohh, como nós somos cruéis!


    Folha de S.Paulo - Luiz Felipe Pondé: A carne ética - 12/10/2009
    O argumento dos vegetarianos é que os animais têm sistema nervoso. E, por isso, sentem dor e medo. Ficam estressados quando vivem em um ambiente sem espaço pra movimentar etc.

    Nada disso se aplica à rúcula.
    Então se o homem evolui-se a ponto de conseguir produzir em massa carne animal em laboratorio em "clones sem cerebro" seria ok comer carne ?
    Acho isso uma situação hipotetica bizarra pro futuro mais provavel do que o homem parar de comer carne.
    el_necator likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #123
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    Citação Postado originalmente por RafaelRJ Ver Post
    Po, mas procura quantos lambaris (ou espécies similares) existem no mundo.. É assim mesmo. Quanto mais embaixo na pirâmide, menor vai ser o tamanho e maior a qtd de indivíduos para ter bioenergia suficiente para passar pro próximo nível.
    pô, ok pensando assim, mas não me parece razoável comer dezenas de indivíduos só pra salgar a boca entre umas cervas enquanto eu ficaria muito mais satisfeito comendo 1% de um boi.

    btw, engraçado como eu me sinto péssimo comendo frango, mas nem grilo de comer boi, que tem uma percepção muito mais próxima da nossa. acho que é por causa dos ossos, deixa a parada visceral demais.

    Citação Postado originalmente por Victormm Ver Post
    @Gonira, o Inri Cristo falou que peixe e qualquer bicho que vive embaixo da água não tem alma, então se ele falou ta falado, GG!
    brother meu católico carolinha falou que o único animal que tem alma é o homem, então é só não ser canibal que tá limpo, /topic
    andredepaula likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #124
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    erro
    Última edição por Major Kong; 16-04-2013 às 15:40. Razão: ~ erro
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #125
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    “I hate reality but it's still the best place to get a good steak.”Woody Allen

    Sphinter likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #126
    Chip Leader Avatar de flush79
    Data de Ingresso
    04/05/10
    Localização
    São Paulo
    Posts
    2.367
    Citação Postado originalmente por kmksick Ver Post

    Abstração não é licensa poetica pra falar qualquer coisa, vc precisa embasar sua abstração em alguma coisa, senão perde todo o sentido a discussão
    Bem por aí. Se for pra jogar frases aleatórias sem embasamento, então não vai sair nada.

    É bem o caso do Irineu. Nada contra o cara "achar" que o ser humano vai diminuir gradativamente o consumo de carne. Ok, mas de onde vem essa ideia? Leu em algum lugar que o consumo de carne vem diminuindo gradativamente? Leu em algum lugar que está havendo substituição gradativa de proteína animal por proteína de outras e, por isso, acha isso? Ou isso saiu do nada?

    Agora, nego joga uma frase aleatória e acha que tem discutir só porque tem a palavra carne no meio.

    Não é porque é discussão que dá pra jogar qualquer coisa no meio e achar que daí vai sair alguma coisa.

    Aí vem alguém e fala: "eu já acho que a humanidade vai comer carne forever e em quantidades industriais", mas não fala por quê, quando, como, onde. E a discussão vira clicking buttons, com hipóteses sem pé nem cabeça sendo discutidas.

    Quer discutir hipótese? Ok, então dá pé e cabeça pra ela, não fica posando de vítima nem dizendo que neguinho não tá na "vibe". Lol.
    el_necator likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #127
    Chip Leader Avatar de flush79
    Data de Ingresso
    04/05/10
    Localização
    São Paulo
    Posts
    2.367
    Mas, pra não dizerem que sou chato e não tô na "vibe", vamos abstrair então.

    Não, a humanidade não vai deixar de comer carne. Não enquanto for sustentável produzi-la. Porque o ato de comer não está ligado apenas ao ato da satisfação biológica, ou seja, de mandar proteína pra dentro. Comer é também um ato social e de satisfação psicológica. Quem come aquele churrasco da hora, aquela costela que ficou no bafo por 8 horas, não o come (apenas) pelas proteínas (pra isso, bastaria um bife na frigideira em 5 minutos), mas pelo prazer que o sabor e o modo de preparo evocam.

    Proteínas de fontes não animais já são conhecidas e produzidas há muito tempo (como a de soja, abundante), mas nem por isso a humanidade consome menos carne, afinal, ninguém que gosta de carne vermelha e em sã consciência trocaria isso por aquela carne de soja insípida se não houvesse um motivo fortíssimo pra isso, por exemplo. É uma questão de escolha e que envolve prazer.

    Enquanto as ações humanas se pautarem por fatores além do puramente biológico (ou seja, forever), comeremos carne. Se tudo correr bem, jamais chegaremos ao triste dia em que teremos banquete de comprimidos de proteínas, carboidratos, vitaminas etc., porque nesse dia seremos mais robôs e menos humanos.
    Amorim88NuTs and Major Kong like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #128
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Porra nego tacar gordura goela abaixo do bicho não pode ser uma parada prazerosa.
    por que? só porque humanos não gostam de comer desse jeito?

    ganso não tem reflexo de engasgo, então ele não sente porra nenhuma.
    el_necator likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #129
    World Class Avatar de andredepaula
    Data de Ingresso
    16/04/08
    Posts
    6.430
    É estranho mesmo, eu mesmo concordo com o Irineu que um no futuro as pessoas vão deixar de comer ou comer bem menos carne por motivos de saúde e consciência com os animais. Mas isso é meu achismo, minha intuição e minha vontade juntos.

    Pq se for ver pelo gráfico que o Ekalil postou, ja ja não vai caber mais vaca em pasto de tanta carne que o ser humano vem consumindo no decorrer dos anos
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #130
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    ah, comamos os bichos, mas defender o método produção de foie gras é demais pô. alvinho psicopata, só falta falar que ganso não sente dor, já que não tem alma
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 13 de 21 PrimeiroPrimeiro ... 31112131415 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados