Clique Aqui Jesus errou no seu ensinamento? - Página 26

Lista de Usuários Marcados

Página 26 de 31 PrimeiroPrimeiro ... 162425262728 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 251 a 260 de 304
Like Tree365Likes

Tópico: Jesus errou no seu ensinamento?

  1. #251
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por Mooita Ver Post
    isso ae eh retirado do zeitgeist ne? li em varios lugares que o zeitgeist passa varias informacoes imprecisas e inventa outras.

    nao eh fonte confiavel.
    madru and Mooita like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #252
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    É trash mesmo pq é simplista, mas é só pra ilustrar que determinismo não anula responsabilidade na prática.

    Eu diria que tenho certeza, até que novos dados surjam, de que o livre arbítrio não existe. Mas isso não significa que nunca vou me sentir culpado ou que não devo ser responsabilizado por meus atos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #253
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Mas é vc que fica batendo na tecla de falar sobre a moral de seres inexistentes, isso é absolutamente óbvio que não faz sentido.
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Não vejo pq um deus onisciente escolheria esse método absolutamente ineficiente pra passar sua mensagem.
    Como eu disse, não acho tão óbvio.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #254
    Grinder Avatar de moscow
    Data de Ingresso
    24/11/15
    Posts
    249
    Antes, os religiosos tinham todas as certezas, todas as respostas.

    Como tudo foi caindo por terra ao longo do tempo, aparentemente hoje em dia só resta defender o núcleo: "se em Xmil anos ninguém provou que não existe é porque existe."
    guioday, zombie and Gilking like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #255
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    Aproveitar para quotar esse post, mas acho que vocês precisam definir de qje tipo de determinismo estão falando, se estão falando do determinismo do período do positivismo lógico já não é mais bem aceito pela ciência. Sobre o indeterminismo ele não quer dizer total.

    Sobre esse post queria quotar só uma parte, mas estou no celular e não sei fazer.
    Essa analogia com a erva daninha tem que sempre pensar com qual efeito se espera. Geralmente no nosso sistema, quando responsabilizamos e punimos alguém por seus atos, simplesmente estamos querendo que no futuro essa pessoa não os repita es e se comporte de maneira diferente.
    Se essa é a melhor estratégia possível, é uma outra discussão. Na minha opinião, pelos resultados até aqui deveríamos pensar em outras estratégias.
    Dá sim pra tornar essa discussão bem mais específica, mas não tenho certeza se isso adiciona alguma coisa.

    Não costumo pesquisar sobre atualmente, mas nunca vi um cientista contemporâneo que argumentasse formalmente a favor do livre arbítrio. Me parece bem consenso isso, há quem discorde mas só como opinião pessoal e não justificável.

    E, pelo menos pra mim, indeterminismo não implica em escolha livre. Se vc introduz algum nível de indeterminismo num sistema causal, e é possível argumentar a favor usando a física quântica, o resultado é aleatoriedade e imprevisibilidade, mas uma escolha imprevisível não é necessariamente uma escolha mais livre imo.
    Fui responder pelo celular, e cortou partes da mensagem. De maneira geral concordo com você. Livre arbítrio é algo que as ciências não trabalham de maneira geral. O que cortou do post foi sobre indeterminismo. As pessoas costumam pensar que indeterminismo está associado com falta de causalidade e começam a pensar que os eventos são aleatórios, mas a idéia do indeterminismo não é sobre aleatoriedade. Até porque se os eventos fossem aleatórios nem teria muito sentido pensar de maneira científica que de maneira geral tenta controlar seu objeto de estudo.
    Última edição por Eduts; 24-02-2017 às 12:10.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #256
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por FrAAnKK Jr Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Mas é vc que fica batendo na tecla de falar sobre a moral de seres inexistentes, isso é absolutamente óbvio que não faz sentido.
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Não vejo pq um deus onisciente escolheria esse método absolutamente ineficiente pra passar sua mensagem.
    Como eu disse, não acho tão óbvio.

    Nesse caso eu não estou julgando a moral de um ser inexistente.

    Estou apontando uma discrepância lógica entre onisciência e incompetência. Se deus existisse, e quisesse que vc soubesse mais a respeito dele, não faz sentido esconder a informação em um livro onde a maior parte do conteúdo são mentiras a seu respeito e folclore de um local específico.

    Anyway essa é a menor das inconsistências quando se fala no deus do cristianismo, então nem é tão importante.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #257
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    Fui responder pelo celular, e cortou partes da mensagem. De maneira geral concordo com você. Livre arbítrio é algo que as ciências não trabalham de maneira geral. O que cortou do post foi sobre indeterminismo. As pessoas costumam pensar que indeterminismo está associado com falta de causalidade e começam a pensar que os eventos são aleatórios, mas a idéia do indeterminismo não é sobre aleatoriedade. Até porque se os eventos fossem aleatórios nem teria muito sentido pensar de maneira científica que de maneira geral tenta controlar seu objeto de estudo.
    Concordo que não é falta de causalidade, mas pra que aja indeterminismo imo é preciso sim introduzir algum nível de aleatoriedade na cadeia de causalidade.

    Vc discorda? Se sim dá uma elaborada aí a respeito.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #258
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Bolengo existem vários tipos de determinismo. O que vocês parecem discutir no tópico parece muito com a idéia do fatalismo. Dado o evento A, segue evento B.
    Vou falar um pouco de Psicologia que é minha área. Grandes autores da Psicologia negam essa idéia de livre arbítrio como Freud, Skinner e até Rogers em certo ponto. (Caso tenha algum humanista no fórum, sei que essa não é a visão preponderante dele, mas ele afirma " que é importante descobrir as leis do comportamento).
    Mas enfim o determinismo defendido na Psicologia é mais do tipo que eventos podem determinar comportamentos, mas nunca na via de A necessariamente causa B, e sim aumentam ou diminuem a chance de certo evento ocorrer. Geralmente as teorias psicológicas falam que o comportamento é fruto da cultura, ontogenia e filogenia, sendo que o foco maior da Psicologia é o nível da ontogenia.

    Então dentro da minha teoria, as consequências vão determinar o comportamento ( lembre-se que não é uma certeza, mas em termos probabilísticos), então alterando alguns fatores ambientais provavelmente ocorrerão mudanças no comportamento.

    Desculpa ae ficou muito vago, mas escrever pelo celular é uma merda.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #259
    Expert
    Data de Ingresso
    31/10/07
    Posts
    2.657
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Eduts Ver Post
    Fui responder pelo celular, e cortou partes da mensagem. De maneira geral concordo com você. Livre arbítrio é algo que as ciências não trabalham de maneira geral. O que cortou do post foi sobre indeterminismo. As pessoas costumam pensar que indeterminismo está associado com falta de causalidade e começam a pensar que os eventos são aleatórios, mas a idéia do indeterminismo não é sobre aleatoriedade. Até porque se os eventos fossem aleatórios nem teria muito sentido pensar de maneira científica que de maneira geral tenta controlar seu objeto de estudo.
    Concordo que não é falta de causalidade, mas pra que aja indeterminismo imo é preciso sim introduzir algum nível de aleatoriedade na cadeia de causalidade.

    Vc discorda? Se sim dá uma elaborada aí a respeito.
    Essa é uma questão aberta e polêmica. Alguns vão pensar que nem você que em certa medida existe um grau de imprevisibilidade e aleatoriedade, já outros vão para o caminho que apenas não sabemos todas as variáveis possíveis e não as podemos controlar e com isso não temos como prever os eventos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #260
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Na verdade eu nem acho que existe necessariamente algum nível de imprevisibilidade.

    Eu acho mesmo que nós apenas não sabemos todas as variáveis possíveis. Mas mesmo que aja certa aleatoriedade, como a quântica tem tido certos indícios, minha opinião é que isso não aumenta ou diminui a nossa liberdade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 26 de 31 PrimeiroPrimeiro ... 162425262728 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados