Clique Aqui Jesus errou no seu ensinamento?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 31 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 304
Like Tree365Likes

Tópico: Jesus errou no seu ensinamento?

  1. #1
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134

    Jesus errou no seu ensinamento?

    ATENÇÃO: SE VOCÊ FOR MUITO SENTIMENTAL PARA DISCUTIR ESSE ASSUNTO É MELHOR IGNORAR ESSE TÓPICO.

    Quando se fala em ser perfeito no modo de ser e completamente do bem o melhor exemplo sempre é Jesus, ao menos aqui no Ocidente. Eu não nego que tem muita coisa boa sim, mas existe um paradoxo.

    Fazendo um exercício mental, imagina que 99% da população de uma hora para outra criaram a habilidade de serem EXATAMENTE como Jesus, ou seja, passaram a ser perfeitos, todas as ações que fizerem a partir dali seriam como se o próprio Jesus tivesse fazendo.

    Não pegaríamos em armas para se defender, iriamos combater o mal com o bem, iriamos amar nossos inimigos. Se fossemos perseguidos iriamos sofrer, mas seríamos firmes no sofrimento assim como Jesus foi, até aqui tudo bem.

    Agora imagina que o 1% que não foi convertido por algum motivo qualquer se tornaram ateus radicais que enxerga os outros 99% como inimigos que devem ser combatidos e escravizados. Até aqui ainda assim está tudo bem porque poderia argumentar que aguentar o sofrimento desse combate faz parte do processo, mas o paradoxo chega no momento em que esses 1% recruta os filhos pequenos desses 99%, onde os proíbem de serem como seus pais e os ensinam a serem como eles, logo os filhos desses 99% se distanciariam do caminho de Jesus e também de Deus, sendo assim seriam condenados ao inferno.

    Aqui está o paradoxo.

    Se você segue o caminho certo você condena o seu filho inocente ao sofrimento eterno. Em outras palavras você se salva e condena seu filho inocente. Nada altruísta. E nada parecido com Jesus que se sacrificou para salvar a humanidade. Mas se você for altruísta e for salvar seu filho a única maneira é abandonar o caminho certo e agir por um outro caminho, sacrificando sua salvação para salvar seu filho do sofrimento eterno. Mas nessa situação o caminho altruísta e certo é o caminho errado, se o caminho certo passa a ser o caminho errado, onde fica a perfeição?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Orai, irmão:


    Pai Querido, meus filhos estão lá fora, não posso protegê-los, nem pageá-los. Quanto mais eles crescem, tanto menos posso acompanhá-los. Seguem seus próprios caminhos, fazem seus programas e só me resta recomendá-los, a Vós meu Pai! Fazei com que encontrem bons colegas, bons amigos, e que os adultos os tratem com carinho. Protegei-os no trânsito, livrai-os dos perigos, e que eles não provoquem acidentes. Protegei-os para que não provoquem injustiças, nem provoquem desordens nas reuniões que frequentam. Concedei, acima de tudo a graça, que gostem de voltar a casa paterna, que se alegrem de estar em casa, e que amem a casa, o seu lar! Peço a graça de saber construir a felicidade desta casa e dos círculos de amizade e que possam usufruir por muito tempo deste aconchego do lar. Tirai deles o medo de pensar em seus pais, até quando cometem alguma imperfeição. Conservai neles a confiança de que esta casa permanece sempre aberta para eles, apesar dos seus desatinos e abusos. E a todos nós, dai a graça que nos mostre o que significa estar em casa. Amém”


    “Meu Deus, eu vos ofereço meus filhos. Vós mos destes, eles vos pertencerão para sempre; eu os educo para vós e vos peço que os conserveis para a vossa glória. Senhor, que o egoísmo, a ambição e a maldade não os desviem do bom caminho. Que eles tenham força para agir contra o mal e que o movente de todos os seus atos seja sempre e unicamente o bem. Há tanta maldade nesse mundo, Senhor, e Vós sabeis como somos fracos e como o mal muitas vezes nos fascina; mas vós estais conosco e eu coloco meus filhos sob a vossa proteção. Sede-lhe luz força e alegria nesta terra, Senhor, para que eles vivam por vós nesta terra e no céu, todos juntos, possamos gozar de vossa companhia para sempre. Amém!”
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Vc pediu minha opinião sobre o tópico, mas eu não sou religioso, então o cenario não faz muito sentido pra mim. Tb não curto mto essa imagem de "seguidores de Jesus" = bom e ateus = mau. Minha experiência de vida não mostra isso.

    Dito isso, fingindo ser religioso por um momento imagino que Deus entenderia a sua motivação, te perdoaria e todos seriam salvos. Não é pra isso que ele tá lá?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder
    Data de Ingresso
    13/06/16
    Posts
    198
    Essa que voce fumou é da boa em irmão? AMEM!
    Picinin, zombie, Bolengo and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Sim errou e esse é o problema.

    Não dá pra embasar uma discussão lógica nas premissas de uma religião ilógica. Os próprios fundamentos não fazem sentido.

    Primeiro Jesus não é esse exemplo de mansidão todo, o próprio conceito de inferno já mostra isso. Vc precisa amá-lo e adorá-lo ou ele e o papai te torturam pela eternidade...

    Então, ser igual a ele implica em começar a torturar e matar pessoas mais fracas que não te amem "de todo coração". Ou seja seria ok matar os tais "ateus radicais" (suponho que seja alguém que não acredita em deus com muita força ^^).

    Além disso vc precisa deixar seus filhos decidirem por si mesmos. Se eles se tornarem "ateus radicais" eles merecem o inferno pela lógica desse deus psicopata. Se vc acha que eles não merecem pq são apenas produto de seu meio, tão pouco vão merecer os ateus que vc está considerando eliminar e condenar. Esses tb já foram crianças e, novamente seguindo a sua ideia, tb não tem culpa de serem quem são.

    Enfim não existe perfeição lógica em decisões morais, cada caso é um caso isolado e existem milhões de nuances e variáveis pra cada um. Colocar todo mundo no mesmo saco e distribuir sentenças de morte é errado justamente por isso.

    Envolver lógica religiosa em decisões morais só torna as coisas piores, pois vc passa a usar fantasias medievais, ao invés de fatos, pra embasar seu processo de decisão.

    Vc desconsidera a complexidade dos casos isolados e dá uma punição final, extremista e irrevogável. O ser humano é falho demais e limitado demais pra que isso funcione.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    @Fidelis

    vc quase que fez um texto de OP mto interessante. falhou no final, mas acho q entendo onde vc quer chegar pq eu ja pensei mto sobre "o tal paradoxo".

    resumindo mto (pq da pra fazer wall of texts diferentes levando em consideracao que o cristianismo tem varias interpretacoes diferentes): se alguem leva os ensinamentos de jesus a rigor, isso nao sera um problema visto da forma que vc esta enxergando. a partir do momento q um ama a todos igualmente, os laços familiares serao irrelevantes. afinal, todos teriam o msm valor.

    uma grande contradicao sobre o sacrificio de cristo: seria realmente um sacrificio quando ele eh homem e ao mesmo tempo deus? pois ele entende a dor, criou ela. sabe tb com 100% de ctza q aquilo sera passageiro. sabe que depois nao havera nenhuma sequela sobre seu "ser". entao que sacrificio foi feito?
    zombie, sniper182, Fidelis and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    05/03/09
    Posts
    1.134
    O ponto principal é mostrar que não existe um caminho certo linear, para isso usei o exemplo de ser perfeito, que teoricamente teria um caminho perfeito, para mostrar que até mesmo esse caminho perfeito teria que ser deixado de lado em alguma situação.

    A situação é como o @zombie disse, as decisões morais tem que ser analisadas em casos isolados, o certo nem sempre estará ligado com o bem e o errado nem sempre como o mal, não existe uma fórmula ideal de como agir por padrão, logo, a religião seja qual for e os ensinamentos de cristo como padrão não são válidos como verdades universais.

    A religião é muito facilmente questionada, mas os ensinamentos de Cristo não, quando alguém critica a religião como modo de viver logo alguém solta "religião é falha, segue Jesus que não tem erro" e isso se mostra incorreto.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Não é sacrifício nenhum, eu morreria pela humanidade inteira sem pensar muito. Se ainda por cima eu soubesse que iria acordar depois e seria deus... ^^ Ez money.

    E essa tá longe de ser a maior contradição, pra quê ele tinha que se sacrificar afinal? Ele morre pra salvar a humanidade da ira dele mesmo...

    Se ele é deus ele faz as regras, a única razão pra o perdão da humanidade estar condicionado a um sacrifício sanguinário é pq vc ele fez as regras assim sabendo que ia precisar "se matar" um dia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    @Fidelis

    incorreto pq?

    nao existe verdade universal e nao existe neutralidade. dentro de certa logica nao da pra dizer que nada se mostrou incorreto. acho q vc ta fazendo uma analise mto superficial, ta tentando encaixar o senso do comum de moral dentro do cristianismo. se esquece q a religiao vai ditar oq eh moral pra quem segue ela. nao sera necessariamente contraditorio.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de maicofer
    Data de Ingresso
    05/09/12
    Localização
    Joinville
    Posts
    4.237
    Zombie o conceito de inferno é bem controverso, a origem da palavra quer dizer sepultura, por isso algumas religiões cristãs acham que após o juízo final os não salvos apenas morreram.
    Sobre a questão de filhos a Bíblia não se refere a uma idade exata onde as crianças são salvas de qualquer jeito, fala apenas do tempo de inocência, muitos dizem 7 anos, mas a Bíblia fala realmente de tempo de inocência isso pode variar, saindo desse período a Bíblia ensina que todo mundo vai ouvir e saber a "verdade" antes do arrebatamento, ou seja os pais que crêem na Bíblia saberam que os filhos fora do tempo da inocência ouviram a tal "verdade" antes do julgamento e aí vai do famoso livre arbítrio já que a Bíblia diz que a salvação é individual.
    Mais ou menos assim a Bíblia ensina, nem creio muito mas é assim.
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 31 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados