Clique Aqui Quem morre? Os carros autônomos e a máquina moral - Página 8

Lista de Usuários Marcados

Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 71 a 80 de 159
Like Tree129Likes

Tópico: Quem morre? Os carros autônomos e a máquina moral

  1. #71
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    01/07/10
    Posts
    2.063
    Citação Postado originalmente por jurunajb Ver Post
    Citação Postado originalmente por gbozzano Ver Post
    Citação Postado originalmente por jurunajb Ver Post
    Parando pra pensar esse teste eh escroto pra caralho

    Porque nao interessa o que eu penso, em sim o que o carro 'pensaria'

    Não tem como o carro saber se eh cachorro, gordo, velho, criança e bandido dentro do carro nem na pista.

    Uma inteligencia artifical teria que acima de tudo se preservar, logo quem ta dentro do carro se preservaria junto.
    E atropelar quem tiver que atropelar, a preferencia pra se salvar eh quem ta pista certa.

    Entao se tiver 4 ladroes no carro e 4 gestantes passando, morre as gestantes

    Simplesmente porque nao teria que saber quem é o que.

    Acho que o maximo que a A.i poderia fazer é desviar o caminho para o que cause menos mortes.

    O dilema moral seria tipo matar 3 no sinal aberto pros pedestres ou 4 no fechado para os pedestres
    Não né.
    Isso é num futuro onde todos os carros não precisarão ter motoristas. Tu não pode falar que não tem como saber quem é quem.

    Há 5 anos atrás se falava que era impossível ter um carro sem motorista. Vai ter como saber se o pedestre lavou a mão ou não provavelmente.
    Vai na minha que vai ser burocrático.

    Salva quem ta dentro do carro primeiro.
    Se der pra salvar quem ta no carro, salva quem tá na pista certa.
    Se não tiver pista certa, mata quem tiver na frente ou reduz os danos para matar o mínimo de pessoas, mas sem desrespeitar a sinalização.
    Se puder matar o animal ao inves de gente, mata o animal.

    Ladrão, mendigo, criança, gestantes e idosos são seres humanos.
    Tudo que as empresas nao vão querer vai ser gerar controvérsias.
    Vão seguir um protocolo e morra quem tiver que morrer.
    Keep it simple
    Meu ponto é só sobre afirmar que não vai dar pra saber quem é quem e não sobre qual o certo ou errado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #72
    Table Captain
    Data de Ingresso
    13/02/10
    Posts
    765
    Provavelmente até chegar num ponto que dá pra distinguir se um pedestre é ladrão ou médico, o próprio carro autonomo ja pode estar ultrapassado.
    Não acho inutil essa pesquisa/debate moral de todo, porque ja estão preparando o ser humano pra lidar com questões éticas futuras maiores que o proprio carro autonomo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #73
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Nice topic.

    Mas é óbvio que nunca vai haver consenso pq as pessoas seguem valores muito diferentes.

    Imo o ideal é o carro ter a "configuração moral" razoavelmente aberta. Aí cada usuário decide, por exemplo, se num eventual acidente prefere salvar a própria vida ou a vida de uma criança atravessando a rua.

    Nada muito diferente do que acontece hj em dia, a diferença é que o cara não vai decidir no calor do momento.

    Anyway... Seria bem foda seguir a vida após um acidente em que vc matou crianças a sangue frio pra salvar a pele... Hj em dia pelo menos nós temos a desculpa que não tivemos tempo pra pensar e tal
    Mas também não seria foda se voce mata seu filho dentro do carro? Tipo, vc coloca pra salvar mais gente, o carro desvia de 03 crianças e bate no muro. Vc mais resistente sobrevive, mas mata seu filho.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #74
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Se pá isso podia entrar na sua configuração de prioridades tb. Deixando claro que com seu filho no carro a vida dele é prioridade absoluta.

    Enfim, a questão é que nenhum critério vai agradar a todos. Então tornar o sistema flexível e personalizável me parece um caminho sensato.

    Mas isso viria com um peso de responsabilidade muito maior na consciência do proprietário quando os critérios que ele pensou justos como teoria se tornassem em realidade.

    Em tempo, deve ter algo muito errado com essa minha ideia. Caso contrário os cabeçudos que desenvolvem softwares pra carros autonomos já teriam pensado nisso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #75
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Acho que o fato de vc ser passageiro do carro também aliviaria a consciência. No final, o acidente será sempre gerado por falha mecânica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #76
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Nice topic.

    Mas é óbvio que nunca vai haver consenso pq as pessoas seguem valores muito diferentes.

    Imo o ideal é o carro ter a "configuração moral" razoavelmente aberta. Aí cada usuário decide, por exemplo, se num eventual acidente prefere salvar a própria vida ou a vida de uma criança atravessando a rua.

    Nada muito diferente do que acontece hj em dia, a diferença é que o cara não vai decidir no calor do momento.

    Anyway... Seria bem foda seguir a vida após um acidente em que vc matou crianças a sangue frio pra salvar a pele... Hj em dia pelo menos nós temos a desculpa que não tivemos tempo pra pensar e tal
    Eu acho MUITO improvável que o Estado deixe isso na mão de montadoras e motoristas. Se chegarmos ao ponto de o carro conseguir prever as consequências do acidente e tomar a decisão, provavelmente haverá uma lei determinando como a IA deverá agir.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #77
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Nice topic.

    Mas é óbvio que nunca vai haver consenso pq as pessoas seguem valores muito diferentes.

    Imo o ideal é o carro ter a "configuração moral" razoavelmente aberta. Aí cada usuário decide, por exemplo, se num eventual acidente prefere salvar a própria vida ou a vida de uma criança atravessando a rua.

    Nada muito diferente do que acontece hj em dia, a diferença é que o cara não vai decidir no calor do momento.

    Anyway... Seria bem foda seguir a vida após um acidente em que vc matou crianças a sangue frio pra salvar a pele... Hj em dia pelo menos nós temos a desculpa que não tivemos tempo pra pensar e tal
    Eu acho MUITO improvável que o Estado deixe isso na mão de montadoras e motoristas. Se chegarmos ao ponto de o carro conseguir prever as consequências do acidente e tomar a decisão, provavelmente haverá uma lei determinando como a IA deverá agir.
    +1,, e acho que o certo eh justamente isso. Afinal, eh uma questão de segurança pública.
    santiago and Picinin like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #78
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Claro, precisamos garantir que a pior decisão seja tomada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #79
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    E certamente, além das mulheres, vai entrar no debate a prioridade para negros/indígenas e homossexuais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #80
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post
    E certamente, além das mulheres, vai entrar no debate a prioridade para negros/indígenas e homossexuais.
    Sou a favor das cotas. Sem duvidas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados