Clique Aqui [Politica Internacional] - Página 65

Lista de Usuários Marcados

Página 65 de 535 PrimeiroPrimeiro ... 1555636465666775115165 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 641 a 650 de 5341
Like Tree5552Likes

Tópico: [Politica Internacional]

  1. #641
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Não há motivos pra transformar isso em mais uma discussão partidária. Pouco importa quem fez, mas sim o que foi feito.

    O que sempre me surpreende é o malabarismo que fazem pra explicar o motivo da crise, que é bem simples. O país produz pouco e gasta mais do que arrecada. Qualquer dona de casa sabe que isso não pode dar certo.
    Ta bom, agora me diz pq a Grécia produz pouco?
    Culpa deles mesmos?
    Vc deve saber que não existe uma resposta única e simples pra essa pergunta, né?

    Mas com certeza boa parte dos motivos então sim dentro do próprio país.

    Vc discorda?
    O que eu vejo dizerem é que a causa é pq a Uniao Europeia nao consegue se entender num pacto federativo realmente isonomico.
    Com isso, países como a Alemanha e a França vao lucrando na cara dura ...
    O problema é que a Grécia nunca foi exemplo de produtividade (considerando padrao de países ricos) e, principalmente, se afundou nesse problema de falta de austeridade.

    Talvez os tempos de união européia tenham agravado isso de alguma forma (eu realmente não sei), mas tá longe de ser a causa principal imo.

    Eu citei a produção (PIB), pq o deficit em si pode não ser um grande problema. outros países, como os próprios EUA, também tem deficit fiscal. Só que como eles possuem um PIB monstruoso, é o problema menor, embora venha se agravando. Na Grécia, a combinação dos dois fatores é que deixa a situação tão grave.
    Eu nao sei ao certo o cerne da queixa que esses economistas que eu acompanho dizem existir sobre a atuacao da Alemanha nesse desquilibrio da zona do euro.
    Tem a ver com a politica economica deles.
    Aquela historia que eles estao produzindo superavits insanos.

    Mas na real, fui ver aqui e o pib da grecia DISPAROU exatamente quando entrou na zona do euro até a crise de 2008 quando só cai.
    My bad!

    Na Suecia a produtividade é boa ou nao?

    Eu acho que a Grecia talvez precise na verdade é de grandes reformas.
    Mas nada drastico para o lado do trabalhador, é claro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #642
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Não tem como fazer grandes reformas e não ser drástico pro trabalhador.

    A Suécia tem quase o dobro de pib per capita comparada a Grécia e gasta menos do que arrecada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #643
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Vou esquematizar aqui a linha de raciocínio que eu encontrei pra explicar a Crise da Grécia.
    Segundo essa linha de raciocínio, quando se tem uma moeda em comum entre países, outros índices vão atuar como uma espécie de câmbio interno dessa mesma moeda em comum entre os países que a constituiram.
    Dentre esses índices, o custo unitário do trabalho (salários dividido pela produtividade) é preponderante.
    Pois bem, a tese é que a crise na Grécia (e em outros países do sul da Europa, mais a Irlanda) se deu porquê a Alemanha segurou os seus salários (num acordo entre trabalhadores e empresários ... os alemães seguraram a barra) enquanto aumentava a sua produtividade.
    Nessa mesma época, Grécia, Espanha, e esses outros países continuaram aumentando os seus salários sem bom ganho de produtividade.
    É bom lembrar que a Espanha sempre teve deficit publico menor que o da Alemanha, mas a Espanha teve deficits em conta corrente muito grandes por causa dessa diferença de custo unitario do trabalho.
    Quando a Grécia aceitou fazer algumas medidas de austeridade, impostas em 2010, o seu PIB caiu 29%, passando de uma dívida de 112,9% do PIB (em 2009) para 177,1% do PIB (dias atuais).
    Isso é inevitável porquê essas medidas de austeridade causaram uma queda do PIB.
    Se correr o bicho pega, e se ficar o bicho come!
    É irracional isso!
    Em 2010 foram 3 pacotes duros que a Grécia realizou, mais outro pacote em 2011.
    Então o que a Grécia quer é uma reestruturação da dívida, como ocorreu na Argentina.
    A pressão é para que a Alemanha, a França ... e outros governos credores da Grécia, segurem o ferro dos gregos.
    Eles teriam que arcar com esse desconto da dívida grega.
    A Argentina, naquele caso, só pagou 25% da sua dívida e isso não configurou calote.
    Tudo isso está baseado num raciocínio de que esses países que compõem a zona do euro devem necessariamente manter os seus custos unitários de trabalho o mais próximos possíveis.
    Ou seja: a Alemanha devia ter aumentado os seus salarios, enquanto a Grécia tentaria diminuir os dela.
    Acontece que a Alemanha é irredutível.
    Esse ano, a Alemanha está com um superavit comercial de 7,5% do PIB e uma taxa de investimento em queda.
    Isso é um escândalo, além de ser uma loucura!
    A torcida é para que a Grécia consiga essa reestruturação da sua dívida e os países da zona do euro consigam firmar um pacto para que esses índices não se tornem tão díspares, provocando esse ciclo vicioso que engendra essas crises.
    DiegoSestito and Khalil RG like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #644
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Crise grega derruba bolsas em todo o mundo | Internacional | DW.COM | 29.06.2015

    e continua a saga

    edit

    "Após o novo fracasso nas negociações entre a Grécia e seus credores durante o fim de semana, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu no domingo não ampliar o volume de financiamento de emergência disponibilizado aos bancos do país. Atenas optou então pelo fechamento temporário dos bancos, para evitar um colapso financeiro."

    so pra ter nocao de como esta a coisa, limite de saque diario de 60 euros, o gov impos o fechamento dos bancos!!
    Cão likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #645
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 29-06-2015 às 10:03.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #646
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    LOL ... tão até lembrando que 70 países perdoaram 2/3 da dívida que a Alemanha teve depois da segunda guerra mundial!




    http://www.publico.pt/economia/jorna...ivida-26150375


    http://www.brasil247.com/pt/247/arti...-fa%C3%A7o.htm
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 29-06-2015 às 10:33.
    Airton_Neto likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #647
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Os gregos gastaram mais dinheiro de que tinham. Algumas pessoas emprestaram dinheiro a eles para eles pagarem essa conta. Os gregos prometeram devolver no futuro. O futuro chegou e os gregos não querem pagar o combinado. Querem pagar só parte do combinado ou alterar o prazo de pagamento.

    Resumindo, querem que outros paguem pela gastança deles. Bando de FDPs.
    Stolf and Ace One like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #648
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #649
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #650
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados