Clique Aqui Sobre os protestos no Brasil - Página 277

Lista de Usuários Marcados

Página 277 de 569 PrimeiroPrimeiro ... 177227267275276277278279287327377 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 2.761 a 2.770 de 5683
Like Tree6623Likes

Tópico: Sobre os protestos no Brasil

  1. #2761
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    ahuahauha passou de minas eh baiano auehuehuaehaeuhea A+
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2762
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341
    Sério que tem gente que prefere a não manifestação do que a manifestação desorganizada como está?

    Não consigo entender isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #2763
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    Os vandalos sao iguais a politicos corruptos
    Usam o povo e destroem a cidadania
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #2764
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341
    @Cão eu entendo que os vândalos são uma espécia de "mal necessário" ou uma forma de "colhemos o que plantamos".

    Imo agora tem q parar o país mesmo, resetar e começar de novo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #2765
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    Nao postei respondendo o seu post
    Mas nao concordo com esse termo do mal necessario
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #2766
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Zé deixa eu recobrar a consciência que eu escrevo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #2767
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por felipeworm Ver Post
    Sério que tem gente que prefere a não manifestação do que a manifestação desorganizada como está?

    Não consigo entender isso.
    A questão é que existe uma massa de pessoas sem líder e altamente manipulável, é difícil prever aonde isso vai dar.
    Preacher likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #2768
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Quando vcs falam: "Isso ta me cheirando a golpe", o que exatamente vcs querem dizer?

    Militares no poder?
    Lula de volta ao poder na marra?
    Um novo lider vai surgir no meio disso tudo?
    Fechamento do congresso?

    Eu entendo mto pouco do assunto e vejo mta gente falar sobre uma tema com bastante intimidade, entao imagino que alguem possa me esclarecer algo. Pra que lado essa porra ta indo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #2769
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por felipeworm Ver Post
    @Cão eu entendo que os vândalos são uma espécia de "mal necessário" ou uma forma de "colhemos o que plantamos".

    Imo agora tem q parar o país mesmo, resetar e começar de novo.
    País não é computador.

    A não ser que por resetar você queira dizer trocar a população inteira. Aí você vai conseguir mudar alguma coisa.
    santiago, Preacher, Floyd and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #2770
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Bem, vamos ao post que prometi. A histeria está instalada e o histórico dos protestos é aquele mesmo que eu postei do Jean Wyllys que combina com o que postaram aí do Pablo Villaça.

    Esses protestos só ocorreram porque foram iniciados e organizados por partidos e movimentos sociais da esquerda, pois do contrário nem existiriam. Nem todos os que protestavam nos primeiros atos eram partidários ou militantes de movimentos sociais, havia também pessoas não partidárias e não ativistas, estudantes em sua maioria, que foram lá dar o seu apoio, mas sempre dotados da consciência política necessária para conduzir seus atos em conformidade com os objetivos do movimento.

    Quando o movimento se mantém POLÍTICO como deve ser, existe uma ação organizada, uma pauta clara, reivindicações bem definidas. E não poderia ser diferente, sempre foi assim que as esquerdas empreenderam suas lutas, de forma ORGANIZADA. Quando ele deixa de ser político a coisa descamba.

    O Movimento Passe Livre de São Paulo deu um show em todos os ambientes: na rua ao mostrar organização e poder de mobilização, nas instituições ao apresentar capacidade de diálogo com o governo, na mídia ao exibir sólida base intelectual e dá agora ao denunciar o fascismo que se levanta contra partidos e movimentos sociais.

    As imagens da repressão violenta que ocorreu na quinta-feira 13 em São Paulo por uma Polícia Militar facínora e visivelmente orientada para a promoção do terror proporcionou o crescimento anômalo dos protestos em todo o país, levando para as ruas pessoas despolitizadas, a maioria por solidariedade e uma minoria inspirada pelas intenções mais espúrias. Essas pessoas não sabiam por que protestavam, não estavam verdadeiramente mobilizadas e não eram guiadas por nada além do desejo de viver ali alguma forte emoção. Haviam os rebeldes sem causa que queriam se sentir participantes do que acreditavam ser uma revolução em curso, existiam também os valentões ávidos pelo combate em praça de guerra, os playboys que não queriam ficar de fora da onda do momento, os conservadores e reacionários que apostaram que o movimento seria um grito contra os governos de esquerda e suas agendas, grupelhos fascistas que encontraram uma oportunidade para oprimir e agredir minorias politicamente organizadas, e até mesmo os ingênuos, estimulados a participar de uma festa especial, a tal "festa da democracia", uma expressão que eu sempre suspeitei ter sido cunhada pela direita.

    Diferentemente daqueles partidários, militantes e estudantes que tratei no início, essa massa heterogênea não sabe protestar, porque nunca protestou, saiu às ruas para se manifestar por causas genéricas e difusas ou pela primeira que apanhada no Google (alô PEC 37!), nunca assistiu uma repressão policial e é capaz de reagir a ela das formas mais imprevisíveis que se pode cogitar, inclusive retornando a protestos futuros, ainda sem causa, apenas com o intuito de se rebelar contra a violência policial, como se essa fosse uma causa.

    Enquanto as balas de borracha são o ônus da luta para militantes e ativistas sociais, para esse contingente crescente de playboys, vândalos e bandidos, elas se tornaram a causa. Militantes e ativistas, por imperativo ideológico, se vêem obrigados a ir as ruas apesar da violência; revoltosos de última hora estão indo às ruas em razão dela. Eu nem preciso dizer como essa mentalidade amplia a violência. Essas pessoas não estão predispostas a suportar balas de borracha, porque nunca suportaram mesmo, elas estão motivadas é a dar sua resposta.

    Eu francamente não sei mais aonde isso vai parar, mas sei como parar. Se as esquerdas se retirarem de cena não haverá mais gente nas ruas, porque não haverá organização. Os revoltos despolitizados, alguns declaradamente apolíticos, nunca tiveram capacidade de mobilização, jamais terão, e eu não os vejo vagando sem sentido nas ruas, sem prévia convocação, sem um planejamento resultante de uma deliberação que define um percurso. Francamente não vejo isso. Mas também não sei se a esquerda deve parar, não sei dizer se ela deveria disputar espaço nas ruas com essa gente ou dar um tempo em tudo isso para retomar suas lutas ao lado de pessoas conscientes, tentando sempre conscientizar os ainda não conscientes. Realmente não sei o que é o melhor neste momento, mas manifestou aqui minha preocupação.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados