Clique Aqui Educacao no Brasil - Página 9

Lista de Usuários Marcados

Página 9 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 106
Like Tree58Likes

Tópico: Educacao no Brasil

  1. #81
    World Class
    Data de Ingresso
    10/07/09
    Posts
    10.116
    Concordo com tudo que você falou, Picinin.
    Mas eu posso te dizer que eu não estava pronto para escolher minha profissão com 15 anos de idade no ensino médio. Assim como 99% dos jovens.
    Eu já acho o vestibular uma escolha muito precoce, querer adiantar isso é impossível, imho.

    Qual seria a solução para isso? Imagina você cursa 3 anos de profissionalizante para ciências humanas, e daí no final você percebe que seu sonho é fazer física. O que faria?
    Também não concorda que muitos jovens iam escolher erroneamente as cadeiras apenas para ficar com seus amigos?

    To te enchendo de pergunta hehe, foi mal. Mas é que curto ler o que você escreve.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #82
    Expert Avatar de Major Kong
    Data de Ingresso
    23/08/10
    Posts
    2.727
    Educacao seria uma técnica mais civilizada de adestramento?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #83
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por RafaelRJ Ver Post
    Pra mim o nível intelectual no brasil se deve principalmente ao método de ensino.
    Os professores, no geral, não querem formar cidadãos pensantes. Nem é por maldade, e sim por comodismo.
    Na verdade, acho que me expressei mal ao falar 'não querem' acredito que seria melhor colocar 'não tem interesse', pois a verdade é essa. Ninguém cobra pessoas que sabem discutir, argumentar, etc. Nosso sistema de ensino forma braços e não cérebros.
    Esse, pra mim, é um erro conceitual grave. Professor não tem que "formar cidadão pensante", tem que ensinar conteúdo. E, ensinando bem o conteúdo, fornece os meios pro aluno pensar por conta própria e desperta a sua curiosidade. Para falar a verdade, eu acho que a galera supervaloriza o papel do professor na educação.

    Todas as vezes que eu leio "formar cidadão pensante" eu lembro do tal "cidadão consciente" e interpreto como doutrinação. Isso ai é pedagogia do oprimido, é Paulo Freire com aquela pregação de que o mais importante do que o conteúdo a ser transmitido é a consciência a ser formada. Isso sempre nós sabemos em que vai resultar.

    Estão ai os nossos estetas da política educacional brasileira forçando a barra para meter cartilhas, livros e disciplinas que sirvam à doutrinação sobre tolerância e outras banalidades fundamentadas nesse tal "pensamento consciente". Não é atoa que no tópico vizinho (USP ftw) estão defendendo certas posturas de universitários e criticando fortemente os que querem estudar. A universidade deixa de ter a finalidade exclusiva de proporcionar/gerar conhecimento e passa a ser palco para revolucionários conscientes. No ensino médio/fundamental não é muito diferente.

    BTW.. nem desviem o tópico por minha causa porque o que escrevi ai em cima nem vale a pena. eu só estava pensando em "voz" alta. hehehehe
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #84
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por RafaelRJ Ver Post
    Concordo com tudo que você falou, Picinin.
    Mas eu posso te dizer que eu não estava pronto para escolher minha profissão com 15 anos de idade no ensino médio. Assim como 99% dos jovens.
    Eu já acho o vestibular uma escolha muito precoce, querer adiantar isso é impossível, imho.

    Qual seria a solução para isso? Imagina você cursa 3 anos de profissionalizante para ciências humanas, e daí no final você percebe que seu sonho é fazer física. O que faria?
    Também não concorda que muitos jovens iam escolher erroneamente as cadeiras apenas para ficar com seus amigos?

    To te enchendo de pergunta hehe, foi mal. Mas é que curto ler o que você escreve.
    Mas a flexibilização é exatamente o contrário, ele vai atrasar a sua escolha. Você vai manter um núcleo básico de disciplinas (matemática, português, etc) e deixar que você direcione o resto. Você pode não saber o que quer fazer com 15 anos, mas já sabe o que não quer fazer. Se você está no ensino médio e gosta de humanas e exatas - e esse era o meu caso, hehehe -, tira um pouco de biológicas e concentra mais nesses dois. Ou então tira a biológicas e vá pegar umas matérias de, sei lá, marcenaria. Quem sabe aí não nasce uma nova paixão ou mesmo um hobby?

    Na pior das hipóteses, se te dar uma louca e você resolver que gosta é de biológicas, você direciona seu currículo na faculdade pra área de biológicas ou saúde. E, na forma como ocorre nos EUA e na Europa Ocidental, você pode fazer isso só lá no segundo ou terceiro ano de faculdade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #85
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Concordo com tudo que o Picinin falou. Nunca entendi direito esse papo de ser pensante. Eu acredito fielmente que se o cara aprende todas as materias bem ele automaticamente vira esse ser pensante.

    E qdo eu digo aprender bem, to querendo dizer sem ser decoreba, obvio.

    Outra coisa que tinha que mudar eh o que falei uns posts atras ai. O aluno tinha que ser obrigado a se expor mais, desde sempre. Apresentar coisas pro resto da classe. Ter alguma responsabilidade maior do que sentar, ouvir e fazer prova.

    Na vida real, vc nao faz prova, vc vai bem ou mal num emprego mto baseado em como vc se apresenta. Pega um diretor de empresa, por ex. O cara eh fodao mtas vezes pq nasceu com o dom de se expressar bem. Ai ele se destaca e cresce. Enqto isso, a maioria das pessoas se esconde e tem medo de falar qq coisa pra mais de 2 pessoas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #86
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Essas teorias de que tinha que acabar com prova eu acho meio viagem, com todas as suas deficiências a prova é uma boa maneira de estimular o estudo e o aprendizado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #87
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Essas teorias de que tinha que acabar com prova eu acho meio viagem, com todas as suas deficiências a prova é uma boa maneira de estimular o estudo e o aprendizado.
    Nao acho que tinha que acabar nao. Acho que tinha que ter algo alem disso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #88
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Concordo com tudo que o Picinin falou. Nunca entendi direito esse papo de ser pensante. Eu acredito fielmente que se o cara aprende todas as materias bem ele automaticamente vira esse ser pensante.

    E qdo eu digo aprender bem, to querendo dizer sem ser decoreba, obvio.

    Outra coisa que tinha que mudar eh o que falei uns posts atras ai. O aluno tinha que ser obrigado a se expor mais, desde sempre. Apresentar coisas pro resto da classe. Ter alguma responsabilidade maior do que sentar, ouvir e fazer prova.

    Na vida real, vc nao faz prova, vc vai bem ou mal num emprego mto baseado em como vc se apresenta. Pega um diretor de empresa, por ex. O cara eh fodao mtas vezes pq nasceu com o dom de se expressar bem. Ai ele se destaca e cresce. Enqto isso, a maioria das pessoas se esconde e tem medo de falar qq coisa pra mais de 2 pessoas.
    Eu acho isso também. Sujeito tem que se expor, tem que ser exigida dele a defesa pública daquilo que ele aprendeu ou do que sabe. Mas ainda gosto das provas como meio de avaliação.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #89
    Expert Avatar de MazinhoRufin
    Data de Ingresso
    06/12/07
    Localização
    Carpina/PE
    Posts
    3.686
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post



    @Mazinho

    Sua contas tão erradas, em um bimestre são quase 9 semanas, então você tem umas 17/18 aulas. Não vejo problema algum em tirar 2 pra fazer prova. E acho que tem que cobrar mesmo. Aluno já é preguiçoso pra caralho, se não houver cobrança nego vai enrolar mias do que enrola agora.
    É verdade. Confundi mês com bimestre, lol. É porque sempre têm os feriados, que atrapalham geral. Mesmo assim o tempo quase sempre é curto. Concordo ao tem que cobrar mesmo. Não sou contra a cobrança, sou contra o modo como ela é feita. Os alunos estudam pra tirar nota boa, não pra aprender. Aliás, quando estudam.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #90
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por MazinhoRufin Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post



    @Mazinho

    Sua contas tão erradas, em um bimestre são quase 9 semanas, então você tem umas 17/18 aulas. Não vejo problema algum em tirar 2 pra fazer prova. E acho que tem que cobrar mesmo. Aluno já é preguiçoso pra caralho, se não houver cobrança nego vai enrolar mias do que enrola agora.
    É verdade. Confundi mês com bimestre, lol. É porque sempre têm os feriados, que atrapalham geral. Mesmo assim o tempo quase sempre é curto. Concordo ao tem que cobrar mesmo. Não sou contra a cobrança, sou contra o modo como ela é feita. Os alunos estudam pra tirar nota boa, não pra aprender. Aliás, quando estudam.
    IMO, se o cara tirou nota boa e não aprendeu é porque a prova foi mal feita.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 9 de 11 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados