Clique Aqui Educacao no Brasil

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 106
Like Tree58Likes

Tópico: Educacao no Brasil

  1. #1
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226

    Educacao no Brasil

    Resolvi criar esse topico pra entrar numa daquelas interminaveis discussoes (eh chato, mas eh gosto...lol) se as coisas estao evoluindo ou nao.

    Eu sempre defendo que as coisas, no geral, estao melhorando, mas educacao eh uma coisa que realmente nao eh clara pra mim.

    Eu sei que os indices oficiais de analfabetismo estao caindo e que tem mais gente do que nunca nas escolas, mas acho que talvez o nivel do ensino em si tenha caido nos ultimos anos, entao essa melhora acaba sendo meio fake.

    Queria saber a opiniao de vcs sobre o ensino publico e particular no Brasil. Onde estamos melhorando? Onde estamos piorando? Estamos educando, na media, melhor ou pior nossas criancas qdo comparamos com 10, 20, 50 anos atras?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    drakee likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    A impressão que eu tenho é que tem melhorado seguindo uma tendência natural de melhora. Um fenômeno passívo, lento e gradual longe de ser mérito de qualquer programa governamental específico.

    O ponto princípal imo é que como atualmente não há reprovação nas escolas públicas, fica difícil a gente ter dados confiáveis pra analisar a questão. E fica fácil manipular estatísticas pra ter resultados convenientes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de andredepaula
    Data de Ingresso
    16/04/08
    Posts
    6.430
    Vishhh, esse rende
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Ljc Ver Post
    A impressão que eu tenho é que tem melhorado seguindo uma tendência natural de melhora. Um fenômeno passívo, lento e gradual longe de ser mérito de qualquer programa governamental específico.

    O ponto princípal imo é que como atualmente não há reprovação nas escolas públicas, fica difícil a gente ter dados confiáveis pra analisar a questão. E fica fácil manipular estatísticas pra ter resultados convenientes.
    Sim. Eu nao sei direito como funciona essa nao reprovacao. Pelo pouco que pesquisei, parece que existe em paises mais evoluidos e funciona bem, mas aparentemente nao dava pra aplicar isso no Brasil.

    Eu tendo a acreditar que a educacao das pessoas em si evoluiu (nao especificamente a educacao ensinada nas escolas, mas educacao em geral). Todo mundo tem mto mais acesso a informacao hoje em dia. Ninguem mais acredita em saci, que manga com leite faz mal.

    Por outro lado, eh deprimente como as pessoas escrevem mal, como nao conseguem interpretar um texto simples, como ainda acreditam em um monte de besteiras. Talvez isso sempre tenha sido assim, e hoje em dia fica mais exposto com msn, chats, redes socias e afins.

    Eu sempre ouco falar que as escolas publicas, sei la, ha 50 anos atras eram consideradas boas. Mas sera que eram boas comparadas as de hoje? Ou eram boas apenas para a epoca?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de Hohlenwerger
    Data de Ingresso
    13/04/09
    Posts
    1.695
    Images
    1
    Rapaz, também queria me informar mais sobre isso. Sempre foi uma parada tão SICK que eu nunca me aprofundei pra analisar.

    Esse fato da galera não perder em escola pública confere? Na minha rua, a uns 10 anos atrás, todos meus colegas de escola pública já tinham perdido no mínimo 2 anos. Só um brother nunca tinha ido pra recuperação, obvio que era diferenciado.

    LOL nunca perdi de ano mas fico tentando imaginar o nível da galera já que tem muito brother nosso que foi "educado" e não tem nada na cabeça. Imagina...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de G@TUR@M@
    Data de Ingresso
    26/10/07
    Localização
    ES
    Posts
    849
    A educaçaõ é fail, imo a metodologia utilizada na educação do Brasil é ultrapassada demais, porra no ensino médio hj teria que ta ensinando economia, noções de direito, preparação para o mercado de trabalho etc, porra vestibular é importante mas pela nossa realidade é fato que essas matérias seriam de suma importancia, haja vista que a maioria dos aluno que completam o ensino médio não fazem o terceiro grau. Essa pedagogia me tilta pqp.
    Eu acho que a gente ta evouluindo na nossa forma de pensar, de ver as coisas da forma mais racional, eliminando certos preconceitos, obvio que a geração anterior a nossa exerce muita influencia nos costumes e em diversas áreas . Eu sei que é muito comodo falar isso, mas a gente só vai ter certeza quando se passar uns 40 anos e nossa geração exercer alguma influencia sobre a proxima geração que vai vim ainda.
    Última edição por G@TUR@M@; 29-11-2011 às 01:10.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class
    Data de Ingresso
    10/07/09
    Posts
    10.116
    Essa aprovação automática é essa zona mesmo?
    Eu posso faltar todos os dias e mesmo assim passar?

    Ou precisa pelo menos frequentar? E se eu frequentar, posso zerar tudo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Pelo pouco que sei e que já li, algumas mudanças estão em curso, infelizmente em alguns aspectos para pior.
    Antigamente a melhor opção de estudos eram as escolas/faculdades públicas.
    Qualquer pessoa poderia entrar desde primário até completar o ensino superior pelo ensino público que teria uma ótima formação. Eu mesmo fiz até o ensino médio em escolas públicas e na minha classe tinham filhos de médicos, advogados, políticos e etc.
    Hoje em dia isso mudou. Quem tem condições, já coloca o filho diretamente numa escola particular para o ensino básico/fundamental/médio para esse ter boas condições de estudo e assim aumentar suas chances de passar numa universidade pública que de forma geral ainda é a melhor opção de ensino superior.
    Mas aqui entra outra mudança que está em curso de forma lenta, mas que está ocorrendo. As universidades públicas, por dependerem de investimentos públicos aos poucos estão ficando para trás em relação às universidades particulares que quando bem admnistradas tem muito mais poder de investimento em sua estrutura, corpo docente e etc.
    Ou seja, se essa tendência se mantiver, futuramente a (pra quem tem condições financeiras) a melhor opção será fazer desde o primário, até o ensino superior todo no particular.
    Enfim, é um assunto bem interessante e bem discutível.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    pelos indices a média de anos de estudo do brasileiro e até 7ª série, então a coisa ta feia ainda, não adianta nada ter elevados indices de matricula em ensino primário... até a África conseguiu reverter a questão das matriculas...

    é claro que a inclusão na escola é o primeiro passo, mas existem problemas em todos os niveis da educação, os cortes do MEC em relação as universidades foi bem alarmante também


    E por favor não vamos levar essa discussão pro lado politico-partidario né....
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder Avatar de bboarder
    Data de Ingresso
    17/07/08
    Posts
    129
    Li respostas interessantes aqui. E vou responder postando um vídeo, que muitos aqui já devem ter visto, mas que é bom que esteja aqui pra que possamos enxergar como um professor da rede pública de ensino enxerga. E é por aí que eu também defino a minha linha de pensamento quanto a esse tema.

    Não sei postar video, algum admin poderia editar e postar da maneira correta, por favor? E se puder me indicar o link que ensina a postar, agradeço!!

    Depoimento da professora Amanda Gurgel - YouTube
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 11 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados