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Tópico: Greve Nacional das Universidades Federais

  1. #221
    World Class Avatar de gekinganger
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    alias eu queria saber com base em que você ta afirmando que aluno de escola pública/negro cotista perde 3,4 períodos pra passar em matérias na faculdade?
    baseado nos dados que mostram isso?

    Periodização (conclusão dos períodos do curso dentro do prazo)
    Não-cotistas = 49%
    Cotistas raciais = 39%

    Conclusão das disciplinas obrigatórias no primeiro ano de curso
    Alunos não-cotistas = 77%
    Cotistas raciais = 70%
    Então por esses dados vemos que a diferença não é tão grande assim.

    Aqui no ES por exemplo a UFES já tinha cota de 40 a 45% a um bom tempo e os resultados são bem próximos, tem curso que é melhor, tem curso que é pior.

    A cota tb serve pra criar uma minicópia da sociedade dentro dela.
    Como elas não podem escolher os alunos por meio de curriculo, entrevista ou qualquer meio alternativo pra poderem simular melhor essa fotografia social, eles usam as cotas pra aproximar.

    E digo que isso é muito importante pra formação do ser humano.

    Tem gente que passava a vida toda sem saber o que era um negro.
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  2. #222
    Administrador Avatar de Alvinho
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    lol @ não é tão grande
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  3. #223
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    Drake, você fez algum curso de exatas? A grande maioria das matérias do ciclo básico das engs. Tem base em matérias do ensino médio, quem chegou na faculdade sem saber se fode, simples assim. É exatamente por isso que muita faculdade privada tem matérias como "pre-cálculo", que é só conteúdo de ensino médio preparando pra ter cálculo 1...
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  4. #224
    Administrador Avatar de Alvinho
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    Citação Postado originalmente por filipelb Ver Post
    quem chegou na faculdade ownando mesmo assim se fode, simples assim.
    fyp
    cálculo 1 e 2 são tensos pra quem é muito bom em matemática no ensino médio, imagina pra donkey
    Andre Castro likes this.
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  5. #225
    World Class Avatar de filipelb
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por filipelb Ver Post
    quem chegou na faculdade ownando mesmo assim se fode, simples assim.
    fyp
    cálculo 1 e 2 são tensos pra quem é muito bom em matemática no ensino médio, imagina pra donkey
    Obv, mas quem tem uma base boa de matemática consegue passar, já quem não tem, já era po, vai ter que ficar estudando conteúdos passados pra começar a aprender a matéria propriamente dita. Daí como faz com esse pessoal que não domina essas matérias, Drake? Cria nas ufs matérias tipo pré cálculo, pré álgebra, química básica e aumenta mais ainda a duração do curso?
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  6. #226
    Expert Avatar de drakee
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    sobre cotistas vs n cotistas, tem varios estudos sobre rendimento dos alunos e resultados sao diversos, nada muito conclusivo, a maioria tende pra neutralidade ou em favor de cotistas

    Sobre as exatas eu concordo com vc, tirando um ou outro aluno muito bom a maioria tem que ralar e quem nao tem base sofre msm, a questao eh que vcs tao considerando que soh tem chucro estudando em escola publica que aluno vai chegar sem saber fazer soma e vai entar na poli da usp... Pouquissima gente chega preparada pro primeiro ano de faculdade

    Outro ponto que eu acredito ser interessante eh que essse sistema de cotas pode incentivar o crescimento das pesquisas, de pessoas seguindo vida academica, ja que o interesse dos alunos de particular por essa area eh baixo, cursos pouco atendidos podem se fortalecer
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  7. #227
    Administrador Avatar de Alvinho
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    drakee, tem alguma pesquisa mostrando que cotista racial que mostra neutralidade? manda a fonte ae plz
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  8. #228
    World Class Avatar de gekinganger
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    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    lol @ não é tão grande
    como a diferença é grande alvinho?

    considerando todas as adversidades, desde base mais fraca até mesmo baixa renda (maior necessidade de trabalho de 40 horas semanais)

    Reserva de vagas x qualidade de ensino
    Seg, 28 de Novembro de 2011 06:54 MIRANDA MUNIZ - Mídia news
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    Argumentos sobre o “rebaixamento” do nível intelectual do ensino universitário com a adoção da reserva de vagas, conforme aprovado recentemente na UFMT, são os mais comuns entre os que se opõe à implantação dessa política afirmativa.

    Entretanto, a realidade objetiva e as pesquisas realizadas ao longo dos últimos 10 anos em que esse sistema foi implantado em boa parte das universidades públicas brasileiras não confirmam essa suposta “tragédia”.

    Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o aproveitamento de cotistas na Unicamp, Universidade Federal da Bahia (UFBa), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), derruba a falácia de que, graças às ações afirmativas, alunos cotista estariam “entrando pela janela” das instituições superiores da rede pública.

    No biênio 2005-2006, cotistas obtiveram maior média de rendimento em 31 dos 55 cursos (Unicamp) e coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior aos de não-cotistas em 11 dos 16 cursos (UFBa). Na UnB, não-cotistas tiveram maior índice de aprovação (92,98% contra 88,90%) e maior média geral do curso (3,79% contra 3,57%), porém trancaram 1,76% das matérias, contra 1,73% dos cotistas. Diferenças insignificantes!

    Já o estudo “Efeitos da Política de Cotas na UnB: uma Análise do Rendimento e da Evasão”, coordenado pela pedagoga e pesquisadora Claudete Batista Cardoso, aponta que os cotistas negros obtiveram notas melhores do que os demais alunos em 27 cursos da UnB.

    No curso de música, por exemplo, as notas dos cotistas são 19% superiores às dos demais estudantes. Eles também se destacam em cursos como matemática, em que a diferença é de 15%, artes cênicas (14%), artes plásticas (14%), ciências da computação (13%) e física/licenciatura (12%).

    De acordo com Claudete Cardoso, uma das explicações para o melhor desempenho é que os cotistas valorizam mais o fato de passar no vestibular e entrar na universidade, o que para eles pode representar uma possibilidade de mobilidade social.

    O estudo também mostrou que, em geral, os alunos cotistas têm desempenho melhor nos cursos da área de humanidades, rendimento semelhante ao dos demais na área de saúde e notas inferiores em alguns cursos de exatas, particularmente as engenharias. Isso porque são cursos que requerem uma base melhor do ensino médio, segundo a pesquisadora.

    Outra prova cabal que coloca por terra esse argumento do “rebaixamento” pode ser observado pela classificação das melhores universidades públicas, avaliadas pelo “Guia do Estudante”.

    Entre as 10 melhores universidades, 6 adotam algum tipo de ação afirmativa: 1ª USP – Universidade de São Paulo (adota sistema de “bônus” que pode chegar a 15%, para estudante egresso das escolas públicas); 3ª UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (cotas social e racial); 4ª UFRS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (cotas social e racial); 7ª UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (cotas social e racial); 8ª UNB – Universidade de Brasília (cotas social e racial); 9ª UFPR – Universidade Federal do Paraná (cotas social e racial).

    Portanto, longe de produzir o “demérito”, a “mediocridade”, a “segregação intelectual”, as ações afirmativas já implantadas em inúmeras universidades públicas brasileiras (agora, finalmente implantada na UFMT), tem como marca principal o mérito da inclusão de importantes segmentos da sociedade brasileira (pobres, negros, indignas, pessoas com deficiências etc.) que, raras exceções, tinham oportunidade de freqüentar um curso superior público e gratuito em nosso país.

    Também é preciso desmascarar a falsa contraposição entre implantação das ações afirmativas e a melhoria do ensino fundamental e médio. Na verdade, a implantação das ações afirmativas e a luta pela melhoria do ensino em geral são bandeiras que não se contrapõem e, portanto, devem caminhar juntas.

    É preciso e urgente lutar pela melhoria do ensino público, através de mais investimento na educação (10% do PIB – Produto Interno Bruto; 50% das verbas do Pré-Sal, etc.) e, ao mesmo tempo, implantar as ações afirmativas para permitir maior democratização do acesso ao ensino superior público.

    É, como bem lembrou o antropólogo e professor-titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Kabengele Munanga, “... se por um milagre os ensinos básico e fundamental melhorassem seus níveis para que os seus alunos pudessem competir igualmente no vestibular [...] os negros levariam cerca de 32 anos para atingir o nível dos atuais alunos brancos”.

    Tempo em que a sociedade não está mais disposta a esperar!

    MIRANDA MUNIZ é engenheiro agrônomo, bacharel em Direito, oficial de Justiça avaliador federal e secretário de organização do PCdoB/MT.
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  9. #229
    Expert Avatar de drakee
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    nem tenho o link alvinho, se tu der um search no scielo deve achar algumas, eu lembro que essa neutra era de uma federal, ufrs talvez...
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  10. #230
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    O Alvinho tinha comentado uns posts pra trás, das cotas irem contra a filosofia da excelencia. Eu tendo a pensar isso também, se essa transformação das universidades de centro de pesquisa e conhecimento pra centro de caridade não vai ser uma merda. Não sei o que pensar exatamente.

    btw, acho que tem gente que faz cursos na área de humanas que tem dificuldade de entender que tem curso que é difícil mesmo, que tem que estudar de verdade senão não passa nas matérias. Pega um curso igual engenharia elétrica, tem cara inteligente, que passou bem no vestibular, se esforça e ainda custa a formar. As matérias de humanas, na maioria, qualquer um passa sem o menor esforço(e a maioria dos molques "militantes" de faculdade, vamo falar a verdade, não estuda porra nenhuma mesmo).
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