Clique Aqui Cursar Estatística?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: Cursar Estatística?

  1. #1
    Table Captain Avatar de Jimmy_AK
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    683

    Cursar Estatística?

    Fala galera!
    Tenho interesse de fazer o curso de Estatística na facul, já estou fazendo Eng. Produção Civil mas não é bem o que quero.
    Alguem do forum já fez esse curso ou tem algum conhecido na área? Sabe como estão atuando no mercado de trabalho?

    Valeu!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert Avatar de Perna
    Data de Ingresso
    10/09/07
    Posts
    2.642
    Tenho um amigo que fez faculdade de estatistica na ENCE trabalhava na Shell num cargo importante lá. Não sei mais detalhes pra te passar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de fsouzasantos
    Data de Ingresso
    28/12/09
    Posts
    518
    Realmente compensa fazer um curso como Estatística? Sei lá, parece algo tão específico... Uma pessoa com esse diploma pode atuar em que áreas?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional Avatar de rica
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    jogando MTT e xingando o dealer
    Posts
    450
    pq voce quer estudar estatistica? se voce me disser que curte matematica porem nao quer cursar matematica, te digo que uma boa opcao possa ser economia pois, apesar de economia ser humanas, se voce detonar na parte que envolve calculos (econometria) voce vai valer ouro no mercado
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    Itajaí, SC
    Posts
    961
    ESTATÍSTICA

    É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevista se medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas. Em laboratório, cria tabelas para sistematizar os resultados de experimentos e pesquisas.

    O mercado de trabalho
    Nos últimos anos, tem crescido muito a procura por estatísticos. A maioria dos recém formado sé contratada ao sair da faculdade com bons salários, principalmente por bancos, empresas de cartão de crédito e seguradoras. As vagas se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nas instituições bancárias, os profissionais trabalham com modelagem financeira e econômica, para compreender como funciona toda a movimentação financeira. Eles analisam como se comportam o crédito, a inadimplência e a movimentação de ações, por exemplo. A demanda por esse bacharel cresceu muito também em empresas de pesquisa e opinião pública, que são cada vez mais procuradas por indústrias e companhias de diversos setores para realizar enquetes sobre novos produtos e os serviços ofertados.

    O curso
    Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades, entre outros. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sócio metria, biometria e econometria. Alguns currículos oferecem conteúdos que associam a estatística a outras áreas, como Ciências Biológicas. É necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC).

    Duração média: quatro anos.


    O que você pode fazer
    Bioestatística Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas científicas nas áreas de ciências biológicas e da saúde. Computação Elaborar programas de estudos estatísticos. Controle de qualidade Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros, e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. Internet Elaborar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais. Perfil de consumidores Levantar as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas. Pesquisa clínica Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos. Pesquisa de mercado Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou idade. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas.

    Fonte: ESTATÍSTICA - Guia do Estudante
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    Itajaí, SC
    Posts
    961
    Aqui vão comentários sobre a matéria falando da profissão de estatística da superinteressante: Estatística: a profissão do futuro - Fórum - SUPERINTERESSANTE

    Vale ler os comentários.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    Itajaí, SC
    Posts
    961
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de Perna
    Data de Ingresso
    10/09/07
    Posts
    2.642
    Pedi pra esse meu amigo olhar esse tópico e dar a analise dele sobre o curso e tal. Se tiver mais dúvidas posso ver se ele pode ajudar depois, segue o que ele escreveu:

    Eu diria que estatistica eh o curso certo para quem gosta de matemática, computadores e de analisar informacoes em geral. Eu fiz matematica e tentei engenharia antes de me encontrar em estatistica.
    Na epoca que me formei (2003), estatisca e biologia marinha eram os cursos superiores com registro no MEC com 0% de indíce de desemprego.


    O curso durante os 2 primeiros anos é praticamente idêntico a um de matemática, bastante teórico, mas nos 2 anos seguintes é essencialmente prático e analítico.

    Eu trabalhei nas 4 áreas que um estatístico mais atua no mercado que são:
    - Financeira: como analista de crédito na Shell
    - Marketing: como analista de inteligência de seguros e previdência
    - Estatistica Social: IBGE, planejando e analisando indicadores economicoes e sociais das pesquisas que vc ve no dia a dia nos principais jornais.
    - Bioestatistica: Fiocurz, avaliando a eficácia de novos tratamentos/vacinas.
    Das 4 a que goste4 a possiblidade de um bom emprego recém formado e ascensao profissional rápida é bastante comum.

    Pouquissimas pessoas sabem, mas hoje das vagas destinadas a estatisticos em empresas, apenas 50% é ocupada por estatisticos, e isso acontece simplesmente pq a oferda de emprego é muito maior que o número de formados.
    Por isso, vários outros cursos recentemente tem dado cada vez mais enfase em materias de estatistica para tentar "roubar" essas vagas que sobram. Os mais notorios sao: admnistracao, eng producao e telecom, contabilidade e ateh biologia.


    Confesso que qd fiz vestibular para estatistica nao sabia do que se tratava, apenas era mais um facinado por pesquisas eleitorais, cálculo de ODDs e probabilidades de ser campeao/rebaixamento. Mas hoje com 100% de certeza faria de novo e recomendaria para qualquer um que tenha afinidade com números.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Table Captain Avatar de Jimmy_AK
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    683
    Valeu pessoal pelos links!

    Nice post Perna! E a propósito, tem como perguntar a ele a média salarial? (caso não for problema).

    Valeu tbm guimk, vou ler a matéria.

    Só esclarecendo que tenho vontade de seguir na área financeira e gosto de exatas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Professional Avatar de rica
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    jogando MTT e xingando o dealer
    Posts
    450
    Citação Postado originalmente por Jimmy_AK Ver Post
    Só esclarecendo que tenho vontade de seguir na área financeira e gosto de exatas.
    pensa bem se voce quer largar a engenharia mesmo entao
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados