Clique Aqui Pra quem acredita em espiritismo - Página 48

Lista de Usuários Marcados

Página 48 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 38464748495058 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 471 a 480 de 686
Like Tree113Likes

Tópico: Pra quem acredita em espiritismo

  1. #471
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Você também não pode "provar de forma efetiva" o que é bom e o que é mal, o que não significa que o debate sobre ética seja estéril. A teologia, como ramo da filosofia, pode evoluir da mesma forma que outras áreas como a filosofia moral. Com o uso de operações lógicas, da dialética, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #472
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu acho que a doutrina cristã oferece muito mais crescimento "espiritual" ao pregar fazer o bem como um fim em si mesmo do que como meio pra conseguir uma recompensa adiante.
    Picinin

    Eu parei de discutir aqui, vc não conhece sobre espiritismo, vc esta simplificando de maneira a ridicularizar a lei de causa e efeito mesmo.[1]

    Eu de repente sou ignorante, não fiz primeira comunhão, mas até onde eu sei a igreja prega fazer o bem pra não ir pro inferno, alias quase tdo na igreja católica é pecado[2]. Do seu ponto de vista isso é a mesma coisa, na igreja católica se prega o bem como purificação, pq já nascemos pecadores.

    Se vc fo conhecer a fundo o que é a doutrina espirita e principalmente entender o que é a lei de causa e efeito, que não tem absolutamente nada de castigo ou recompensa.[3]

    Eu não estou tentando te convencer de que o espiritismo é melhor que catolicismo, como eu disse cada religião atende audiências diferentes. 4

    Mas vc deveria saber o minimo de espiritismo pra poder emitir opinião. Pq claramente vc não conhece mta coisa de espiritismo.

    E não sei pq tb essa mania de se apegar a esses detalhes irrelevantes. De ficar batendo na tecla de espiritismo não é religião, ok se isso te satisfaz, não é religião, isso não muda em nada o que isso representa e o que ela faz.5
    Irineu,

    1. Não tô ridicularizando nada, tô mostrando um aspecto do espiritismo com o qual eu não concordo e apontando o porquê. A Lei da Causa e Efeito é parte - e uma parte importante - da doutrina espírita

    2 . Mais uma vez você confunde Igreja Católica Apostólica Romana com cristianismo.

    3. Não mesmo? Então me diz aí, por quê? Ela não propõe exatamente que seus atos morais vão ter consequências nas suas próximas encarnações, tal qual os atos físicos geram consequências determinadas e possíveis de prever?

    4. Eu sou ateu, não tenho nenhum tipo de sentimento em favor do cristianismo, só acho o espiritismo incoerente do ponto de vista filosófico e teológico.

    5. Sem querer ser arrogante e já sendo, me parece que você tá meio perdido na conversa. Você responde aos meus posts contra-argumentando coisas que eu não disse.
    vc nao entendeu nada do que eu disse e eu nao te entendi, essa conversa nao vai andar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #473
    Professional Avatar de Marcelo Fernandes
    Data de Ingresso
    27/05/10
    Localização
    Belo Horizonte, MG
    Posts
    387
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Vcs aí que entendem mais de teologia, me digam uma coisa:

    Nao sei se é um grande leak meu, mas eu nao vejo mto sentido em se discutir religiao. Eu nunca li uma linha de teologia na vida, entao to falando sem conhecimento de causa nenhum, mas a propria teologia me parece um campo meio estranho.

    Eu digo isso pq, partindo do principio que nunca vai se provar nada de forma efetiva, tipo se Deus existe, se existe vida após a morte, reencarnacao, etc (posso estar errado em assumir isso), vai ficar sendo basicamente um debate sobre fé.

    Eu sou católico, fiquei mto tempo afastado da Igreja, quase virei ateu, mas hj em dia to indo na missa toda semana pq é uma coisa que me faz bem. É claro que o meu lado racional me faz desconfiar das historias que sao contadas pela Igreja Catolica e mais ainda discordar da posicao da mesma com relacao a alguns temas (camisinha, homosexualismo, etc), mas mesmo assim eu continuo indo, simplesmente pq me sinto bem. Pra mim religiao se limita a isso: um lugar que te faz bem de alguma forma, sendo "forcando" vc a fazer "boas acoes", seja somente te fazendo sentir um conforto.

    Suponhamos que exista uma explicacao pra tudo o que existe no mundo (de onde viemos, pra onde vamos, qual a nossa missao aqui, etc). Eu acho que NINGUÉM no mundo tem a mais puta ideia de quais sao essas respostas. Tudo o que se tem são crenças. Enquanto um cara tem o direito de acreditar que Jesus morreu e ressucitou, outro tem o direito de acreditar que existem grays e reptilianos. A única diferença é que a primeira versão é mais antiga e vem sendo sustentada por 2 mil anos (o que tb nao quer dizer mta coisa).

    Resumindo: Nao consigo entender como se pode evoluir nessa discussao. Sendo assim, pergunto aos mais entendidos em teologia. Como se evolui nisso?
    Cara.. que estranho, eu falaria EXATAMENTE a mesma coisa sobre a minha posição sobre a religião e minha atual frequência na Igreja. Eu também não tenho certeza (não tem como ter certeza) sobre as coisas ditas pelo catolicismo e muitas vezes quando o padre fala algo mais radical me deixa incomodado.. é bem foda. Eu venho me esforçando (não muito, atualmente) para ir à Igreja pois tenho uma namorada muito religiosa, que acredita bastante nas histórias católicas e isso me deixa um pouco desconfortável, e acho que poderia ser um empecilho no nosso relacionamento. É bom complicado essa discussão sobre religião, e contei esse caso só pra ilustrar o meu problema/sofrimento por não acreditar tanto nas coisas religiosas. Então, nem sei o que tô falando mais, haha.. isso me deixa muito confuso, é foda mesmo pra mim.. #desabafo HAUEHUAEUH
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #474
    Amador
    Data de Ingresso
    27/02/08
    Posts
    18
    Olá amigos do poker,

    gostaria de responder ekalil e ao Marcelo Fernandes sobre a pertinência de estudar Teologia. Primeiramente a teologia só pode ser estudada por alguém que professa uma fé, pois seu objeto de estudo estará nesta fé e será dissecado até a exaustão. Por exemplo: para o Cristão é o Deus uno e trino na forma de Deus Pai, filho( Jesus Cristo) e Espírito Santo. Somente aí podemos debater (teologizar) por longas horas do porque este sinal(sinal da cruz). Para se chegar a esta fé tem pelo menos 3 séculos de debates profundos sobre a essência da revelação de Deus, em Jesus Cristo e seu sopro no mundo; no pentescostes (Espírito Santo). Este dogma foi estabelecido teoricamente por Agostinho de Hipona no final do século IV, o famoso Santo Agostinho. Isto utilizando-se de argumentos filosóficos e práticas das comunidades cristãs, assim como dos Escritos Cristãos aceitos (canônicos)... Os fundamentos da missa e toda profissão de fé Católica vem pelos séculos e sempre embasados em profundas discussões teológicas em torno das Sagradas Escrituras e a experiência das comunidades cristãs que são inspiradas pelo Espírito de Deus( Espirito Santo)...o último grande debate sobre estes temas foi em 1965 no Concílio Vaticano II onde reuniu mais de 2 mil Bispos e os maiores Teólogos Cristãos, entre eles o mais influente e vivo é o atual Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger, que tem dois mestrados, dois doutorados e lecionou em várias universidades.

    Quem tiver mais interesse a respeito estou cursando o segundo ano de teologia na PUCPR e divido algum conhecimento no blog.: Teologia Brasil , resolvi cursar ainda em 2009 quando disputava o título do BSOP2009 com o intuito de me aprofundar na fé, responder alguns questionamentos que sempre me vinham a mente. Descobri que para maioria tem resposta, no entanto sem retirar algo que é imprescindível na nossa relação com Deus é respeitar o mistério que está em torno de nós como seres limitados nos relacionando com o que é infinito ilimitado, só podemos enxergar o que Ele se revela para nós e a maior parte está na missa, na Igreja, que vem da palavra grega Ekklesia que quer dizer assembléia, e por fim na nossa relação íntima com Ele, na oração. Algo importante é que Ele sempre baterá à nossa porta, mas a fechadura para abrir está do lado de dentro.

    abraços

    Marco Marcon
    Marco Marcon
    [email protected]
    $argento.com likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #475
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    @marco marcon... tem twitter e FB?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #476
    Chip Leader Avatar de neopoland
    Data de Ingresso
    26/08/10
    Posts
    1.312
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu acho que a doutrina cristã oferece muito mais crescimento "espiritual" ao pregar fazer o bem como um fim em si mesmo do que como meio pra conseguir uma recompensa adiante.
    Picinin

    Eu parei de discutir aqui, vc não conhece sobre espiritismo, vc esta simplificando de maneira a ridicularizar a lei de causa e efeito mesmo.[1]

    Eu de repente sou ignorante, não fiz primeira comunhão, mas até onde eu sei a igreja prega fazer o bem pra não ir pro inferno, alias quase tdo na igreja católica é pecado[2]. Do seu ponto de vista isso é a mesma coisa, na igreja católica se prega o bem como purificação, pq já nascemos pecadores.

    Se vc fo conhecer a fundo o que é a doutrina espirita e principalmente entender o que é a lei de causa e efeito, que não tem absolutamente nada de castigo ou recompensa.[3]

    Eu não estou tentando te convencer de que o espiritismo é melhor que catolicismo, como eu disse cada religião atende audiências diferentes. 4

    Mas vc deveria saber o minimo de espiritismo pra poder emitir opinião. Pq claramente vc não conhece mta coisa de espiritismo.

    E não sei pq tb essa mania de se apegar a esses detalhes irrelevantes. De ficar batendo na tecla de espiritismo não é religião, ok se isso te satisfaz, não é religião, isso não muda em nada o que isso representa e o que ela faz.5
    Irineu,

    1. Não tô ridicularizando nada, tô mostrando um aspecto do espiritismo com o qual eu não concordo e apontando o porquê. A Lei da Causa e Efeito é parte - e uma parte importante - da doutrina espírita

    2 . Mais uma vez você confunde Igreja Católica Apostólica Romana com cristianismo.

    3. Não mesmo? Então me diz aí, por quê? Ela não propõe exatamente que seus atos morais vão ter consequências nas suas próximas encarnações, tal qual os atos físicos geram consequências determinadas e possíveis de prever?

    4. Eu sou ateu, não tenho nenhum tipo de sentimento em favor do cristianismo, só acho o espiritismo incoerente do ponto de vista filosófico e teológico.

    5. Sem querer ser arrogante e já sendo, me parece que você tá meio perdido na conversa. Você responde aos meus posts contra-argumentando coisas que eu não disse.

    Acho que pra um ateu, a incoerência se mostra em qualquer forma de crença, seja num deus cristão, seja em thor, seja em krishna, seja numa vaca. Pois partimos de um principio básico: LÓGICA!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #477
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    os ateus tambem veem o universo como um ser vivo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #478
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @aerolitos

    Eu não. Por que veriam?

    @neopolond

    Esse argumento é muito simplista. Não há incoerência nenhuma em ser racional e ter fé. É só não misturar os diferentes paradigmas de conhecimento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #479
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    pelo menos a terra vc ve como um se vivo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #480
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por aerolitos Ver Post
    pelo menos a terra vc ve como um se vivo?
    De forma alguma. Pelo contrário, eu repudio completamente a Hipótese de Gaia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 48 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 38464748495058 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados