Clique Aqui Pra quem acredita em espiritismo - Página 47

Lista de Usuários Marcados

Página 47 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 37454647484957 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 461 a 470 de 686
Like Tree113Likes

Tópico: Pra quem acredita em espiritismo

  1. #461
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Eu acho que a doutrina cristã oferece muito mais crescimento "espiritual" ao pregar fazer o bem como um fim em si mesmo do que como meio pra conseguir uma recompensa adiante.
    Picinin

    Eu parei de discutir aqui, vc não conhece sobre espiritismo, vc esta simplificando de maneira a ridicularizar a lei de causa e efeito mesmo.

    Eu de repente sou ignorante, não fiz primeira comunhão, mas até onde eu sei a igreja prega fazer o bem pra não ir pro inferno, alias quase tdo na igreja católica é pecado. Do seu ponto de vista isso é a mesma coisa, na igreja católica se prega o bem como purificação, pq já nascemos pecadores.

    Se vc fo conhecer a fundo o que é a doutrina espirita e principalmente entender o que é a lei de causa e efeito, que não tem absolutamente nada de castigo ou recompensa.

    Eu não estou tentando te convencer de que o espiritismo é melhor que catolicismo, como eu disse cada religião atende audiências diferentes.

    Mas vc deveria saber o minimo de espiritismo pra poder emitir opinião. Pq claramente vc não conhece mta coisa de espiritismo.

    E não sei pq tb essa mania de se apegar a esses detalhes irrelevantes. De ficar batendo na tecla de espiritismo não é religião, ok se isso te satisfaz, não é religião, isso não muda em nada o que isso representa e o que ela faz.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #462
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Não acho que ele tenha falado besteira Cézar. A maioria dos ateus que conheço tem essa postura que ele descreveu, meio que chamando de idiota quem tem alguma crença. São poucos os que são como vc que, apesar de ateu, respeita a religiosidade de cada um.
    O que eu to vendo no tópico é o contrário, vários ateus dando argumentos muito bem construídos e sabendo muito bem diferenciar a área em que a ciência trabalha e a área em que a religião trabalha e enquanto isso alguns religiosos repetindo as mesmas as mesmas coisas já debatidas nesse tópico e em outros e dizendo coisas como; o método científico é falho, no futuro todos conheceram a "verdade", quem não acreditar vai ver no juízo final, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #463
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Eu endosso o que o PICININ falou no penúltimo post dele...

    Só acrescento que fica dificil ir além da discussão sem uma certa angústia de ver que a cada ponto que se refuta abrem-se 10 outros pontos e a resposta que se deu parece que nem foi escrita... Ignora-se tudo em absoluto e passa-se a nova afirmação ou indagação... isso vira um peso para quem quer discutir de forma séria


    Que crescimento intelectual (eu usei esse termo, na falta de um mais adequado) a igreja católica proporciona?
    Irineu... a tradição filosófica do ocidente foi quase toda salva do esquecimento a partir da queda do império romano pela intervenção da igreja católica... e na história dessa igreja tem uns carinhas que simplesmente contribuiram sobremaneira fazendo filosofia (veja bem: FAZENDO FILOSOFIA...). Teve outros que fizeram ciência de forma compentente, mas isso não quer dizer que foi a religião que fez ciência por meio do religioso.

    Edit: Irineu, não é so porque o espirita ou a maioria diz acreditar em Cristo que o espiritismo passe a ter cunho cristão... Se você disser que o espirita é cristão "a moda deles" eu vou concordar porque nao tenho como refutar... mas dizer que espiritismo esta de acordo com o cristianismo tradicional, isso nem de perto tem pertinencia.
    Po obv tdo foi morto quando só sobrou o catolicismo, eles salvaram o que era importante pra eles o resto fogueira. Sem contar o que nego incorporou como sendo da igreja católica e como transformaram o paganismo em algo do "diabo"

    Não vamos entrar no mérito do atraso que a igreja proporcionou né?

    Sério, eu não vou endemonizar a igreja, como eu disse reconheço algum valor, mas querer defender igreja católica pra mim não da. Claramente a gente tem opiniões totalmente diferentes, não tem como debater.

    E não é um espirita ou a maioria que acredita em jesus. Como eu disse o livro sagrado do espiritismo, é baseado em jesus. A principal figura mistica do espiritismo é Jesus.

    O espirita não é cristão a moda deles, arriscaria dizer que considerando a figura do jesus biblico, a média espirita é way ahead da média católica. Mas é uma opinião minha, não to dizendo que é verdade.

    Mas se pra vc é importante destacar o espiritismo das religiões cristãs, fica a vontade, como eu disse pro picinin isso não muda o papel.

    Pqp, lol vcs tão me fazendo defender o espiritismo, que faaasee hahahaha.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #464
    Expert Avatar de Bellebone
    Data de Ingresso
    05/04/10
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    4.354
    Só dei 1 lida por cima... mas vale lembrar que não existe uma "igreja espirita" e sim um centro.
    2º- O espiritismo não é uma religião. Um católico, judeu, muçulmano, etc. Podem ser espiritas.. É considerado uma doutrina

    Pra quem quizer entender mais sobre a doutrina espirita, recomendo essas leituras:
    - O livros dos Espiritos
    - O livro dos Mediuns

    Esses são os dois que eu li, gostei muito do livro do espiritos, porque é um livro de "perguntas e respostas".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #465
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Putz não entrei na net ontem, e o tópico andou a beça. Vou responder isso aqui só pq foi perguntado, mas não tem muito haver com o que está sendo discutido agora.

    Citação Postado originalmente por $argento.com Ver Post
    Só vi esse post agora... Engraçado como sempre as pessoas citam argumentos históricos totalmente contrários a lógica religiosa como se fossem a favor da mesma. A condenção de Galileu, pela igreja, por suas idéias novas é um dos mais usados, mas esse aí tb aparece bastante.
    Eu não entendi a relação com a condenação de galileu...
    Basicamente é o mesmo argumento que o cara usou ali sobre o magnetismo já ter sido considerado "coisa do demônio".

    Querer validar uma suposição esotérica não comprovada, dizendo que no passado pessoas que surgiram com idéias novas foram criticadas/condenadas, mas depois suas idéias se tornaram lugar comum na ciência.

    Tem duas falhas grandes nesse argumento. Primeiro tenta implicar que toda suposição um dia vai ser comprovada quando a ciência evoluir, o que é pura adivinhação, e segundo ignora o fato de que nos exemplos citados tratava-se de cientistas trabalhando e tentando demonstrar através do método que as supertições/suposições estavam enganadas e não o oposto.

    Na minha cabeça é bem óbvia a relação, mas se eu não estiver sendo claro tento explicar melhor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #466
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Irineu, sobre o atraso que a Igreja proporcionou, deixa eu resumir com uma indicação de leitura. Thomas E. Woods Jr - Como A Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental.pdf - 4shared.com - document sharing - download

    sobre espiritismo ser cristão eu já escrevi no inicio desse tópico... enfim, fica impossivel para mim afirmar again que quem acredita que o espírito evolui a cada reencarnação não pode ser cristão tradicional, pois na profissão de fé cristã, Cristo é a redenção definitiva.
    Última edição por $argento.com; 02-06-2011 às 21:09.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #467
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Bombado,

    Sempre achei vc meio doido e crédulo demais em tópicos passados, mas li agora e curti seus últimos posts nesse tópico. Em muitos pontos vc pareceu um amigo próximo meu que vez ou outra discute essas coisas comigo.

    Entendo que vc pense bem diferente de mim e de outros aqui e dificilmente vai ser um cara cético um dia, visto que fé é uma coisa que vc tem até sobrando, mas acho que vc devia abrir um pouco o range de informações que vc busca. Vc falou aí que vive imerso apenas em estudo de material espírita tem 13 anos, e nem precisava ter falado, tem muita informação tendenciosa/errada na sua cabeça principalmente quando vc sai do escopo da sua religião e tenta falar sobre ciência.

    Claro todo mundo peca um pouco nesse aspecto, eu já li muito sobre espiritismo, teologia, etc alguns anos atrás, mas hoje como não acredito mais em quase nada dessas coisas não abro nenhum livro religioso pra ler, simplesmente por falta de paciência. Mas sei lá, acho que se informar um pouco sobre o outro lado das coisas ia dar uma balanceada na sua forma de entender o mundo e ajudaria vc a soar mais sóbrio e pé no chão ao defender sua religião e seus pontos de vista.

    Lógico vc não tem que seguir nenhum conselho meu, mesmo pq não sou nenhum exemplo de sabedoria. Só tô te dando uma opinião sincera.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #468
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por flush79 Ver Post
    Ekakil, ateu quer saber é dos fenômenos, pra poder jogar na cara que a ciência não os comporta. A visão típica do ateu sobre religião é mais estreita do que a do mais fanático religioso, porque o ateu simplesmente ignora a característica mais importante que a religião tem para os crentes: reconforto.

    A maioria dos crentes não dá a mínima se a hóstia é, de fato, o sangue e o corpo de Cristo, ou se isso a ciência consegue provar ou não: ele quer tomar a hóstia, sentir-se bem, estar com a consciência tranquila e começar bem a semana.

    Reduz-se a religião a algo que nunca foi o principal motivo de sua existência: a fenomenologia, e perde-se o que ela tem de melhor: a capacidade de conduzir as pessoas a um estado melhor do que aquele em que estavam antes meramente por meio do exercício de algum tipo de fé.
    Não fala besteira. Sou ateu e vejo grande valor nas religiões, desde que sejam utilizadas para o "bem". Não vejo nada de errado em você ter fé, não vejo nada de errado em você buscar um conforto com as respostas que a religião da para a pré-vida e a pós-vida, aliás conheço muita gente que desmoronaria se perdesse a fé, e acho a religião importantíssima na vida dessas pessoas.

    As unica questão sobre religião que eu discuto é sobre o escopo dela. Não existe necessidade (e nem deve existir) de você embasar sua religião com ciência pq são duas coisas que estudam dois campos diferentes. Eu só defendo a velha máxima; cada macaco no seu galho.
    Não acho que ele tenha falado besteira Cézar. A maioria dos ateus que conheço tem essa postura que ele descreveu, meio que chamando de idiota quem tem alguma crença. São poucos os que são como vc que, apesar de ateu, respeita a religiosidade de cada um.
    Atesísmo é uma postura existêncial válida e respeitável. Além de que tem ateus que compreendem e escrevem sobre religião melhor que muitos religiosos (Bart Ehrman, por exemplo).

    Acho que a crítica se direcional melhor aos Neo Ateus... que estão na mesma categoria de fanatismo que o Cristão fanáticos et all. Fundamentalista a-religiosos... verdadeiros militantes, os Neo ateus querem avacalhar o debate, achincalhar os crentes.

    Quer ler bons e sérios Ateus, leia Quentin Smith, Leia MArcelo Greisler (pelo menos até onde eu o li foi de boa a pontuãção teorica dele). Quer ler discussão com fundo religioso de qualidade, Lei Willian Lane Craig, Alvin PLatinga, Dinesh D'souza... essa disputa intelectual no nivel deses caras vale a pena e tem nada a ver com essa pilheria ligeira, tosca que se da entre fundamentalistas religiosos e neo ateus.
    Última edição por $argento.com; 02-06-2011 às 21:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #469
    Expert Avatar de Planets
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    2.642
    Tava dando uma olhada em uns audiobooks e achei esses audiobooks sobre espiritismo, quem curtir tai(não sei se pode o link, se não puder favor retirar moderação):
    4shared - My 4shared - shared folder - free file sharing and storage
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #470
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu acho que a doutrina cristã oferece muito mais crescimento "espiritual" ao pregar fazer o bem como um fim em si mesmo do que como meio pra conseguir uma recompensa adiante.
    Picinin

    Eu parei de discutir aqui, vc não conhece sobre espiritismo, vc esta simplificando de maneira a ridicularizar a lei de causa e efeito mesmo.[1]

    Eu de repente sou ignorante, não fiz primeira comunhão, mas até onde eu sei a igreja prega fazer o bem pra não ir pro inferno, alias quase tdo na igreja católica é pecado[2]. Do seu ponto de vista isso é a mesma coisa, na igreja católica se prega o bem como purificação, pq já nascemos pecadores.

    Se vc fo conhecer a fundo o que é a doutrina espirita e principalmente entender o que é a lei de causa e efeito, que não tem absolutamente nada de castigo ou recompensa.[3]

    Eu não estou tentando te convencer de que o espiritismo é melhor que catolicismo, como eu disse cada religião atende audiências diferentes. 4

    Mas vc deveria saber o minimo de espiritismo pra poder emitir opinião. Pq claramente vc não conhece mta coisa de espiritismo.

    E não sei pq tb essa mania de se apegar a esses detalhes irrelevantes. De ficar batendo na tecla de espiritismo não é religião, ok se isso te satisfaz, não é religião, isso não muda em nada o que isso representa e o que ela faz.5
    Irineu,

    1. Não tô ridicularizando nada, tô mostrando um aspecto do espiritismo com o qual eu não concordo e apontando o porquê. A Lei da Causa e Efeito é parte - e uma parte importante - da doutrina espírita

    2 . Mais uma vez você confunde Igreja Católica Apostólica Romana com cristianismo.

    3. Não mesmo? Então me diz aí, por quê? Ela não propõe exatamente que seus atos morais vão ter consequências nas suas próximas encarnações, tal qual os atos físicos geram consequências determinadas e possíveis de prever?

    4. Eu sou ateu, não tenho nenhum tipo de sentimento em favor do cristianismo, só acho o espiritismo incoerente do ponto de vista filosófico e teológico.

    5. Sem querer ser arrogante e já sendo, me parece que você tá meio perdido na conversa. Você responde aos meus posts contra-argumentando coisas que eu não disse.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 47 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 37454647484957 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados